Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

18 de novembro de 2014

Islamismo - análise bíblica sobre os conceitos da religião muçulmana


Neste estudo bíblico, há princípios e doutrinas do Islamismo, além de uma análise bíblica que permite contrapor os argumentos da religião muçulmana quanto à descrença de que Jesus é o Messias e de que Ele ressuscitou.

Durante toda a leitura, tenha em mãos uma Bíblia de sua preferência para verificar as passagens citadas.

Ore neste momento para que Deus o abençoe nesta leitura trazendo discernimento e sabedoria para que você possa compreender tudo o que lerá. Caso não tenha palavras para dizer nessa oração, sugiro que ore assim: "Deus, criador de todas as coisas, eu peço que o Senhor me dê neste momento toda a sabedoria para que eu possa compreender tudo que irei ler, pois eu quero conhecer a verdade e viver nela. Não permita que a mentira e as astutas ciladas de Satanás me envolvam. Amém."

Eu oro para que você tenha os olhos abertos pelo Espírito Santo durante esta leitura, para que sua vida seja cheia da verdade que só há em Deus, o único e verdadeiro, que enviou Seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

O Islamismo


A Origem Histórica do Islamismo

O Islamismo é a religião que tem por fundador o Profeta Maomé (570-632). Essa religião também pode ser denominada de Religião Muçulmana ou Religião Maometana.

O Islamismo é uma religião que proclama a fé num só Deus (Alá). É, portanto, monoteísta, como o judaísmo  e o cristianismo; e universal, pois se dirige a todos os povos do mundo. O termo Islamismo, deriva da palavra Árabe Islã,que significa “submissão a Deus”. Deus em Árabe é Alá (Allah).

Cronologia Histórica do Islamismo
  • Por volta de 572: Nascimento de Maomé;
  • Por volta de 612: Maomé recebe a revelação de Deus. Durante 10 anos, ele tenta converter os habitantes de Meca;
  • 622: Maomé precisa fugir com seus adeptos. É a Hégira, a emigração. Essa data marca a fundação do Islamismo (Islã) e o ano 1 do calendário Muçulmano;
  • 632: Maomé volta a Meca em peregrinação, faz seu discurso de despedida e morre pouco depois;
  • Entre 644 e 656: Fica estabelecida a versão única e definitiva do Alcorão;
  • Século 8: Os árabes, convertidos ao islamismo por Maomé, conquistaram um imenso império que se estende da Índia a Espanha.
 
A Doutrina Islâmica

O Islamismo prega a submissão total do homem à vontade de Alá, o Deus Único, criador de todo o mundo. Essa submissão é chamada de Islão, e aquele que professa a sua fé em Alá, é dominado muçulmano (palavra que vem do Árabe muslin).

Os Cinco Pilares da Religião Islâmica

Os princípios básicos do Islamismo estão relacionados com os seguintes deveres fundamentais dos Muçulmanos:
  1. A profissão de fé: o fiel pronuncia diretamente: “Não há outra divindade além de Alá" e “Maomé é meu profeta”;
  2. A Oração: ela deve ser feita cinco vezes ao dia, de joelhos e com a testa no chão, na direção de Meca;
  3. A Esmola Legal: é um tipo de imposto religioso que é pago para beneficio dos pobres;
  4. O Jejum no Ramadã: durante o mês sagrado dos muçulmanos, ou Ramadã, as pessoas não comem nem bebem durante o dia.
  5. A Peregrinação a Meca: todo muçulmano de posses deve fazer essa peregrinação até a cidade sagrada de Meca, na (Arábia Saudita), pelo menos uma vez na vida. Se a pessoa não tiver condições de realizar esse ato, não terá problema algum em ter deixado de fazer isso.
O Alcorão

Assim como os evangélicos, os judeus e os católicos possuem um livro sagrado, os muçulmanos também têm seu próprio livro sagrado, esse livro tem o nome de Alcorão (do termo Árabe cujo o significado é a leitura). Os fiéis sempre lêem o livro escrito em Árabe.

O Alcorão é formado por 6226 versículos, divididos em 114 suras (ou capítulos). As suras são classificadas em ordem decrescente: as mais longas são as iniciais e as mais curtas, as finais. Cada uma delas começa com uma oração que o fiel repete sempre antes de qualquer ação importante: “Em nome de Alá Clemente e Misericordioso!”

Para entendê-lo é preciso conhecê-lo por inteiro ou aprendê-lo de cor, como fazem os muçulmanos desde criança. O Alcorão repete com insistência que não existe mais do que um só Deus (Alá). Ele é o criador de tudo o que existe e nada existe fora Dele. O livro sagrado ainda explica que Alá enviou a cada povo um profeta, um livro , uma lei: Abraão e, depois Moisés receberam a Torá; Jesus, o Evangelho; e Maomé, o Alcorão. Assim como a Bíblia, o Alcorão também anuncia que o divino, no final dos tempos, julgará os homens e os povos.

A Suna conta as palavras, os fatos e os gestos do profeta. Ao contrário do que muitos pensam, o Alcorão, não traz somente orientações de cunho religioso, o livro contém instruções que contribuem para a preservação da ordem social e dos interesses dos grandes comerciantes. Por exemplo, dentre as recomendações de ordem social que podemos encontrar no Alcorão, temos as seguintes:
  • Proibição do consumo de carne do porco, pelos fiéis;
  • Proibição do consumo de bebidas alcoólicas;
  • Proibição da prática de jogos de azar.
  • O roubo é severamente punido.
Um detalhe intrigante e ao mesmo tempo interessante presente no Alcorão é a permissão da poligamia e da escravidão, não existindo qualquer forma de punição para quem pratica essas ações.

Outro Princípio fundamental e importante da Religião Islâmica
Um dos princípios fundamentais e um dos mais importantes dentro dessa religião tem como base a crença na predestinação. De acordo com esse princípio, tudo o que acontece no mundo já foi previamente estipulado por Alá, não cabendo ao homem modificar ou tentar modificar seu destino ou curso natural dos acontecimentos e fatos.

Após conhecermos um pouco sobre o Islamismo, vamos realizar uma análise bíblica sobre os princípios e argumentos utilizados pelos muçulmanos para justificarem suas ações.

Argumentos e contra-argumentos


O Consolador

Os muçulmanos afirmam que Jesus profetizou na passagem de João 14:16-17 sobre a vinda de Maomé, porém veremos que isso não é verdade.

João 14:16-17. Jesus disse:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."

Observe que Jesus disse que o Pai (Deus) nos daria o Consolador para que ficasse conosco para sempre. E Jesus explicou no verso 17 quem seria esse Consolador: "O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós". Responda: Maomé está conosco para sempre? Maomé não foi visto pelas pessoas? Maomé está em você?

Maomé não está conosco para sempre, ele morreu em 632 dC.

O Consolador que foi profetizado por Jesus não é Maomé, mas sim o Espírito Santo, cuja vinda ocorreu no dia de Pentecostes e está relatada em Atos 2:1-4.

Atos 2:1-4
"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

Outro argumento usado pelos muçulmanos é de que a Bíblia foi corrompida e a palavra usada no texto original na passagem que relata sobre o Consolador não está correta. Os muçulmanos afirmam que a palavra grega usada para Consolador é Periclytos. Porém quando Jesus profetizou que viria o Consolador, a palavra utilizada no original grego é Parácletos e não Periclytos como afirmam os muçulmanos, tentando justificar que a Bíblia foi corrompida e que Jesus profetizou sobre Maomé. O argumento dos muçulmanos é que Peryclitos é uma tradução grega para o nome Ahmad ou Muhammad (o Louvado). Em todos os manuscritos do Novo Testamento que datam antes de 350 dC (mais de 24 mil manuscritos), encontra-se a palavra Parácletos.

O profeta profetizado

O fiéis do Islamismo utilizam também o versículo de Deuteronômio 34:10 para justificar que o profeta predito em Deuteronômio 18:18 não poderia ser um israelita, o que justificaria a crença de que seria Maomé.

Deuteronômio 18:18
"Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar."

Deuteronômio 34:10-12
"E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra. E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel."
Porém os muçulmanos se confundem ao interpretar o termo "nunca mais" como algo definitivo, sendo que foi ali utilizado significando até o momento da redação final do livro, possivelmente realizada por Josué. E mais importante, o profeta que deveria vir teria de ser igual a Moisés, que fez todos os sinais e maravilhas... por mando do Senhor (Deuteronômio 34:11). Maomé, conforme a Sura 17:90-93, não realizou nem sinais nem maravilhas,como fizeram Moisés e o Senhor Jesus. Também esse profeta deveria, como Moisés, falar com Deus face a face. Segundo o Alcorão, Maomé teve sua revelação por meio de anjos (Sura 2:97). Segundo a Bíblia, Jesus foi, como Moisés, um mediador direto (1 Timóteo 2:5, Hebreus 9:15), que se comunicava de forma direta com Deus (João 1:18; João 12:49).

Jumentos e camelos: má interpretação

Leia o versículo de Isaías 21:7.
"E quando vir um carro com um par de cavaleiros, um carro com jumentos, e um carro com camelos, ela que observe atentamente com grande cuidado."
Os muçulmanos acreditam que essa era a profecia de que Jesus viria sobre jumentos e que Maomé viria sobre camelos, porém não há nenhuma indicação no contexto que admita essa interpretação. A passagem está falando claramente da queda de Babilônia e das notícias de sua queda, que se espalham por vários meios de transporte.

Parã próximo a Meca?

Leia o versículo de Habacuque 3:3.
"Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo. A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor."
Deuteronômio 33:2
"Disse pois: O SENHOR veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei."
Os muçulmanos acreditam que esse versículo se refere a Maomé, vindo de Parã, e o usam em conexão com Deuteronômio 33:2.
Porém Parã não está próximo a Meca, onde Maomé foi. Além disso, esse versículo refere-se a Deus vindo em julgamento e não fala nada sobre Maomé. A glória e o louvor estão sendo destinados a Deus, e não a Maomé.
 
Crucificação

O Alcorão nega que Jesus foi crucificado (Alcorão 4:157-158), porém todos os acontecimentos da última semana de vida de Jesus como homem na terra foram detalhadamente profetizados e estão relatados na Bíblia. Confira as passagens utilizando uma Bíblia de sua preferência.
  1. Foi dito na Bíblia que o Messias viria em humildade
    • Profecia: Zacarias 9:9
    • Cumprimento da profecia: Mateus 21:6-9
  2. Seria vendido por trinta moedas de prata
    • Profecia: Zacarias 11:12
    • Cumprimento da profecia: Mateus 26:15
  3. Sofreria tremendamente
    • Profecia: Isaías 50:6
    • Cumprimento da profecia: Mateus 26:67
  4. Seria traspassado e açoitado
    • Profecia: Isaías 53:5
    • Cumprimento da profecia: Mateus 27:26; João 19:34
  5. Não falaria em sua própria defesa
    • Profecia: Isaías 53:7
    • Cumprimento da profecia: Mateus 27:12-14
  6. Seria morto
    • Profecia: Isaías 53:8
    • Cumprimento da profecia: Lucas 23:46
  7. Morreria entre os ladrões e intercederia pelos transgressores
    • Profecia: Isaías 53:12
    • Cumprimento da profecia: Mateus 27:38; Lucas 23:24
  8. Seria escarnecido
    • Profecia: Salmos 22:7-8
    • Cumprimento da profecia: Mateus 27:31; Mateus 39-40
  9. Teria suas mãos e pés traspassados
    • Profecia: Salmos 22:16
    • Cumprimento da profecia: João 20:25-28
  10. Lançariam sortes pelas suas vestes
    • Profecia: Salmos 22:18
    • Cumprimento da profecia: João 19:23-24
  11. E nem sequer um de seus ossos seria quebrado
    • Profecia: Salmos 34:20
    • Cumprimento da profecia: João 19:33
Divindade de Cristo

O Islamismo afirma que Jesus não era Deus, porém, contrapondo essa afirmação do islamismo, a Bíblia diz que Jesus possui a mesma essência de Deus.

João 1:1
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."
João 10:30. Jesus disse:
"Eu e o Pai somos um."
Você ainda tem dúvidas de que Jesus é o Messias, o Filho Unigênito de Deus, que se entregou para perdoar todos os nossos pecados? Antes de conhecê-Lo, eu também tinha enormes dúvidas, porém não as tenho mais. Aleluia!

Ore neste momento pedindo que Deus marque em seu coração tudo o que você leu. Eu oro e agradeço a Deus por ter lhe dado a oportunidade de aprender mais da Palavra Dele.

Chegamos ao final de mais um estudo, mas, se você deseja ainda mais respostas, sugiro que leia a Palavra de Deus, ore e medite, e certamente Deus lhe dará todas elas. Para estudar a Palavra de Deus, você pode adquirir também recursos como comentários bíblicos e uma bíblia apologética.

Referência
Bíblia Apologética, ICP (Instituto Cristão de Pesquisas) Editora,  


Nenhum comentário:

Postar um comentário