Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

14 de dezembro de 2016

A Bíblia Não Diz Que os Israelitas Comeram Apenas Maná e Codornizes no Deserto

Imagem relacionada


Pensa-se, algumas vezes, que os filhos de Israel comeram SOMENTE MANÁ durante os 40 anos que passaram no deserto. Um estudo dos livros que cobrem este período - Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - contudo, mostrará cla­ramente que eles se alimentaram de outros tipos de comida durante a sua peregrinação.

Em Êxodo 16:35, lemos:
"E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entra­ram em terra habitada. comeram maná até que che­garam aos termos da terra de Canaã."
Isto, porém, não implica necessariamente que os israelitas foram alimentados exclusivamente de maná. Eles tinham rebanhos numerosos que lhes davam leite, queijo e, é claro, um suprimento limi­tado de carne. De tempos em tempos eles tinham que matar animais para comerem, uma vez que quarenta anos de vida é muita coisa para diversos animais de rebanho. Tinha que haver renovação.

Eles começaram a receber o maná pouco depois de saírem do Egito. Mesmo assim, no pri­meiro mês do segundo ano depois da saída do Egi­to, eles celebraram a Páscoa, comendo cordeiro, pães asmos e ervas amargas (Números 9).

Sabemos também que, enquanto passavam por algumas terras, tais como a terra de Esaú, Seir, eles foram instruídos assim:
"Comprareis deles, por dinheiro, COMI­DA para comerdes ..." (Deuteronômio 2:6).
Se o maná fosse a única comida que eles tinham que comer, estas instruções a respeito da compra de co­mida estariam completamente fora de lugar!

Vemos a repetição disto em Deuteronômio 2:26-29:
"Então, mandei mensageiros desde o deser­to de Quedemote a Siom, rei de Hesbom, com palavras de paz, dizendo: Deixa-me passar pela tua terra. somente pela estrada irei, não me desviarei para direita nem para esquerda. A COMIDA QUE EU COMA vender-me-ás por dinheiro e dar-me­ por dinheiro a água que beba.

Tão-somente deixa-me passar a pé, COMO FIZERAM comigo os filhos de Esaú que habitam em Seir e OS MOABITAS que habitam em Ar. até que eu passe o Jordão, à terra que o Senhor nos­so Deus nos há de dar."
A tradução King James tem uma surpresa este texto, pois diz:
"Tu me venderás CARNE por dinheiro, para que eu coma." (Deuteronômio 2:28).
Por que estas compras de comida, se a dieta eles era puramente maná? Não tem sentido. Vemos a confirmação quando Moisés diz que os filhos de Esaú e os moabitas venderam comida para eles conforme vimos no texto acima.

É verdade que, em certa ocasião, eles se queixaram de ter apenas maná. Lemos isto em Núme­ros 11:6:
"Mas agora a nossa alma se seca. Coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos."
Porém, quão válida era esta queixa? Era absolutamente verdade que eles nada tinham para comer a não ser o maná, ou eles estavam se quei­xando de não terem, na peregrinação, certos alimentos e temperos típicos do Egito? Deus lhes deu co­dornizes a comer nesta ocasião, mas ficou muito aborrecido com eles.


A Bíblia menciona o fato dos espias terem trazido de Canaã um tão enorme cacho de uvas, que ­foram necessários dois homens para carregá-los, como também trouxeram romãs e figos. Por acaso eles não comeram tais frutos? (Números 13:23).

Além do mais, a região através da qual fize­ram 41 acampamentos durante os 40 anos de pere­grinação abrigava vários OÁSIS, onde provavelmen­te cresciam tamareiras e outras fruteiras naturais.

Durante 40 anos, Deus supriu os israelitas com maná, que era seu pão, seu alimento básico, mas não existem razões para pensarmos que esta foi a única ali­mentação que tiveram durante todo aquele tempo.
 

O que a Bíblia NÃO DIZ
...mas muitos pregadores e mestres dizem!
Paulo de Aragão Lins
 
http://desafioscristao.blogspot.com.br/2011/06/biblia-nao-diz-que-os-israelitas.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário