Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

14 de fevereiro de 2012

O que é uma seita? Quais igrejas são seitas? Como identificar uma seita?



Certamente você já fez uma destas perguntas. Vamos as respostas:

Seita é um grupo religioso, político, ou de qualquer outro aspecto que contraria os ensinos bíblicos essenciais, os fundamentais.

Na Bíblia temos ensinos fundamentais tal como: A Santíssima Trindade; quem é Jesus Cristo; a salvação gratuita pelo Sangue de Cristo; a Santa ceia; a adoração verdadeira a Deus; a Bíblia; e outros aspectos fundamentais, e qualquer grupo religioso que contraria estes ensinos, são considerados seitas.

As seitas, tem por característica, aumentar, diminuir, dividir ou multiplicar os ensinos bíblicos, e a isso chamamos de heresia. Então, para descobrirmos uma seita, é fácil: Basta fazermos um cálculo matemático.

Muitas seitas dizem crer na Bíblia, mas tem por costume, "recortarem" os trechos bíblicos, ou seja, quando a Bíblia parece defender a doutrina deles, eles usam satisfeitos alguns trechos bíblicos, mas quando a Bíblia contraria os seus ensinos, eles logo o deixam de lado, partindo para seus escritos como folhetos, livrinhos, etc.

O estudo sobre as seitas é essencial (apologética), pois muitas das heresias por eles ensinadas estão entrando nas igrejas, e isso vai conduzindo o povo ao mesmo engano.

As seitas tem também como características, fazer uma limpeza na mente de seus adeptos, o que faz com que eles não pensem na possibilidade de estarem enganados.

Normalmente, as seitas dizem que somente eles têm o verdadeiro ensino, e dizem que somente eles salvam, e que as outras igrejas estariam enganadas, então este fator também nos ajuda a encontrar as seitas!

As seitas recortam tanto a Bíblia, que algumas (adventistas do sétimo dia e testemunhas de Jeová),dizem não haver inferno ou condenação eterna aos rebeldes; algumas chegam ao absurdo de dizerem que o céu já estaria lotado, sendo que os 'salvos' ficariam na terra! Como o céu poderia estar lotado sendo que na Bíblia há diversas citações de multidões incontáveis no céu, como em Apocalipse 19:01 ?

Outras (os católicos) dizem haver um local intermediário em que as pessoas ficariam ali “purgando” seus pecados até um dia dali saírem, tudo muito estranho na Bíblia. Outros (os mórmons) acreditam que vão reencarnar até um dia sumirem, já outros acreditam que um dia serão como deus, e até um deus.

Muitas seitas dizem crer na Bíblia, mas usam livros intermediários, ou a "tradição", e em alguns momentos invalidam a Bíblia.

Vamos ler o que a Bíblia diz sobre as seitas e heresias:

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mateus 07:15.

"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." I Timóteo 04:01.

A Bíblia diz que alguns entram nas igrejas, e introduzem quietamente as suas heresias:

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição." II Pedro 02:01.

A Bíblia alerta para não crermos em qualquer coisa:

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." I João 04:01.


Mas e quando existem sinais milagrosos na seitas?

É muito comum encontrarmos os adeptos de seitas fazendo boas obras de caridade, doando alimentos e vestimentas, e até mesmo sinais milagrosos no meio dos mesmos, mas vamos mais uma vez consultar a Bíblia:

"Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira" II Tessalonicenses 02:09.

A Bíblia diz que satanás se disfarça:

"E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." II Coríntios 11:14.

A Bíblia ainda diz que surgirá uma besta que fará muitos sinais:

"Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens." Apocalipse 13:13.

"porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos." Mateus 24:24.


Os evangélicos também são chamados de seita, seria isso verdade?

Quero em primeiro lugar deixar claro que muitas igrejas que se dizem evangélicas, não tem o Evangelho como única fonte de fé, sendo as mesmas seitas que estão disfarçadas, portanto, quando você for escolher uma igreja para frequentar e ser membro, tome cuidado.

Muitas dessas igrejas, gostam de dar objetos que dizem ser sagrados para o povo, tais como: sabonete para lavar pecado, jogam sal na igreja ou nas ruas, fogueira "santa", vassoura para varrer o diabo, panos ungidos, e coisas semelhantes as estas, visto que somente o Sangue de Jesus nos lava dos pecados ( I João 01:07 / Apocalipse 22:14), e somente o Nome de Jesus expulsa os demônios (Marcos 16:17).

Mas graças a Deus que existem muitas igrejas que verdadeiramente são fieis a Jesus e realmente estudam a Bíblia, igrejas que não correm atrás de "novidades" ou coisas estranhas que surgem no dia-a-dia. Igrejas que não manipulam os membros, e nem praticam o comércio nos templos. 

Mas vamos a pergunta: São os evangélicos protestantes uma seita?

A resposta é não! Pois nós não temos nenhuma outra literatura que consideramos como santa e fonte de fé, nós cremos unicamente na Bíblia, e por isso não somos uma seita! Nós cremos que Cristo morreu por nós, e por isso temos o acesso a salvação gratuita (Efésios 01:08).

Mas não é de hoje que nos chamam de seita, o apóstolo Paulo falou sobre isso:

"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas" Atos 24:14.

Então, nós também somos reputados como membros de uma seita, mas perceba no versículo acima, que a palavra caminho, está em maiúsculo, ou seja, nós não temos vários caminhos, não queremos saber de Kardec, Ellen G. White, Joseph Smith, Charles T. Russell, John S. Scheppe, Christian Rosenkreuz, Iuri Thais, Alziro Zarur, papas, padroeiros e santos, Ahmadi, Buda, Maomé, falsos cristos e falsos profetas, mas o Caminho ao qual seguimos é o único que conduz a salvação: Jesus!

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:06.

Ninguém chegará a Deus seguindo as pessoas apresentadas acima ou qualquer outra, mas chegará a Deus, somente que serve ao único Deus!

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Coríntios 03:11.

Veja o que a Bíblia diz:

"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!" Apocalipse 01:07

Os ateus vão lamentar, pois Cristo vive! Os budistas vão lamentar, pois buda morreu e acabou! Os kardecistas e espíritas vão lamentar, pois descobrirão que a reencarnação é um engano! Os seguidores de Maomé e Ahmadi, irão lamentar muito, pois descobrirão que Jesus morreu por nós, e que Ele foi traspassado pelas nossas iniquidade e eles creram numa mentira! Todos os adeptos de seitas irão chorar muito, pois Cristo reina!

Alguns exemplos de seitas:

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons); espiritismo; catolicismo; budismo; rosa cruz; teosofia; ciência Cristã; seicho-no-ie; perfecty liberty; igreja messiânica; hare krishma; santo daime; adventistas do sétimo dia; testemunhas de Jeová; igrejas unicistas; e muitas outras...

Como podemos perceber, muitas dessas seitas tem um nome que parecem ser boas, mas se formos analisar as doutrinas que elas ensinam, veremos que elas contrariam totalmente a Bíblia, portanto são seitas que ensinam heresias.

Deixamos claro que não atacamos ou julgamos os adeptos, mas a seita, pois não podemos julgar a ninguém (Mateus 07), mas podemos e devemos julgar as seitas:

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as." Efésios 05:11.

Quer um arsenal para refutar as seitas e heresias? - www.noticiasdoevangelho.net/livros


Um comentário:

  1. Bom dia!!Que possamos sempre vigiar! Tenha um dia abençoado! Bjs

    ResponderExcluir