Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

1 de julho de 2014

O inferno é a morada de Satanás? E o céu é morada de Deus?



A Bíblia, em momento algum, diz que Satanás mora no inferno. Ao contrário, ela o apresenta como "Príncipe das Potestades do Ar", e diz que juntamente com seus demônios (anjos caídos) dominam nas regiões celestes: Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência (Efésios 2:2). Veja também 6:12 do mesmo livro.

De acordo com a doutrina cristã, o inferno é um local de castigo eterno preparado especialmente para Satanás e seus anjos, sendo também a habitação dos ímpios por toda a eternidade. Entretanto, Satanás ainda não está lá.

A ideia de que ele mora no inferno sempre fez parte do imaginário popular desde tempos antigos. No Oriente Médio, através das artes, e na Grécia, com a mitologia. Na idade medieval, Satanás ganhou cor vermelha em referência ao fogo, cauda, chifres e um torturante tridente. Era a semelhança do deus tupã, meio homem, meio bode, da mitologia grega.

Outro erro bastante comum é achar que o inferno fica nas regiões quentes do centro da terra, como pensavam alguns judeus baseados em interpretações equivocadas do Velho Testamento. Impressão muito difundida também na idade média.

O mais provável é que todas estas crenças tenham suas origens na mitologia grega. Para eles, Hades, irmão de Zeus, era a divindade responsável pelo inferno, que, por sua vez é dividido em duas áreas: os Campos Elísios, para onde vão as almas boas; e o Tártaro, local de castigo e sofrimento eterno, preparado para os desobedientes aos deuses. (note a semelhança com a ideia cristã da divisão do Hades em um lugar onde há bons e maus).

Pensamentos como estes tiveram larga aceitação em diversas culturas ao longo anos, chegando até nossos dias. Infelizmente, ainda hoje, aberrações como a do inferno no centro da terra são anunciadas em igrejas cristãs por pregadores mal informados.

Onde fica o Céu?
 
A existência do Céu como morada de Deus é uma realidade já apresentada no Velho Testamento (Gn. 28.17; Sl 80.14), assim como a ideia do Inferno. Quando Jesus Cristo esteve entre os homens, sua mensagem central era firmada na existência do Reino de Deus nos céus. Na Parábola do Rico e Lázaro, Ele faz menção de um lugar chamado Seio de Abraão, onde haveria bênçãos preliminares para os salvos.

Para uma determinada corrente de interpretação bíblica, Seio de Abraão era a divisão do Hades em que se encontravam os justos. A outra seção, a do rico, era o lugar de punição. No entanto, por ocasião da ressurreição de Cristo, o Seio de Abraão teria sido esvaziado, e todos os seus ocupantes transferidos para a destra de Deus, conforme a interpretação de Efésios 4.8-10.

Desde então, este lugar, agora denominado de Paraíso, passou a ser morada de todos os salvos. Sua localização, segundo II Coríntios 12.2-4, é o terceiro céu: "Conheço um homem em Cristo que, há catorze aos, foi arrebatado ao terceiro céu, (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe), e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus sabe) foi arrebatado ao Paraíso e ouviu palavras inefáveis, aos quais não é lícito ao homem referir", relata o apóstolo Paulo.

Bom, mas para os que defendem que no Hades não há divisão, e que os justos vão direto para o encontro com Cristo, Seio de Abraão e Paraíso são duas terminologias usadas para povos (ou períodos) diferentes. A primeira teria sido empregada pelos antigos hebreus como uma espécie de valorização de Abraão, seu grande patriarca. Para eles, os salvos, ao morrerem desfrutariam da presença de Deus e dos patriarcas.

Na atual dispensação, em que Cristo morreu por todos, não apenas para os judeus, o termo ficou inadequado, sendo o correto a expressão Paraíso. Jesus Cristo disse ao ladrão da cruz: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. (Lucas 23.43)

Foi baseado na esperança do Reino do Céu que Jesus Cristo montou todo o seu ministério. O passaporte para lá seria gratuito, mas o homem teria que crer em sua morte na cruz e ressurreição. Além disso, precisava arrepender-se de seus pecados, e seguir seus passos, andar como Ele andou.

O profeta Isaías apresenta o Céu como o lugar onde Deus está assentado em seu trono: Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés... (Is 66.1). Outro profeta, Micaías, assim declara: Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a Ele, à sua direita e à sua esquerda. (I RS. 22.19)

 
 
No Novo Testamento, o Céu ganha relatos que o descrevem como um lugar de maravilhas inigualáveis. O apóstolo João diz: Levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu de junto de Deus, revestida da sua glória, assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino... Alta muralha como doze portas, guardadas por doze anjos... A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro... Cidade de ouro puro... (Ap.21)

Paulo, alegre, exclama: Coisas que os olhos não viram, nem o coração imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam (ICor. 2.9). É o lugar onde habitam os anjos: E, ausentando-se deles os anjos para o céu... (Lucas 2.15a). Este mesmo lugar também será a morada dos seres humanos remidos pelo sangue de Cristo: Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Filipenses 3.20)

O próprio Filho de Deus testifica sobre o Céu dizendo: Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vos teria dito. Pois vou preparar-vos lugar (João 14.1-2).

Mas nem todos terão o privilégio de entrar nessas mansões celestiais. Este é um lugar reservado para os adoradores de Deus e seguidores de Jesus Cristo; os que estão escrito no Livro da Vida: Nela, nunca penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida (João 21.27).

Graça e Paz!

 
http://www.teckler.com.br/pt/seguidores_jesus/O-inferno-%C3%A9-a-morada-de-Satan%C3%A1s-323440

O Pilar de Absalão

By on December 19, 2013
Segundo a tradição, este é o local do túmulo ao nome do filho mais velho de Davi, Absalão, o qual teria se rebelado e guerriado contra o próprio pai. A rebelião foi profetizada por Natan, quando este veio mostrar a Davi que o rei havia pecado contra o Senhor. A história bíblica nos conta que ao fim da rebelião, o filho de Davi que foi morto por Joabe, general de Davi, ao tentar este fugirno exército de seu pai. E então este foi sepultado em um pilar fora da cidade. Está situado ao pé do Monte das Oliveiras, de frente para o Monte do Templo. Segundo os arqueólogos, o sepulcro data do primeiro século DC, o que desfaria a relação deste local com o filho de Davi. Segundo a tradição muçulmana, este seria um sepulcro de uma familia de um dos Faraós do Egito. Daí o nome “O chapéu do Faraó”. Segundo a história bíblica, Absalão não confiável que seus filhos construiriam para ele uma sepultura digna, porisso, ainda em vida teria construído o que hoje é conhecido como o “Pilar de Absalão”. “Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do m
Segundo a tradição, este é o local do túmulo ao nome do filho mais velho de Davi, Absalão, o qual teria se rebelado e guerriado contra o próprio pai. A rebelião foi profetizada por Natan, quando este veio mostrar a Davi que o rei havia pecado contra o Senhor.
A história bíblica nos conta que ao fim da rebelião, o filho de Davi que foi morto por Joabe, general de Davi, ao tentar este fugirno exército de seu pai. E então este foi sepultado em um pilar fora da cidade.
Está situado ao pé do Monte das Oliveiras, de frente para o Monte do Templo. Segundo os arqueólogos, o sepulcro data do primeiro século DC, o que desfaria a relação deste local com o filho de Davi.
Segundo a tradição muçulmana, este seria um sepulcro de uma familia de um dos Faraós do Egito. Daí o nome “O chapéu do Faraó”.
Segundo a história bíblica, Absalão não confiável que seus filhos construiriam para ele uma sepultura digna, porisso, ainda em vida teria construído o que hoje é conhecido como o “Pilar de Absalão“.
“Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” 2 Samuel 18:18
Existia também uma antiga tradição entre os judeus de Jerusalem, que os pais quando queriam educar os seus filhos, os traziam junto ao Pilar de Absalão e apedrejavam so pilar diante dos filhos para os ensinar o que acontece com filhos que se levantam contra os pais.
Yad Avshalom existia nos dias de Flavio Josefo.
No início do século XX, considerava-se como sendo tumba de Alexander Jannaeus, rei da Judéia 103-76 BCE. No entanto, arqueólogos têm agora o túmulo datado como sendo do primeiro século CE. Em 2003, uma das inscrições em uma das paredes do monumento foi decifrada. Pode-se lrê, “Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo pai, o pai de João. “Isto sugere que ali foi o túmulo do sacerdote Zacarias do Templo, pai de João Batista.
Esta situação levou a uma confusão com o visinho “Túmulo de
Zacarias “, o profeta, que se acredita-se ser de uma figura muito mais anterior, o
profeta Zacarias ben Jehoiada(filho de jeoiada).
Segundo uma tradição mulçumana sem base alguma, alí estaria sepultado um dos faraós.
eu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” 2 Samuel 18:18 Existia também uma antiga tradição entre os judeus de Jerusalem, que os pais quando queriam educar os seus filhos, os traziam junto ao Pilar de Absalão e apedrejavam so pilar diante dos filhos para os ensinar o que acontece com filhos que se levantam contra os pais. Yad Avshalom existia nos dias de Flavio Josefo. No início do século XX, considerava-se como sendo tumba de Alexander Jannaeus, rei da Judéia 103-76 BCE. No entanto, arqueólogos têm agora o túmulo datado como sendo do primeiro século CE. Em 2003, uma das inscrições em uma das paredes do monumento foi decifrada. Pode-se lrê, “Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo pai, o pai de João. “Isto sugere que ali foi o túmulo do sacerdote Zacarias do Templo, pai de João Batista. Esta situação levou a uma confusão com o visinho “Túmulo de Zacarias “, o profeta, que se acredita-se ser de uma figura muito mais anterior, o profeta Zacarias ben Jehoiada(filho de jeoiada). Segundo uma tradição mulçumana sem base alguma, alí estaria sepultado um dos faraós.
Os pesquisadores Gordon Franz e Gabriel Barkay apresentaram recentemente um documento em Jerusalém sugerindo que Pilar de Absalão no Vale do Cedron pertencia na realidade ao Rei Herodes Agripa (Atos 12:20-23). As conclusões foram feitas após os estudos da forma arquitetônica da construção, muito semelhante ao do túmulo de Herodes o grande na região do Herodium no deserto da Judeia. Herodes por sua vez não foi sepultado em Jerusalém devido ao ódio que os judeus tinham por ele, mas seu neto, Agripa, foi muito considerado por todos os judeus em sua época.
A questão de quem realmente é o chamado Pilar de Absalão talvez nunca seja solucionada, mas por enquanto, é assim que continuaremos a chamá-lo.
- See more at: http://www.arqueologia-biblica.com/o-pilar-de-absalao/#sthash.Nfxytxv7.dpuf

O Pilar de Absalão

By on December 19, 2013
Segundo a tradição, este é o local do túmulo ao nome do filho mais velho de Davi, Absalão, o qual teria se rebelado e guerriado contra o próprio pai. A rebelião foi profetizada por Natan, quando este veio mostrar a Davi que o rei havia pecado contra o Senhor. A história bíblica nos conta que ao fim da rebelião, o filho de Davi que foi morto por Joabe, general de Davi, ao tentar este fugirno exército de seu pai. E então este foi sepultado em um pilar fora da cidade. Está situado ao pé do Monte das Oliveiras, de frente para o Monte do Templo. Segundo os arqueólogos, o sepulcro data do primeiro século DC, o que desfaria a relação deste local com o filho de Davi. Segundo a tradição muçulmana, este seria um sepulcro de uma familia de um dos Faraós do Egito. Daí o nome “O chapéu do Faraó”. Segundo a história bíblica, Absalão não confiável que seus filhos construiriam para ele uma sepultura digna, porisso, ainda em vida teria construído o que hoje é conhecido como o “Pilar de Absalão”. “Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do m
Segundo a tradição, este é o local do túmulo ao nome do filho mais velho de Davi, Absalão, o qual teria se rebelado e guerriado contra o próprio pai. A rebelião foi profetizada por Natan, quando este veio mostrar a Davi que o rei havia pecado contra o Senhor.
A história bíblica nos conta que ao fim da rebelião, o filho de Davi que foi morto por Joabe, general de Davi, ao tentar este fugirno exército de seu pai. E então este foi sepultado em um pilar fora da cidade.
Está situado ao pé do Monte das Oliveiras, de frente para o Monte do Templo. Segundo os arqueólogos, o sepulcro data do primeiro século DC, o que desfaria a relação deste local com o filho de Davi.
Segundo a tradição muçulmana, este seria um sepulcro de uma familia de um dos Faraós do Egito. Daí o nome “O chapéu do Faraó”.
Segundo a história bíblica, Absalão não confiável que seus filhos construiriam para ele uma sepultura digna, porisso, ainda em vida teria construído o que hoje é conhecido como o “Pilar de Absalão“.
“Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” 2 Samuel 18:18
Existia também uma antiga tradição entre os judeus de Jerusalem, que os pais quando queriam educar os seus filhos, os traziam junto ao Pilar de Absalão e apedrejavam so pilar diante dos filhos para os ensinar o que acontece com filhos que se levantam contra os pais.
Yad Avshalom existia nos dias de Flavio Josefo.
No início do século XX, considerava-se como sendo tumba de Alexander Jannaeus, rei da Judéia 103-76 BCE. No entanto, arqueólogos têm agora o túmulo datado como sendo do primeiro século CE. Em 2003, uma das inscrições em uma das paredes do monumento foi decifrada. Pode-se lrê, “Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo pai, o pai de João. “Isto sugere que ali foi o túmulo do sacerdote Zacarias do Templo, pai de João Batista.
Esta situação levou a uma confusão com o visinho “Túmulo de
Zacarias “, o profeta, que se acredita-se ser de uma figura muito mais anterior, o
profeta Zacarias ben Jehoiada(filho de jeoiada).
Segundo uma tradição mulçumana sem base alguma, alí estaria sepultado um dos faraós.
eu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” 2 Samuel 18:18 Existia também uma antiga tradição entre os judeus de Jerusalem, que os pais quando queriam educar os seus filhos, os traziam junto ao Pilar de Absalão e apedrejavam so pilar diante dos filhos para os ensinar o que acontece com filhos que se levantam contra os pais. Yad Avshalom existia nos dias de Flavio Josefo. No início do século XX, considerava-se como sendo tumba de Alexander Jannaeus, rei da Judéia 103-76 BCE. No entanto, arqueólogos têm agora o túmulo datado como sendo do primeiro século CE. Em 2003, uma das inscrições em uma das paredes do monumento foi decifrada. Pode-se lrê, “Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo pai, o pai de João. “Isto sugere que ali foi o túmulo do sacerdote Zacarias do Templo, pai de João Batista. Esta situação levou a uma confusão com o visinho “Túmulo de Zacarias “, o profeta, que se acredita-se ser de uma figura muito mais anterior, o profeta Zacarias ben Jehoiada(filho de jeoiada). Segundo uma tradição mulçumana sem base alguma, alí estaria sepultado um dos faraós.
Os pesquisadores Gordon Franz e Gabriel Barkay apresentaram recentemente um documento em Jerusalém sugerindo que Pilar de Absalão no Vale do Cedron pertencia na realidade ao Rei Herodes Agripa (Atos 12:20-23). As conclusões foram feitas após os estudos da forma arquitetônica da construção, muito semelhante ao do túmulo de Herodes o grande na região do Herodium no deserto da Judeia. Herodes por sua vez não foi sepultado em Jerusalém devido ao ódio que os judeus tinham por ele, mas seu neto, Agripa, foi muito considerado por todos os judeus em sua época.
A questão de quem realmente é o chamado Pilar de Absalão talvez nunca seja solucionada, mas por enquanto, é assim que continuaremos a chamá-lo.
- See more at: http://www.arqueologia-biblica.com/o-pilar-de-absalao/#sthash.Nfxytxv7.dpuf

Um comentário:

  1. é com a fé em cada um e os olhos bem abertos sentiremos que deus nunca se afasta de seus filhos ele nos ama . E nos será que nos amamos e adoramos , DEUS? sim é Isso que ele deseja de cada um um amor Sincero para podermos entrar com ele com jesus na porta da mísericórdia para termos o encontro com a Mãe que nos defende do laço do inimigo . Amemo-nos e Perdoemo-nos

    ResponderExcluir