Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

24 de agosto de 2015

A origem do mal



Estamos sempre fazendo e nos perguntando, como surgiu ou qual é a origem do Pecado? Se Deus criou todas as coisas teria Ele também criado o Pecado, criado o mal? Se Deus sabia que o homem iria cair Por que então o criou assim mesmo e por que o deixou cair, Quem criou o mal ou qual a sua origem? Essas são algumas das indagações que fazemos a nós mesmo, e não temos respostas.

   1. Considerações sobre o pecado:

1.1.       O que é o pecado?
O pecado é Transgressão, rejeição, desobediência, incredulidade etc. O pecado é a ação deliberada e consciente da criatura contra a lei de Deus, contra o seu Criador e a sua natureza, pecado é a perca do alvo, é a separação contra Deus é a alienação da humanidade decaída a Deus.

1.2.      O que é iniquidade?
Os termos iniquidade e pecado são sinônimos, não há diferença na terminologia desses dois termos, porém esse termo mais tarde passou a  ser definido pela igreja como o pecado cometido pelo crente (1 jo 1.7; 5. 17; Sl 103.3a) É por isso que o apóstolo João diz que aqueles que são nascidos de Deus não peca ou seja não vivem mais na pratica do pecado ( 1Jo 3.4)
Porque ele mesmo tinha dito antes que é impossível que o homem não peque, ou seja, cometa iniquidade mais que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado (1 Jo 1.7). E não só ele, o Salmista diz que se o Senhor não nos tratasse segundo as nossas iniquidades ( falhas, faltas e pecados involuntários que cometemos), porque se isso acontecesse a muito tempo nós já teríamos sidos consumidor ( Sl 103. 10, 13, 14; Sl 130-3). Já parou pra imaginar se o Senhor derramasse juízo todas as vezes que nós erramos, seríamos sucumbidos como Sodoma, seriamos semelhantes à Gomorra.

Obs. Não estou com isso querendo dizer que o Senhor compactua com os nossos pecados, em hipótese alguma Ele faz isso; e esse provavelmente foi o erro da Igreja na época do apóstolo João, que começaram a usar o termo iniquidade como algo menor que pecado, foi por isso que Ele teve que afirmar para Igreja na época que “Iniquidade É Pecado”. Por outro lado havia na igreja aqueles que achavam o seguinte “se pecou esta morto já era”, e ainda tinha aqueles que se diziam sem pecado, “eu não peco”. O Apóstolo com a sabedoria que lhe foi dada resolveu essa questão, na carta que escreveu.

   1.3 Definições sobre o pecado:
Uma coisa que devemos considerar sobre o pecado é que ele pode ser tanto coletivo como individual, é o que, se define como pecado universal ou pecado original, que é um estado de separação em a humanidade se encontra em relação a Deus.

Definições Simples sobre o pecado:

A. O pecado é transgressão contra Deus (Hb 2.2. Rm 2. 23)
B. O pecado é desamor, impiedade falta de devoção (Rm 1.18; Tt. 2. 14)
C. O pecado é: Desobediência, rebeldia contra de Deus
(Rm 5. 19; Hb 2.2)
D. O pecado é injustiça, iniquidade, desordem (Rm 2.8; 1Jo 5.17, Rm 1.18)

1.4. Todo pecado é antes de tudo contra Deus:
Se avaliarmos as definições sobre o pecado, ainda que uma pessoa erre, peque contra a seu próximo. Todo pecado é primeiramente contra Deus e também contra o próximo ou contra a se mesmo.

Obs. Outra coisa que o apóstolo João deixou claro em sua carta, é essa relação direta do pecado contra o homem e do pecado contra Deus, nos dando a entender que todo pecado contra o próximo e desamor contra Deus. Em outras palavras ele diz o seguinte: Se você ama a Deus e o conhece não deve aborrecer o seu irmão, se você faz isso é por que não o conhece e não o ama; em cada capítulo de sua carta ele aborda isso.
Geralmente quando erramos infligirmos os dois principais mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a se mesmo. Vejamos em alguns casos em que esta duas situações são claras

A.    O caso de Paulo:
O mesmo pensava que perseguia homens e mulheres que faziam parte de uma seita anticristã (A seita dos nazarenos), mais quando ele estava indo a caminho de Damasco Jesus lhe disse no momento da sua conversão que era a Ele quem Paulo perseguia (At. 9:4)

B.   O caso do filho pródigo:
Que no momento que se arrependeu de todo mal que tinha feito,  quando foi pedir perdão ao seu pai, disse-lhe que tinha pecado contra os céus e contra ele. (Lc 15.18-21).

C.    O caso do Povo de Isabel:
Que quando se arrependeram do mau que tinham feito a Moises se rebelando contra ele, confirmaram que tinham pecado contra ele mais primeiramente contra Deus (Nm 21.7)

D.   O fato que ocorrerá no dia do Senhor.
Quando Jesus vier em Glória no final da Grande Tribulação, e todos os santos e Anjos com Ele; Se assentará no Trono da sua Glória  para julgar as nações Ele lançara fora aqueles que não ajudaram os pequeninos, e dirá  que foi contra Ele que aqueles homens fizeram aquilo. (Mt 25:32-46)

2.  Qual a origem do pecado.

2.1. O pecado pode ter tido a sua origem em Deus?
 O pecado não teve a sua origem em Deus porque o Senhor é perfeito, sendo impossível que ele peque, ou faça alguém pecar (1 Pe 1.16; 1 Jo 1.5), pense sempre isso.
Deus não colocou a arvore da ciência do bem e do mal pra tentar o homem ou para que ele caísse, porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. (Tg 1.13)
Deus é santo e olha o pecado com ira e justiça. (Rm 1.18, Hb 10.31; 12.29).

2.2. O pecado teve sua origem no homem?
O pecado também não teve sua origem no coração do homem, visto que ele era perfeito, porque foi criada a imagem e semelhança de Deus (Ec. 7: 29; Gn 1: 27). Quando Adão e Eva foram criados, o mal já não existia no universo.

2.3. O pecado foi criado por Alguém?
O pecado não foi criado por que ele não é uma coisa palpável ou animado,  e muito menos é um agente, por outro lado nós sabemos que  só Deus tem o poder de criar e nós já vimos que Deus não criou o pecado

 O pecado foi praticado pela primeira vez no céu, no mundo angelical. O pecado teve sua origem no coração de Lúcifer ( Jo 8.44) (1Jo 3.8), que era Um querubim ungido, perfeito, o aferidor de medida (Ez. 18: 12-17; Is 14.13-16).
Quando o mesmo fascinado por sua beleza e gloria, se ensoberbeceu, e em seu coração ele resolveu, decidiu que seria igual ao Senhor, se rebelando contra o Altíssimo (Is. 14: 13, 4)
Assim se “originou” o pecado, um mau pensamento, um mal intento, um mau desejo, uma má vontade que nasceu no coração de um dos seres criados por Deus, Lúcifer, e foi colocado em prática (Ez. 28: 15, 16)

3. Como o pecado entrou no mundo?
O Pecado entrou no mundo através do homem, “Adão” e passou a todos os homens por isso todos pecaram e destituídos estão na gloria de Deus, trazendo consequências desastrosas.

3.1.  As consequências causadas pelo pecado:
São muitas as consequências maléficas ocasionadas  pelo pecado, os prejuízos são tantos que não da para mencionar todos eles, mas veremos alguns deles.

3.1.1. A morte
O pecado fez com que a morte entrasse no mundo (Rm 5. 12) a morte significa separação espiritual em relação a Deus, ou física entre a alma e o corpo, a bíblia fala  da morte em vários sentido mais sempre aparecem o sentido principal após o pecado o

·        “Morte espiritual”-  O espírito esta morto é o afastamento de Deus (Ef 2:1; Mt 8:22)
·        “Morte Fisica”- quando a alma e o espírito dormem e se separam do corpo  ( Gn. 3:19, Tg 2: 26)
·        “Segunda morte”- que é a morte eterna, condenação eterna, uma eterna separação de Deus (Ap. 2:11, 20. 6; Rm 6:23)

3.1.2. O afastamento de Deus
O pecado interrompeu a comunicação de Deus com o homem criou uma barreira entre ambos (Is. 59.2; Pv. 15. 29, Jr 5.25)

3.1.3. Transferência de filiação:
O homem que antes foi criado a imagem e semelhança de Deus, e andava com Deus,  e tinha comunhão com Ele e por isso era chamado filho de Deus (Gn. 5.6. 2a) com o passar do tempo com a pratica constante do pecado, e com a semelhança em atitude do diabo se tornou filho do diabo (Jo 8: 44 1 Jo3: 10)

3.4.1.  A escravidão
O homem que foi criado perfeito e livre, nele passou a não habitar bem algum (Rm 7: 18) tendo sempre uma inclinação para o mal (Rm 8: 1, 7:5-19) , se tornando escravo do pecado(Jo 18:34)

3.1.5. Maldição na terra
Toda a terra passou a ser maldita por causa do homem (Gn 3   ). Toda a terra passou a ser maldita por causa dessa transgressão. Aos animais que eram herbívoros (Gn. 1.30) passaram a ser carnívoros, e a terra passou a ser infértil em algumas áreas e a produzir cados e espinhos (Gn. 3.18).

4. Se Deus sabia que o homem iria cair porque o Criou assim mesmo
Essa é sem dúvida umas das maiores dúvidas do ser humano temente ou não a Deus, de uma maneira simples podemos dizer que existem três motivos principais que eu acho que sejam os mais plausíveis.

1º Deus criou o homem mesmo sabendo que ele iria cair, por que o amou antes de criar, quando a Bíblia fala que Deus amou o mundo de tal maneira em João 3.16, não podemos entender como se Ele tivesse amado o mundo quando enviou o seu Filho unigênito, Deus enviou o seu filho justamente por que sempre nos amou assim.
Outra coisa que não podemos nos esquecer de que o único verdadeiramente ofendido pelo pecado é Deus. Mesmo Deus sabendo que o homem faria isso contra Ele, criou o homem assim mesmo disposto a ser ofendido diretamente por sua criatura que foi feitas a sua imagem e semelhança por que o amou antes de cria-lo.
Obs. Toda pessoa que tem vontade de ser pai ou mãe, mesmo sabendo que seu filho tem uma grande possibilidade de dar para o que não presta, mesmo assim, tem filhos e esta disposta a passar tudo por ele por que o amou primeiro. O mesmo acontece com Deus e seu filho Jesus Cristo.

2º Deus criou o homem mesmo sabendo que ele iria cair, por que ele preparou a redenção compatível a toda a humanidade antes de Criá-la, A palavra de Deus diz que Jesus cristo é morto antes da fundação do mundo.  
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;1 Pedro 1:20
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.Hebreus 9:26
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. Apocalipse 17.8
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20

3º Deus criou o homem mesmo sabendo que ele iria cair, por que Ele é Soberano. A grande questão nessa pergunta é se nós temos uma teologia centralizada no homem ou em Deus. Nós só pensamos no direito do homem e não no Direito de Deus.  E Deus não tem o direito de fazer o que quiser? Ele não tem o direito de ter uma família, só por que muitos o rejeitarão.

Conclusão:

Independente da origem do mal, de como o mal entrou no mundo, e de como ele passou a todos os homens, não podemos pensar em deixarmos de estar com Deus por nada, Ele possibilitou a salvação para todos os homens por que Ele nos ama. Amem!
 
 
FONTE:
http://centralizadosemcristo.blogspot.com.br/2012/05/origem-do-mal.html#.Vd0KevTWGTw 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário