Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de agosto de 2015

UM RESUMO DO APOCALIPSE



Um terço da Bíblia Sagrada é apocalíptica, ou seja, um terço da Palavra de Deus é Palavra Profética. Desde Gênesis até Apocalipse a Bíblia aponta para os eventos finais e os acontecimentos que antecedem a eternidade, digamos assim. O livro de Apocalipse veio como um conteúdo final que seria revelado a humanidade para que ela pudesse entender ainda que parcialmente os eventos futuros. Neste artigo quero resumi-lo por capítulos, lembrando que este é o livro mais misterioso da Bíblia e é impossível entrar em muitos detalhes acerca das profecias contidas nele. Assim, quero escrever estas linhas, tentando simplificar ao máximo para que você possa despertar e começar a buscar seu próprio conhecimento acerca do maravilhoso conteúdo da palavra de Deus escrito neste livro. Aprendi com os anos ao ler as palavras de muitos pesquisadores que devemos interpretar este livro de maneira literal, sempre que possível e quando não, de maneira simbólica. Ex: quando a Bíblia diz que o dragão queria tragar o filho da mulher (Ap 12) é uma simbologia, pois não existe dragão, sabemos que o dragão é um símbolo de Satanás. No entanto, quando a Bíblia diz que quatro demônios serão soltos e destruirão um terço da população da terra (Ap 9), isto é literal e deve ser interpretado como tal. Vamos a um resumo deste impressionante livro que eu comecei a estudar há 10 anos e nunca mais consegui parar.

No capítulo primeiro, o apóstolo João, que teve uma morte diferente dos demais, estava na ilha penitenciária chamada Patmos por dar testemunho da Palavra de Deus. Ele foi deixado lá para morrer, porém Deus tinha um plano maravilhoso para com seu servo, ele seria o escritor do intrigante livro de Apocalipse. Jesus então se revelou para ele. Leia o texto sagrado: “... e virando-me vi sete castiçais de ouro, e no meio dos sete castiçais um semelhante ao filho do homem, vestido até os pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve e os olhos como chama de fogo; e os seus pés semelhante a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz como a de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saia uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra dizendo-me: Não temas; Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive; fui morto, mais eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1:12-18). Este seria um breve resumo do primeiro capítulo.

Nos capítulos de números 2 e 3, João recebe mensagens para sete igrejas localizadas na Ásia. Estas mensagens são para as igrejas ao longo dos séculos e estão resumidas em nosso artigo “As sete igrejas do Apocalipse”.

No capítulo 4, João é arrebatado e vê a glória e a coorte celestial. Entendemos que aqui João também simboliza a igreja que é arrebatada neste momento, tendo em vista o fato de que ela não é mais citada até o capítulo 19, quando vem com o Senhor Jesus em glória para resgatar Israel da besta e instaurar o milênio sobre aterra. Ao ser arrebatado João viu um grande trono e o que estava assentado sobre ele, na aparência semelhante à pedra de jaspe e de sardônica. Ao redor do trono havia vinte e quatro tronos menores com vinte e quatro anciãos com longas vestiduras brancas e coroas de ouro sobre as cabeças. Também viu sete lâmpadas que ardem que são os sete espíritos de Deus enviados para toda a terra. Também viu quatro animais estranhos com olhos por diante e por traz e o primeiro tinha a semelhança de um leão. O segundo tinha semelhança de bezerro e o terceiro tinha o rosto de homem. O quarto animal era semelhante a uma águia voando. É importante observar aqui que todos os seres que formam a coorte celestial adoram ao que está assentado sobre o trono, pois o cordeiro ainda não entrou em cena.

No quinto capítulo o cordeiro vai entrar em cena e eu entendo que este é um dos momentos mais especiais do Apocalipse e que poucos entendem. Neste capítulo João viu um livro selado que está a destra do que está assentado sobre o trono ( o Deus Pai ). João começa a chorar porque ninguém é digno de tomar o livro em suas mãos para desata-lo e nem mesmo de olhar para ele. É importante frisar que o livro contém os acontecimentos futuros sem os quais seria impossível revelar estes segredos para a humanidade. No momento em que João chora, um dos anciãos citados no capítulo anterior se aproxima dele e diz: Olhe, não chores, eis que surge no cenário o Leão da Tribo de Judá, Ele e somente Ele é digno de desatar o livro selado que está à destra de Deus. Neste momento todas as criaturas começam a adorar ao cordeiro e João vê milhões de milhões de milhares de milhares de anjos que cercam o grande trono e começam a adorar ao cordeiro que morreu e com seu sangue comprou muitas almas de muitas raças, tribos, nações e línguas e os fez reis e sacerdotes e eles reinarão para toda a eternidade com o Senhor Deus.

No sexto capítulo o cordeiro abre o primeiro selo e surge o anticristo sobre a terra. É importante observar que isto tudo foi visto por João e são eventos que ainda vão acontecer, ou seja, o cordeiro está prestes a abrir os selos e quem surge no primeiro selo é exatamente a besta que começa o seu reinado de sete anos sobre a terra. É neste momento que começa a tribulação e esta se estende até o capítulo 19. No sexto capítulo o cordeiro abre o livro até o sétimo selo.

O sétimo capítulo é marcado pela revelação de quarenta e quatro mil judeus que serão levantados durante a tribulação, 12 mil de cada uma das doze tribos de Israel e a maioria dos pesquisadores concorda que estes são escolhidos para uma grande obra missionária durante os dias da tribulação para levar a palavra a todos os povos que ainda não tiverem sido alcançados e então virá o fim desta era com a volta gloriosa de Jesus para a instauração do milênio. Ainda neste capítulo vemos uma grande multidão que foi resgatada durante a grande tribulação e se encontra diante do trono.

No oitavo capítulo vemos o cordeiro abrindo o sétimo selo e surgindo então sete anjos com suas trombetas. A cada toque das trombetas uma etapa do terrível juízo do Apocalipse acontecerá sobre a terra. Serão juízos terríveis que a terra vai amargar como consequência da sua rebelião ao Deus do céu que fez todas as coisas.

No capítulo de número 9 vemos duas trombetas com seus juízos terríveis sobre os homens que estarão habitando na terra naquela época. A quinta trombeta é uma ascensão de demônios que irão causar dor e sofrimento, um grande tormento para os que habitam sobre a terra e não tem na testa o sinal de Deus. O tormento será tão grande que os homens procurarão a morte e a morte fugirá deles. Na sexta trombeta um juízo catastrófico de dimensões nunca vista acontecerá. Quatro demônios que estão presos no grande rio Eufrates serão soltos para realizarem seu juízo. Eles possuem 200 milhões de demônios e uma terça parte da humanidade será morta em uma mesma hora. Imagine as dimensões desta catástrofe. A Bíblia diz que ano, mês, dia e hora já estão determinados para este juízo bem como os demais, pois o grande Deus criador está no comando de todos os acontecimentos e sua palavra tem que se cumprir.

No décimo capítulo vemos um curioso “livrinho”. João ouve trovões e vozes e quando ia escrever sobre o que ouviu, recebeu uma ordem para não escrever estas palavras e eu entendo que apesar de todo o mistério que envolve o Apocalipse, ainda acontecerão muitas coisas que não foram escritas. É muito mistério mesmo e tenho dito por onde tenho passado: Não saiam por aí pregando o Apocalipse fora do tempo e da direção de Deus para não causarem mais confusão ainda dentro das igrejas do que já temos hoje em dia.

No capítulo de número 11, vemos as duas testemunhas. Muita polêmica existe acerca de quem serão as duas testemunhas. Alguns dizem que são a Palavra e a Igreja. Eu entendo que serão dois homens, dois profetas muito especiais que serão usados de forma sobrenatural pelo Senhor Deus para pregar aos que estarão na terra sobre a salvação em Jesus. Ele serão mortos mas não serão sepultados e depois de três dias e meio ressuscitarão e subirão aos céus, diante dos olhos estarrecidos de uma humanidade incrédula. Antes de serem mortos, porém, eles terão todo o seu ministério cumprido, pois nada pode Satanás fazer com um servo de Deus sem a permissão do Senhor.

O capítulo 12 é sem dúvida um dos mais interessantes do livro e merece um estudo especial. João viu uma mulher prestes a dar a luz a um filho e um dragão esperando para traga-lhe o mesmo. Sabemos que a mulher é a nação de Israel, o filho é o Senhor Jesus e o dragão é Satanás. No versículo 5, a Bíblia diz que a mulher deu a luz ao seu filho e este foi arrebatado para o céu e para o seu trono. No versículo 4 diz que o dragão levou após sua cauda um terço das estrelas do céu. É claro que se trata da expulsão de Satanás trazendo consigo uma terça parte dos anjos que hoje são os demônios que a serviço de seu senhor atormentam a humanidade e causam todos estes males que temos visto por aí. O versículo 6 diz que a mulher fugiu para o deserto onde foi alimentada por três a nos e meio sendo esta uma clara referencia à perseguição que o anticristo vai fazer sobre Israel durante a tribulação. Em seguida o dragão é lançado por terra e quando ele percebe isto vai perseguir severamente a mulher durante três anos e meio, mas a mulher consegue escapar apesar de todo o esforço do dragão. Entendemos que apesar de toda a perseguição uma terça parte do povo judeu vai ser poupado, pois estes são os que povoarão o milênio juntamente com aqueles que serão poupados porque ajudaram a mulher em sua ferrenha perseguição. Este é um capítulo maravilhoso em que o Espírito de Deus passeia por séculos, milênios através da historia da humanidade e precisamos estar em espírito para entendermos.

No capítulo 13 vemos a ascensão da besta e do falso profeta com suas características cheias de simbologias, mas também com um conteúdo bastante literal como a implantação da marca da besta que será exigida durante a tribulação. Quem não aceita-la será morto e quem aceita-la passará a eternidade no lago de fogo e de tormento. Meu Deus!

O capítulo 14 mostra o Cordeiro junto com seus 144.000 especialmente selecionados e há algo neste capítulo que eu acho importante comentar. Durante o período da igreja, anjos quiseram pregar o evangelho, porém não lhes foi permitido, pois esta era a função dos servos de Deus. Durante a tribulação, no entanto anjos pregarão o evangelho para os que estiverem habitando na terra, uma vez que a igreja não estará mais aqui, pois estará glorificada com o Senhor. Leia os versículos 6 e 7.

No capítulo 15 surgem os anjos com as taças cheias da ira de Deus a ser derramada sobre aterra. São os últimos anjos com os últimos sete eventos do grande juízo do Deus todo poderoso.

No capítulo 16 vemos a s sete taças sendo especificadas, ou seja, o que acontecerá quando cada uma delas for derramada sobre a terra. Atenção especial eu quero dar a sexta taça da ira de Deus que quando for derramada acontecerá o Armagedom. Neste evento as nações se congregarão sob a liderança da besta para destruir o pequenino Israel e é exatamente neste momento que o Senhor vem com sua igreja glorificada para resgatar Israel e implantar o milênio sobre a terra.

O capítulo 17 é designado à prostituta que surge no cenário confortavelmente assentada sobre a besta de cor escarlate. Trata-se da igreja ecumênica que está sendo preparada sobre a terra para entrar na tribulação juntamente com a besta. Não temos dúvidas acerca dessa realidade e eu quero observar que a prostituta será destruída pela própria besta que a projetou no cenário apocalíptico. Em minha opinião, este é o destino de todo o crente que não se preparar para o arrebatamento, pois ele ficará na terra e estará então sob a forte operação do erro que Deus vai permitir para que sejam enganados e julgados aqueles que não amaram a verdade para serem salvos.

No capítulo 18 vemos a queda de Babilônia e eu vejo aqui com clareza este sistema ímpio mantido, sustentado e fomentado por Satanás caindo completamente por terra diante da gloriosa vinda do Senhor Jesus para reinar na terra por 1000 anos e também por toda a eternidade.

Chegamos ao glorioso capítulo 19. Porque digo “glorioso”? Porque é no capítulo 19 que o Senhor Jesus monta em seu cavalo branco para vir desfazer este sistema e resgatar Israel do anticristo em Armagedom. Eu vejo também algo maravilhoso que é a sua igreja que foi arrebatada 7 anos antes e foi glorificada agora assentada em seus cavalos brancos vindo de forma gloriosa juntamente o seu Senhor para a sua grande glória. Jesus então virá não mais humilde para ser morto, mas agora sim Ele virá glorioso para reinar e sua igreja glorificada reinará com ele. É mesmo muito maravilhoso tudo isto e eu quero estar lá com o meu Senhor. E você?

No capítulo 20 vemos o milênio de paz que é mencionado em toda a Bíblia, mas aqui neste capítulo é definido em termos de duração. Serão 1000 anos de paz sobre a terra e os profetas falaram muito deste tempo em que o Senhor Jesus reinará sobre toda a terra a partir de seu templo milenial em Jerusalém. Também vemos neste capítulo o terrível juízo final. Todos ressuscitarão para o grande julgamento e serão abertos os livros e também o livro da vida e todo aquele que não tiver o seu nome escrito no livro da vida será lançado no grande lago de fogo e enxofre para toda a eternidade. Meu Deus.

Chegamos ao penúltimo capítulo. No capítulo 21 vemos o estado perfeito e eterno. João viu novo céu e nova terra porque já o primeiro céu e a primeira terra já passaram e o mar já não existe. João também viu a Nova Jerusalém com sua gloria a suas dimensões gigantescas. Uma cidade em cubo, ou seja, altura, largura e comprimento são iguais e medem nada menos do que aproximadamente 2.600 Km. Imagine você morando em sua mansão celestial em uma cidade que tem 2.600 km de altura. É muito além do que podemos imaginar e os pobres homens se gloriam de seus feitos como o Burj Dubai, nos Emirados Árabes com seus aproximados 800 metros de altura... Eu tenho algo muito maior me esperando e é para lá que eu quero ir, a qualquer preço. Amém!

Finalmente chegamos ao último capítulo deste maravilhoso livro da Bíblia Sagrada. O capítulo 22 é constituído basicamente de admoestações finais e Jesus encerra a Sua Palavra com o seguinte texto: “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém! Ora vem Senhor Jesus! A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amem!”

Daqui para frente não foi revelado, mas eu quero estar para toda a eternidade com o meu Senhor, conforme Ele me promete na Sua Palavra. Se não puder ver a você aqui nesta terra, querido amigo, gostaria muito de vê-lo na eternidade. Se esforce e busque a Deus enquanto se pode achar. A Paz do Senhor Jesus Cristo. Amém!



FONTE:
http://maurodebiasi.com.br/artigos_um_resumo_do_apocalipse.htm 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário