Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

15 de novembro de 2011

Uma introdução à Cronologia do Mundo Bíblico



O que é Cronologia?
A Cronologia (do grego cronos=tempo; logia= estudo, tratado) é a Ciência que estuda as divisões do tempo e a determinação da ordem e sucessão dos acontecimentos. A Cronologia Bíblica é uma especialização desta ciência e visa a identificação cronológica, ou seja, por datas organizadas, dos eventos narrados na Bíblia.

Também chamamos de cronologia a uma espécie de classificação, tabela ou lista de acontecimentos na ordem do tempo. Vejamos, como exemplo, a cronologia do reinado dos reis de Judá desde a Morte de Salomão, quando o Reino de Israel é dividido, até a conquista de Judá pelos babilônicos:


 
Calendário Cristão:
Você deve ter percebido que as datas apresentadas na Cronologia ao lado que estão em ordem decrescente, ou seja, do número maior para o menor. Por que isto acontece?

No decorrer da História, os diversos povos foram criando formas de contar o tempo e guardar na memória a data dos fatos mais importantes. O método mais comum era utilizar os anos de governo de um rei. Este é o método usado, por exemplo, no livro de Daniel (Daniel 8:1), Mateus (Mateus 2:1), Jeremias (Jeremias 1:1), dentre muitos outros. Também poderiam ser usados como referência para contar o tempo acidentes naturais, como terremotos (Amós 1:1); acontecimentos políticos, como o exílio (Ezequiel 1:1); festas, como o Pentecostes (Atos 2:1); grandes construções, como o Templo de Jerusalém, II Crônicas 8:1) etc.

Durante a Idade Média, porém, um monge resolveu simplificar a forma de contar o tempo. Ele criou um sistema de contagem de tempo que possuía como ponto central o nascimento de Cristo, que ele considerou como ano 1. Assim, tudo o que ocorrera antes ou depois do nascimento de Cristo era contado tomando como referência esta data. Assim, como Herodes começou a reinar na Palestina 37 anos antes de Jesus nascer, a data do início de seu reinado é o ano 37 aC. Já a conversão de Paulo, ocorreu 34 anos depois do nascimento de Jesus, logo, a data deste acontecimento é 34dC. Veja o gráfico:

Nascimento de Cristo

________!__________________*_________________!______
     37                                            1                                     34
Acontecimentos antes do nascimento de Cristo= aC 
Acontecimentos depois do nascimento de Cristo= dC

É por isso que na Cronologia Cristã, que é a adotada atualmente em quase todo o mundo, as datas antes do nascimento de Cristo sempre vão diminuindo e, depois, aumentando. Neste sentido, Salomão morreu em 931 aC porque morreu 931 anos antes de Jesus nascer e estamos no ano 2000, porque estamos vivendo 2000 anos depois do nascimento de Cristo.

Geralmente usamos somente a sigla aC, para alertar que estamos falando de datas anteriores ao nascimento de Cristo, já que estas menções são mais raras. No dia a dia, como a maioria das datas a que fazemos referência são de acontecimentos posteriores ao ano 1, acabamos por abolir a sigla dC.

Panorama Cronológico do Antigo Testamento:

Não poderemos incluir, aqui, uma cronologia completa de todos os acontecimentos do Antigo Testamento. O que faremos a seguir é apresentar os principais períodos da História Bíblica, dos Patriarcas a volta do Exílio Babilônico, cerca do V século aC. Faz-se importante ressaltar que muitas destas datas são incertas, já que se referem a acontecimentos muito antigos, sobre os quais há poucas informações na Bíblia ou fora dela, e que, portanto, torna-se muito difícil organizá-los em uma Cronologia.

Época dos Patriarcas - Os primeiros acontecimentos Históricos narrados na Bíblia, ou seja, possíveis de serem datados, remontam à Abraão, por volta de 1850 aC. Com ele se inicia o período conhecido como Época dos Patriarcas. Este período, que finaliza por volta de 1778 a 1610 aC., compreende, desde a instalação dos Patriarcas em Canaã até o seu deslocamento para o Egito.

Permanência no Egito - É provável que os hebreus tenham permanecido no Egito até 1250 aC. Ali o povo cresceu muito e chegou a ser escravizado.

Êxodo - Segundo os estudiosos, a saída dos hebreus do Egito ocorreu por volta de 1250 aC.

Instalação na Palestina - A chegada dos hebreus em Canaã aconteceu cerca de 1230 aC. Este povo levou mais ou menos dois séculos conquistando e organizando-se neste território. Este período, que finaliza com a unção de Saul como rei por volta de 1030 aC, também é conhecido como Época ou período dos juízes.

Reino de Israel - Este período abarca os reinados de Saul (1030-1010 aC.), momento de transição da organização em tribos para o sistema monárquico; de Davi (1010-971 aC), etapa de grandes campanhas militares; e de Salomão (971-931 aC), época de grande estabilidade e riqueza, quando é criada uma corte em Jerusalém.

Reino Dividido: Judá e Israel - Após a morte de Salomão, as tribos do norte se separaram, criando o reino de Israel ou do Norte. Este reino possuía uma área geográfica maior e era mais rico que o reino do Sul ou de Judá. Porém, politicamente era instável, ao contrário do de Judá, que continuou governado pela dinastia de Davi. O Reino de Israel iniciou-se com o reinado de Jeroboão I, após a morte de Salomão, em 931 aC, e se prolongou até 722 aC, quando este reino foi conquistado pelos Assírios. Já o reino de Judá, também inaugurado após a morte de Salomão, teve como primeiro rei Roboão, seu filho, e prolongou-se até a conquista pelos babilônicos em 597 aC.

Exílio Babilônico - Muitos judeus foram deportados para a Babilônia, onde viviam organizados em comunidades. O exílio prolongou-se de 597 aC, momento em que foi realizada a primeira deportação, até 539 aC, quando o Império Babilônico chega ao fim após sua conquista pelos persas.

Volta do Exílio e reorganização de Judá - Em 538 aC Ciro, rei dos Persas, assina um edito que põe um ponto final ao exílio judaico na Babilônia. No ano seguinte, inicia-se a volta para a Judéia. Este período é marcado pela reconstrução das muralhas e do Templo de Jerusalém. Como a Judéia perdeu a sua autonomia política, os judeus passaram a ser organizados pelo grupo de sacerdotes e por governadores impostos pelos impérios que dominavam a região. Após o domínio persa, que finaliza em 331 aC, a Judéia passa a ser controlada pelos gregos.

Conclusão:

A cronologia bíblica é um auxílio importante para os que querem conhecer melhor o texto bíblico, pois nos permite situar no tempo as personagens e os acontecimentos narrados na bíblia, bem como os próprios textos. Sem dúvida, quando temos o conhecimento de quando atuou, por exemplo, o profeta Ezequial, suas mensagens se tornarão muito mais compreensíveis para nós.

Um estudo cronológico não é um estudo histórico, já que o historiador tem preocupações bem diferentes das do cronógrafo, mas é um instrumental fundamental para conhecermos melhor a cultura e a história de um povo, em nosso caso, os povos mencionados no Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário