Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

18 de agosto de 2016

O Principal Erro em Finanças




 
Por Austin Pryor


Uma abordagem que usamos ocasionalmente ao traçar as estratégias de minha organização, a Sound Mind Investing (SMI), é perguntar: “Qual é o principal erro financeiro que muitos cristãos cometem?” Nossa resposta: Eles ignoram os princípios bíblicos quando lidam com o seu dinheiro, seguindo, ao invés disso, conselhos de outras fontes.

Você acredita que quando usa como guia os princípios bíblicos protetores de Deus administra seu dinheiro com mais inteligência e prudência, ao mesmo tempo em que glorifica a Ele? Eu acredito, porque tenho vivido isto. Do início dos anos 1970 até meados da década de 1980 eu confiei basicamente em minhas habilidades inatas e meu intelecto para tomar decisões financeiras e para investir. Tive inúmeros sucessos, mas o número de meus fracassos foi maior.

Ao final da década de 1980, confrontei-me com minhas limitações e busquei os ensinamentos de meu amigo Larry Burkett, que havia se tornado a voz da liderança da comunidade evangélica sobre a importância dos seguidores de Jesus aplicarem princípios bíblicos para administrar suas finanças. Estar alinhado com os caminhos de Deus estabeleceu o fundamento para o sucesso financeiro futuro que eu experimentei e que continua a moldar o trabalho que realizamos na SMI.

Todos nós devemos aprender a estabelecer prioridades financeiras que honrem a Deus e apontem na direção da conquista dos objetivos dados por Ele. No que diz respeito a lidarmos com nossas finanças, conduzirmo-nos no trabalho ou sermos as pessoas que devemos ser em nossos lares, descobri que as coisas que valem a pena conhecer estão, antes de tudo, enraizadas na Palavra de Deus, a Bíblia. Como ela declara: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (II Timóteo 3:16). Deveríamos buscar primeiramente a sabedoria de Deus, e não a sabedoria convencional, para encontrar princípios práticos que nos guiem na tomada de decisões. Aqui estão alguns exemplos:

Nossa responsabilidade. Cada um de nós deve aceitar a responsabilidade pessoal para tomar decisões inteligentes e biblicamente consistentes. Não podemos esperar que outros tomem as decisões difíceis por nós. “O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel...” (I Coríntios 4:2).

Nossa liberdade financeira. O endividamento pode escravizar, portanto devemos evitá-lo tanto quanto possível. “Os ricos mandam nos pobres, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Provérbios 22:7).

Nosso equilíbrio. Manter o equilíbrio apropriado entre os gastos correntes e uma poupança de longo prazo requer sabedoria. “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.” (Provérbios 21:20).

Nossa tomada de decisões. Nós devemos ser consistentes e fazer uso de estratégias cuidadosamente pensadas e não fazer escolhas por impulso. “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” (Provérbios 21:5).

Nossos motivos. Devemos nos guardar da cobiça, não gastando energia em tentativas fúteis de obter o retorno mais alto possível. “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!” (Provérbios 23:4).

Quando “renovamos a nossa mente” com estes princípios orientadores, podemos aplicá-los nas decisões financeiras cotidianas que todos nós enfrentamos. Se os seguirmos consistentemente poderemos estar confiantes de tomar decisões sábias quanto a gastar, poupar e investir.



FONTE:

http://www.guiasjp.com/vida_crista/mana+da+segunda/o+principal+erro+em+financas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário