Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

6 de fevereiro de 2011

OBSTÁCULOS À ORAÇÃO RESPONDIDA

Obstáculos à Oração respondida

"Para que não se interrompam as vossas orações" I Pe 3:7

Isto quer nos dizer que nossas orações podem ser interrompidas. As promessas de Deus são condicionais. Para que alcancemos respostas positivas às nossas orações, há todo um caminho de obediência. Saiba hoje um pouco mais sobre o que pode bloquear a resposta às suas orações: 

1. Relacionamentos errados na família - 
I Pedro 3:7 -"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações". 
O não cumprimento dos deveres dos cônjuges um para com o outro, impede o fluir das orações. A vida conjugal deve ser posta diante de Deus. Quando as orações não estão sendo respondidas, pode haver falha no relacionamento. 

2. Espírito não perdoador 
- Marcos 11:25 - "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas". 
Nossas petições são ouvidas na base do perdão dos nossos pecados; mas Deus não deseja tratar conosco sobre tal base de perdão, enquanto nós guardamos o mal, com espírito de animosidade ou de vingança contra aqueles que nos ofenderam. Qualquer que guarda espírito de rancor ou mágoa contra alguém, fecha os ouvidos de Deus para sua própria petição, porque o desejo Dele é encontrar um coração liberado e entregue para o Seu agir. 

3. Contenda - 
Tiago. 3:16 - "Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins". 
A contenda é um comportamento gerado pela falta de perdão. Paulo declara que por causa de contendas Satanás pode tornar cristãos prisioneiros de sua vontade.
A ausência de contenda é a chave para afastar a confusão e o mal. Dê a Deus a oportunidade de criar um sistema de harmonia em volta de você e sua vida de oração começará a funcionar. 

4. Motivação errada - 
Tiago 4:3 - "pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres". 
Um sério obstáculo à oração é pedir a Deus coisas que realmente não necessitamos, com o propósito de satisfazer desejos egoístas. "Quer comais, quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus" (I Co 10:31). Podemos orar por coisas em linha com a vontade de Deus, mas se o motivo for errado, não haverá resposta. O propósito primeiro da oração deve ser a glória de Deus. 

5. Toda a forma de desobediência a Deus - 
Isaías 59:1-2 - "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça". 
Uma atitude de rebeldia ou desobediência à Palavra de Deus fecha os céus para nós. Qualquer pecado não confessado torna-se inimigo da oração. Uma vida de obediência, porém, abre o caminho à resposta de Deus "e aquilo que pedimos, d'Ele recebemos, porque guardamos os Seus mandamentos, e fazemos diante d'Ele o que Lhe é agradável" (1 Jo 3:22). 

6. Ídolos no coração - 
Ezequiel 14:3 - "Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?" 
Ídolo é toda e qualquer pessoa ou coisa que toma o lugar de Deus na vida de alguém. É aquilo que se torna o objeto supremo da afeição. Aquilo que mais ocupa o nosso pensamento. Deus deve ser supremo em nossa vida. 

7. Dúvida e incredulidade -
 Tiago 1:5-7 - "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa". 
A dúvida é ladra da bênção de Deus. A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus. A incredulidade é quando alguém sabe que há um Deus que responde às orações, e ainda assim não crê em Sua Palavra. E não crer nas promessas é duvidar do caráter de Deus. 

8. Indiferença à necessidade dos outros
 - Provérbios 21:13 - "O que tapa o ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido". 
Quantas vezes somos surdos ao clamor do pobre! Não é dar a todos os que pedem, isso às vezes se torna impraticável, e hoje em dia são tantos pedindo que não sabemos o critério que devemos ter, mas cada um de nós deveria ter um lugar, uma família, uma instituição, algo onde nós investimos cotidianamente. Não estamos falando de igreja, nem de dízimo, estamos falando de investir no pobre, se você não investe no pobre, você pede e não é ouvido, principalmente em questão de dinheiro. Dar ao vizinho que está em dificuldade, ao irmão carente. A Bíblia diz que se você tapar seus ouvidos ao pobre, quando você for clamar a Deus, Ele também tapará os ouvidos para você. É o princípio de semeadura e ceifa, se você plantou uma coisa você vai colher aquela mesma coisa. Plantamos insensibilidade, colhemos indiferença. 
Atente com cuidado para os princípios do Senhor. Avalie com sinceridade diante Dele cada um desses pontos. Recomendo a você que leu este artigo até aqui, a reler ponto a ponto em um espírito de oração, deixando o Espírito Santo sondar o seu coração. 
Rede Mundial de Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário