Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

8 de janeiro de 2016

A FALSA IDÉIA DE ESPIRITUALIDADE




 
Rodrigo Leandro Pinto


Geralmente, a visão que temos de um cristão espiritual é daquele que manifesta os dons espirituais (principalmente falar em línguas ou profetizar) , ou seja , que tem um "estereotipo" de pessoa "cheia do poder" e que fala diretamente com Deus.

O apóstolo Paulo se dirigindo a igreja de Corinto diz " a mensagem de Cristo está tão firme em vocês , que vocês não tem deixado de receber nenhum dom espiritual" (I Co 1.7) e, segunda essa visão Corinto seria uma "igreja espiritual". Mas, mais adiante a carta continua "Na verdade ,irmãos , eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que são espirituais. Tive de falar com vocês como se fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé. Tive de alimenta-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos porque vivem como se fossem pessoas deste mundo ( I Co 3.1-3). Logo podemos concluir que dons espirituais não são sinais de espiritualidade e que nossa visão está errada.

Como é então um cristão espiritual? O apóstolo nos dá uma amostra em I Co 13. O amor é a característica de um crente espiritual, os dons acabarão mas o amor permanecerá. O amor é o primeiro elemento do Fruto do Espírito (Gl. 5.22), e é só com o amor que conseguimos ter alegria , paz , longanimidade , benignidade , fé , mansidão e temperança. Quem ama não pratica as obras da carne , pois ama a Deus , ao próximo e a si mesmo.

Paulo diz que primeiro devemos buscar ter amor e depois ter os dons "...segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais" (I Co 14.1). Contudo um pouco antes deste texto ele faz uma ressalva:
"... Se esforcem para ter os melhores dons. Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e no céu, mas se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de profecia, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu nada seria ..." (I Co 12.31;13.1-3).
O caminho do amor para Paulo é aquele que um crente espiritual tem que trilhar, tanto que ele chega a dizer que as profecias e línguas acabarão pois são imperfeitos mas o amor permanecerá. Compara a questão ao amadurecimento do ser humano que pensa como criança quando é menino mas quando chega a idade adulta pensa com adulto. Ou seja, a medida que vamos crescendo na fé vamos crescendo no amor e deixando os dons pois eles são nos dado para aperfeiçoamento.

Por isso, a definição de um crente espiritual está em gálatas 5.16-26. Quem é espiritual não está debaixo da lei , e por isso ele não anda na carne , pois nele permeia a fé que opera pelo amor , ou seja, produz fruto (a começar pelo amor) .
 
 
FONTE:
http://www.teologiaclub.com/site/index.php?pagina=texto&id=34 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário