Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

8 de fevereiro de 2014

O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS NOS TEMPOS BÍBLICOS

 
 
“O impulso básico do povo de Israel na busca do conhecimento era um forte desejo de seguir a Deus. Eles reconheciam que se quisessem comunicar sua fé de uma geração para outra, teriam que saber ler.” (COLEMAN,1991)
 
Embora seja uma instituição relativamente moderna, a gênese da EBD remonta aos tempos bíblicos.
Haveremos de descortiná-la nos dias de Moisés, nos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, na época de Esdras, no período do ministério terreno do Senhor Jesus e na Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a EBD. Dos doutores e mestres do Antigo Testamento não somos apenas herdeiros; eternamente devedores é o que sempre seremos.

1. Nos dias de Moisés.
Além de promover o ensino nacional e congregacional de Israel, Moisés deu muita importância a instrução doméstica. Aos pais, exorta-os a atuarem como professores de seus filhos: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinaras a teus filhos, e delas falaras sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar- te" (Dt 6.7). As reuniões públicas recebiam igual incentivo: "Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir" (Dt 31.12,13).

2. No tempo dos reis, profetas e sacerdotes.
Vários reis de Judá, estimulados pelos profetas, restauraram o ensino da Palavra de Deus, encarregando desse mister os levitas. Eis o exemplo de Josafá: "No terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaias, para ensinarem nas cidades de Judá; e com eles os levitas Semaias, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jonatas, Adonias, Tobias e Tobadonias e, com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo" (2 Cr 17.7-9). O rei Josafá incumbiu vários príncipes do ensino da Lei de Deus. Que iniciativa maravilhosa! Príncipes a serviço da educação! Se os governantes de hoje seguissem o exemplo de Josafá, tenho certeza de que o mundo haveria de vencer todas as suas dificuldades. Infelizmente, os poderosos não desejam que seus filhos tenham as luzes do saber divino. Aos pastores, todavia, cabe-nos promover a educação da Palavra de Deus a fim de que, brevemente, possamos mudar os destinos desta nação.

3. Na época de Esdras.
Foi Esdras um dos maiores personagens da história hebréia. Ele é considerado o primeiro pedagogo descrito nas Escrituras Sagradas. Entre as suas realizações, acham-se o estabelecimento das sinagogas em Babilônia, o ensino sistemático e popularizado da Palavra de Deus na Judéia e, de acordo com a tradição, o estabelecimento do cânon do Antigo Testamento. Provavelmente foi ele também o autor dos livros de crônicas, Neemias e da porção sagrada que leva seu nome. Nascido em Babilônia durante o exílio, viria ele a destacar-se como escriba e doutor da Lei (Ed 7.6). Segundo a tradição judaica, a sinagoga foi estabelecida por Esdras durante o exílio babilônico. Como os judeus estavam longe de sua terra, distantes do Santo Templo e afastados de todos os rituais do culto levítico, Esdras, juntamente com outros escribas e doutores, resolveram fundar a sinagoga. Funcionava esta não somente como local de culto como também servia de escola as crianças. Foi justamente no âmbito da sinagoga que a religião hebréia pode manter-se incontaminada numa terra tão idólatra. A EBD, como hoje a conhecemos, tem muito da antiga sinagoga. Dedicam-se ambas ao ensino relevante e popularizado da Palavra de Deus. Já na Terra de Promissões, Esdras continuou a ensinar a Palavra de Deus aos seus contemporâneos. Em Neemias 8, deparamo-nos com uma grande reunião ao ar livre: Leiamos. Como seria maravilhoso se as igrejas, hoje, se reunissem ao ar livre para ler e ensinar a Palavra de Deus!

4. No período do ministério terreno do Senhor Jesus.
Foi o Senhor Jesus, durante o seu ministério terreno, o Mestre por excelência. As multidões reconheciam sua grande habilidade para ensinar e comunicar. Um aspecto muito importante do ensino de Jesus era que ele, ao contrário dos escribas, falava com autoridade (Mt 7. 28,29). Em pelo menos 60 ocasiões, Jesus é chamado de Mestre nos evangelhos. Jesus não se limitava a ensinar nas sinagogas. Ensinava nas casas, nas mais esquecidas aldeias, a beira mar, num monte e até mesmo no Santo Templo. Ele não perdia tempo; sempre encontrava ocasião e oportunidade para espalhar as boas novas do Reino de Deus. Cristo empregou diversos métodos de ensino. Uma de suas principais características foi sua grande habilidade como narrador. Suas parábolas são exemplo disso. Ele contava histórias interessantes para aclarar bem a mensagem. Outro ponto alto de seu método era o emprego de lições objetivas. Suas mensagens eram cheias de ilustrações tiradas da natureza, de fatos que ele citava ou mostrava. Ovelhas e pastores, figueira, moeda, serviam para tirar muitas lições. Algumas vezes Jesus pregava; em outras, fazia perguntas aos seus seguidores. Antes de ascender aos céus, onde se acha a destra de Deus a interceder por todos nós, deixou com os apóstolos estas instruções mais que explicitas: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, ate a consumação dos séculos" (Mt 28.19.20).

5. Na Igreja Primitiva.
Do que Lucas registrou em Atos dos Apóstolos, é fácil concluir: os discípulos seguiram rigorosamente as ordens do Senhor Jesus Cristo. Começaram a ensinar em Jerusalém, doutrinaram toda a Judéia, evangelizaram Samaria, percorreram as regiões vizinhas a Terra Santa. E, em menos de 30 anos, ei-los a falar do Senhor Jesus Cristo na capital do Império Romano "sem impedimento algum" (At 28.31). Se a Igreja cresceu, cresceu ensinando a Palavra de Deus a toda a criatura; se expandiu, expandiu-se evangelizando e discipulando. Sem o magistério do Evangelho, inexistiria a Igreja de Cristo.

O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS NO PERÍODO POSTERIOR AO NOVO TESTAMENTO
Antes de resumir a história da EBD, é necessário recordar os grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus. É desnecessário dizer que, em todos os empreendimentos educacionais da Igreja, esteve sempre o binômio: integração e crescimento. Não poderíamos esquecer-nos dos chamados pais da igreja e quantos lhes seguiram o exemplo e os inestimáveis préstimos. Temos de lembrar-nos de Agostinho, que jamais desprezou o discipulado. E o que dizer do Dr. Lutero? O grande reformador do século XVI, apesar de seus grandes e inadiáveis compromissos, ainda encontrava tempo para ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhes escreveu. De uma forma ou de outra, foram esses piedosos servos de Cristo abrindo caminho até que a EBD adquirisse os atuais contornos. 


FONTE:
http://magnamosser.blogspot.com.br/2011/03/o-ensino-da-palavra-de-deus-nos-tempos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário