Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

16 de maio de 2015

COMO DEUS FALA AO HOMEM



“Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5.17).

Deus usa diversos métodos para se comunicar com o homem. Neste estudo vamos examinar alguns desses métodos:

1. A PALAVRA ESCRITA

Deus fala ao homem através de Sua Palavra escrita. Deus já não necessita falar-nos acerca das coisas que Ele revelou nas Escrituras. Quando Deus usa outros métodos para comunicar-se, eles nunca contradirão Sua Palavra escrita.

2. A ORAÇÃO

Há muitos exemplos bíblicos de Deus falando como resultado da oração. A oração e o Jejum resultaram em Deus falando a Paulo e Barnabé: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” (Atos 13.2-3).

Oração é incluir o pedido para o cumprimento da vontade de Deus sobre a terra. Jesus ensinou aos Seus seguidores a orar: “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.10).

Jesus orou pela direção de Deus antes da seleção de Seus discípulos: “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus” (Lucas 6.12-13).

Jesus orou acerca da vontade de Deus antes de Sua morte: “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22.42).

3. AS CIRCUNSTÂNCIAS

Paulo escreveu algumas palavras interessantes em 1 Tessalonicenses 2.18. Ele disse aos crentes de Tessalônica que ele foi impedido por Satanás e visitá-los. Visto que ele não podia ir até eles, ele escreveu à igreja em Tessalônica. O impedimento de Satanás resultou no livro de 1 Tessalonicenses e a importante mensagem que Paulo compartilhou teve um impacto maior que teria o resultado de uma visita. Esta mensagem tem continuado através dos séculos para o benefício de todos os crentes.

Nada ocorre fora do conhecimento de Deus. Mesmo quando as circunstâncias bloqueiam o que você poderia perceber ser a vontade de Deus, Ele ainda está no controle. Deus pode tomar qualquer ato, seja de Satanás ou do homem, e o usa para Seus próprios propósitos.

Nós temos uma promessa maravilhosa de Deus com respeito às circunstâncias: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).

Nós devemos olhar com as circunstâncias com cautela, não podemos usá-las para confirmar uma vontade pessoal dizendo ser de Deus. Em Jonas 1.1-2 diz: “Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitaí, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malília subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR , para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis...”. Quando ele chegou ao porto, ao ver que tinha um barco que ia para Társis, ele poderia ter dito: “há uma vaga neste barco indo na direção oposta, então deve ser a vontade de Deus que eu vá”.

As circunstâncias da vida devem ser vistas com relação ao que Deus revela através de outros métodos. Deus já havia comunicado Sua vontade a Jonas. Jonas manipulou as circunstâncias para cumprir seus próprios desejos.

4. PORTAS ABERTAS E FECHADAS

As circunstâncias da vida resultam no que tem chegado a ser chamado “portas abertas e fechadas”. Paulo escreveu aos Coríntos: “Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários” (1 Co 16.8-9).

Paulo decidiu ficar em Éfeso porque ele viu, através das circunstâncias colocadas por Deus, que havia uma grande oportunidade para o serviço cristão se abriu para ele. Ele a chamou de uma porta aberta.

Em outra ocasião, Paulo registra seu desejo de ministrar em certas áreas, porém as portas haviam se fechado: “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu” (Atos 16.6-7).

Uma porta fechada não significa que não é a Sua vontade fazer algo. Paulo evangelizou a Ásia depois. Deus estava dirigindo-o por fechar uma porta. Ele dirige através das portas fechadas assim como de portas abertas. Às vezes uma porta está fechada porque não é o tempo correto no plano de Deus. Depois, essa mesma porta pode abrir-se para você.

5. SONHOS

Deus deseja tanto se comunicar conosco que Ele inclusive fala enquanto nós dormimos! Deus fala nos sonhos. Estes não são os sonhos normais experimentados por todos. Eles são sonhos sobrenaturais dados por Deus. Eles são detalhados, específicos, e revelam Sua vontade.

Exemplos bíblicos: Gênesis 20.3; Gênesis 37; 1 Reis 3.5; Mateus 2.12-13. Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de como Deus se comunica através de sonhos. 

6. VISÕES

Uma visão é parecida com um sonho, porém é diferente porque você está acordado. É como ter um sonho sem estar dormindo. As visões podem ser vistas com os olhos espirituais assim como os olhos físicos. Isto significa que você não pode vê-lo realmente com seu olho natural, porém Deus lhe dá um quadro de algo em seu espírito.

Exemplos bíblicos onde as visões foram usadas por Deus para comunicar-se com o homem: Gênesis 15;. Atos 10; Atos 16.9; Atos 18.9-10.

7. UMA VOZ AUDÍVEL

A Bíblia está cheia de declarações como “e Deus disse” ou referências ao fato de que Deus “falou” ou “ordenou”. Freqüentemente esta era uma voz audível. Porém, há outra voz através da qual Deus fala...

8. A VOZ INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

Mais freqüentemente do que uma voz audível, Deus usa a voz interior do Espírito Santo para falar ao homem. Isto se chama “ser guiado pelo Espírito”: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14).

Deve ficar bem compreendido que aqueles que são “guiados pelo Espírito” têm uma vida espiritual. Uma alma morta em pecado, sem a vida espiritual, não pode ser guiada pelo Espírito Santo. O ser guiado pelo Espírito também assume que você é incapaz de dirigir a si mesmo. Você tem aprendido nos capítulos anteriores que isto é verdade.

Quando você experimenta o novo nascimento de salvação, Deus lhe dá um novo espírito que é receptivo a Suas comunicações: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez 36.26-27).

Quando você é guiado pelo Espírito, a vontade de Deus é revelada a seu espírito pelo Espírito Santo. Um dos ministérios do Espírito Santo é a direção: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16.13).

O espírito do homem é “o homem interior do coração” mencionado por Pedro (1 Pedro 3.4). Quando Deus fala ao homem interior Ele está falando ao seu espírito. O escritor de Provérbios disse que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor: “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Provérbios 20.27).

Uma lâmpada lhe permite que veja na escuridão no mundo natural. No mundo espiritual, Deus usa a lâmpada de seu espírito para dirigir seus passos à Sua vontade. Ele ilumina e guia através de seu espírito.

Uma vez durante uma jornada de barco, o apóstolo Paulo advertiu ao capitão do navio: “... Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida” (Atos 27.10).

Paulo não disse “eu tive uma visão”. Ele não reivindicou ter um sonho ou que Deus lhe havia falado de forma audível. Seu espírito tinha um testemunho de Deus e esse testemunho demonstrou ser correto.

Você deve treinar seu espírito para ser sensível a Deus. Muito tempo é usado no desenvolvimento intelectual através da educação. Muito tempo é usado no desenvolvimento físico através do exercício e atletismo. Porém, freqüentemente, um tempo pequeno é usado no desenvolvimento espiritual. Seu espírito pode educar-se assim como sua mente. Seu espírito pode desenvolver-se em força espiritual assim como seu corpo pode crescer e pode ser treinado. Você treina seu espírito meditando na Palavra de Deus: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8).

Deus também usa a voz interior do Espírito Santo para declarar Sua vontade e convencer a sua consciência. A consciência é um conhecimento interior do certo e errado dado por Deus.

Sentir é a voz do corpo. Deus não usa o que você se sente dirigido a fazer. A carne é um inimigo do espírito, pois os sentimentos podem enganá-lo.

A razão é a voz da mente. Os caminhos de Deus freqüentemente estão além da razão humana. Os pensamentos de Deus são mais altos do que os seus.

A consciência é a voz do espírito do homem, convencendo e dirigindo à perfeita vontade de Deus. O Espírito Santo fala ao seu espírito. O espírito convence a consciência. Através disto você é levado a conformar-se com a vontade de Deus. Quando o Espírito Santo fala ao seu espírito, a consciência é convencida, porém se você continua ignorando-a, sua consciência pode tornar-se “cauterizada”. Isto significa que ela se endurece à convicção do Espírito Santo: “Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (1 Tm 4.2).

O livro de Provérbios contém muitos versículos que indicam que Deus controla os pensamentos internos e a consciência do homem para guiá-lo em Sua vontade: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Provérbios 16.1). “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” (Provérbios 16.9). “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina” (Provérbios 21.1).

9. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Os dons espirituais também são usados por Deus para falar ao homem. Os dons espirituais são habilidades especiais dadas pelo Espírito Santo. Alguns destes dons lhe permitem que receba a comunicação de Deus.

Há um dom de línguas através do qual Deus fala ao homem em um idioma que ele não conhece. A interpretação de Deus acompanha que a mensagem seja interpretada. A oração no Espírito Santo (em outras línguas) também é usada pelo Espírito para guiá-lo à vontade de Deus. Quando você não sabe orar com respeito à vontade de Deus, ore em outras línguas e... “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8.27).

Há também o dom de profecia que traz uma mensagem diretamente de Deus a Seu povo. Há um dom chamado de discernimento através do qual Deus comunica sobre os espíritos que operam em outros. Deus também se comunica através dos dons de sabedoria e conhecimento. Estes dons proporcionam a visão divina sobre as pessoas e circunstâncias além do que é conhecido pela mente natural.

10. DEUS NÃO ESTÁ LIMITADO

Deus nem sempre fala da mesma maneira. Nós tentamos limitar Deus a um modelo fixo. Porque Deus tem falado de uma certa maneira uma vez, nós cremos que Ele sempre falará da mesma maneira. Porém, Deus tem muitos métodos de comunicar-se com o homem. Deus não está limitado por um modelo fixo. Veja o seguinte exemplo:

Quando Moisés estava levando a nação de Israel através do deserto à terra que Deus lhes prometeu, prover água para dois milhões de pessoas era um grande desafio. Deus disse a Moisés que Ele golpeasse uma rocha com sua vara em uma certa ocasião. Quando ele o fez, a água jorrou da rocha. Em outra ocasião, quando os Israelitas estavam sedentos, Deus quis que Moisés falasse à rocha. Ao contrário, Moisés golpeou a rocha como ele havia feito anteriormente. Isto desagradou a Deus, e Moisés foi castigado. Esta história ilustra a importância de esperar pela direção de Deus inclusive ao enfrentar uma situação conhecida. Deus não se limita a qualquer modelo anterior que você tenha experimentado.(Nota: você poderia pensar que Deus foi injusto por castigar Moisés numa coisa tão pequena como ferir a rocha em lugar de falar para ela. A rocha sustentava um grande significado simbólico. Ela representava o Senhor Jesus e a água viva da redenção que se tornaria disponível através de Sua morte. Jesus seria ferido apenas uma vez por todas. Não havia necessidade de ser ferido outra vez. Foi a importância deste simbolismo que tornou a ofensa de Moisés tão grande).


Fonte: 
Conhecendo a Voz de Deus - Instituto Bíblico Tempo de Colheita

- See more at: http://www.vivaldopinto.com.br/index.php/pastoral-2/67-como-deus-fala-ao-homem#sthash.IkhWCjkU.dpuf


Nenhum comentário:

Postar um comentário