Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

1 de novembro de 2011

Símbolos do Dia dos Mortos (Dia dos mortos no México)

O Dia dos Mortos é celebrado anualmente no México, em 01 de novembro, coincidindo com a observação Católica do Dia de Todos os Santos. O Dia dos Mortos é uma exclusiva celebração mexicana, um festival cultural semelhante Halloween em muitos aspectos, mas com significado mais cultural e espiritual. O feriado combina elementos do catolicismo com o simbolismo Aztec antigo, e honra os espíritos dos antepassados ​​falecidos e entes queridos que se acredita para retornar à Terra para participar nas celebrações.
Descritos abaixo são alguns dos emblemas mais comuns desta festa cultural importante:

CalaveraJosé Posada / Domínio Público

Calaveras - Travessuras com mortos
Calaveras (caveiras) são provavelmente os emblemas mais reconhecíveis do Dia dos Mortos. Calaveras são caricaturas, mais comumente desenhos de caveiras ou esqueletos. Na maioria dos casos, calaveras são retratadas em cenários bem humorados, muitas vezes em cenas que descrevem as atividades tradicionais. Imagens comuns incluem igrejas, casamentos, músicos, dançarinos, políticos, policiais e soldados revolucionários. As Calaveras são frequentemente acompanhadas de "epitáfios" zombando de pessoas vivas e falecidas, sob a forma de poemas satíricos.
A imagem icônica da esquerda acima, vem do artista José Guadalupe Posada, cuja obra tornou-se parte integrante do dia das celebrações da morte, e que podem ter iniciado a tradição no século XIX. Ela é "Catrina", uma caricatura de uma mulher rica do século XIX, e ela zomba de quem leva os prazeres materialistas muito a sério.
Calacas
  Como Calaveras, Calacas são interpretações maliciosas de figuras esqueléticas. Calacas incluem máscaras de papel machê de crânios e figurinos de calaveras populares, como a Catrina. São itens populares para os turistas comprarem como souvenirs. Calacas às vezes são adornadas com os nomes dos falecidos.

Crânios de açúcar


Crânios de açúcar
Uma versão comum de Calaveras vem na forma de caveiras de açúcar, doces decorados de açúcar e ovos brancos que são trocados como presentes ou incorporados offrendas . 


Offrendas
   Talvez o emblema mais grave do feriado é o Offrenda, um altar em homenagem aos mortos. Offrendas são mais frequentemente criados em honra de seus ancestrais ou entes queridos, e contêm uma série de elementos tradicionais, muitos provenientes de tradições indígenas mexicanas:
  • Cruzes e outros símbolos religiosos, incluindo estatuetas de santos
  • Água, sagrada para a cultura indígena pré-colombiana, e um símbolo do batismo e da vida nova na Igreja Católica.
  • Sal, um agente conservante e de purificação.
  • Copal, um incenso nativo usado pelos astecas.
  • Velas, cuja luz guia os mortos.
  • Flores, particularmente a Cempazúchitl
   ou a flor dos mortos - a calêndula, sagrada 
 
para Mictlantecuhtli , o deus asteca da morte.
 
 
  • Ofertas de brinquedos e doces para as crianças, álcool e cigarros para os adultos. Oferendas de alimentos comuns incluem frutas e Pan de Muertos ,
Pan de Muertos  um pão doce em forma de ovo para assemelhar-se a caveiras e ossos.  
 
 
Papel Picado
Papel picado Papel picado, literalmente, significa "papel perfurado", e refere-se ao lacy, enfeites elaborados de tecido para decoração popular durante o feriado. Papel picado são criados a partir de camadas de tecido colorido (ou às vezes até mesmo de plástico), e apresentam muitos dos temas mesmo que para outro dia das decorações de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário