Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

19 de novembro de 2016

Quem escreveu os Dez Mandamentos: Deus ou Moisés?


Resultado de imagem para Quem escreveu os Dez Mandamentos: Deus ou Moisés?



Os Dez Mandamentos foram escritos duas vezes, porque da primeira vez Moisés irou-se ao ver o povo de Israel adorando o bezerro de ouro e quebrou as tábuas (Êxodo 32:19). Foram feitas outras em substituição às originais, que Moisés quebrou. Mas quem escreveu os Dez Mandamentos, tanto da primeira vez quanto da segunda: Deus ou Moisés?

Êxodo 24:12: Disse o Senhor a Moisés: “Suba o monte, venha até mim e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”. Êxodo 31:18: “Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Até aqui percebemos claramente que as primeiras tábuas com os Mandamentos foram escritas pelo próprio Deus. Estas primeiras tábuas foram quebradas por Moisés, pela raiva que teve ao ver o povo de Deus adorando o bezerro de ouro, conforme Êxodo 32:19: “Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.”

Vejamos agora quem escreveu as segundas tábuas com os Mandamentos:

Em Deuteronômio 10:1-4 diz: “Naquela ocasião o Senhor me ordenou: ‘Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba para encontrar-se comigo no monte. Faça também uma arca de madeira. Eu escreverei nas tábuas as palavras que estavam nas primeiras, que você quebrou, e você as colocará na arca’. Então fiz a arca de madeira de acácia, cortei duas tábuas de pedra como as primeiras e subi o monte com as duas tábuas nas mãos. O Senhor escreveu nelas o que tinha escrito anteriormente, os Dez Mandamentos que havia proclamado a vocês no monte, do meio do fogo, no dia em que estavam todos reunidos. O Senhor as entregou a mim.” Claramente percebemos que da segunda vez também foi Deus quem escreveu os Mandamentos.

O erro que alguns cometem é não saber interpretar Êxodo 34:27-28: “Disse o Senhor a Moisés: ‘Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel’. Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.”

Se foi Deus quem escreveu os Dez Mandamentos, tanto da primeira vez (Êxodo 24:12) quanto da segunda (Deuteronômio 10:2), como já vimos acima, o que Deus está mandando Moisés escrever em Êxodo 34:27-28? Os livros da Bíblia, o Pentateuco, é claro! Com relação à ordem que Deus deu a Moisés para escrever, não era uma referência às tábuas da lei, mas sim ao relato do que ocorreu, tal ordem resultou no Pentateuco. No versículo 27, Deus manda Moisés escrever “as palavras” da aliança, que são, além dos 10 Mandamentos, todos os estatutos e normas (ou leis e preceitos) dados por Deus e escritas por Moisés num livro, o Pentateuco (Deuteronômio 12:1; 26:16; 31:9-24). É o que vemos em Deuteronômio 4:13-14: “Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. Escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem. Naquela ocasião, o Senhor mandou-me ensinar a vocês decretos e leis para que vocês os cumprissem na terra da qual vão tomar posse.”


FONTE:
https://refutandooateismo.wordpress.com/2015/07/26/quem-escreveu-os-dez-mandamentos-deus-ou-moises/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário