Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

2 de fevereiro de 2011

7 SINAIS DA SALVACAO



7 sinais da salvação


“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus(Romanos 8.16)”.

  Introdução: A salvação em Cristo Jesus para ser vivida em todo seu esplendor precisa ser sentida, ou não passaria de algo vago, sem razão de ser, um tiro no escuro.
  A nossa salvação pode até ser questionada pelos outros, mas se é bem resolvida dentro de nós, independente de qualquer coisa, termos paz.
  Poderíamos enumerar muitas características de um crente “autêntico” que, no entanto, poderiam ser imitadas. Mas há aquelas que subjetivamente nos faz sentir filhos de Deus. Destas queremos tratar agora. Estes são sinais inquestionáveis da certeza da salvação.

  1º Busca ao único Deus: A bíblia é bem clara em afirmar que uma pessoa não regenerada não busca a Deus (Romanos 3.11), portanto se do fundo do coração alguém reconhece sua situação de pecador, e clama por perdão ao Senhor quando peca, é um sinal positivo dos nascidos de novo. [Associações possíveis: João 6.37; Jeremias 33.3] 

  2º É liberto: Se alguém consegue virar as costas ao mundo em seus caminhos de pecado, pode considerar-se salvo, pois a “sagrada escritura” diz que um indivíduo não regenerado é escravo de Satanás e incapaz de fazer qualquer coisa pra se libertar (Efésios 2.1-3). Também é muito normal por causa disto, que muitas amizades de não crentes sejam perdidas. É preciso saber diferenciar relacionamentos inevitáveis e indispensáveis (1 Coríntios 5.11). [Associações possíveis: Tiago 4.4; João 8.31,36]

  3º Ama outros cristãos: O Senhor Jesus nos disse: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros (João 13.35). Existe “algo” que aproxima os crentes (1 João 3.14).

  4º A palavra de Deus fala ao coração: A compreensão de um não convertido referente às “escrituras” é muito básica. Quando olha para a bíblia aberta, muitas vezes não vê mais do que um livro abarrotado de letras, isto porque conforme ensina o apóstolo Paulo, só com o Espírito Santo se pode discernir as coisas espirituais (1 Coríntios 2.14). Há com certeza aqueles crentes dotados com o “dom” do ensino (Romanos 12.7), o que ajuda na edificação do Reino de Deus. Então se alguém não tem dificuldades em aceitar a palavra do Senhor como sendo algo verdadeiro, pode sentir-se salvo.

  5º Peca menos: A bíblia diz que não há homem que não peque (1 Reis 8.46; Eclesiastes 7.20; 1 João 1.10), porém, ao contrário dos incrédulos, o pecado incomoda aos salvos (Romanos 6.14; 1 João 3.6). A diminuição drástica de pecados, bem como a busca por perdão, é um sinal de novo nascimento. [Associação possível: 1 João 2.1,2]

  6º Desejo de adorar em coletividade: Se uma pessoa realmente gosta de ir à igreja ou de participar de reuniões de adoração, oração e louvor onde há a presença de irmãos, com o sincero desejo de estar em comunhão, pode sentir a alegria da salvação. Pois isto traz muita alegria (Salmo 122.1; Lucas 2.37; 24.53; Atos 2.46).

  7º Vontade de contribuir: Quando se sente alegria em contribuir com tempo, talentos e bens materiais na obra do Senhor, também é um bom sinal da salvação. Pois seria impossível a expansão do Reino de Deus sem esse atributo na vida do crente. O apóstolo Paulo em “Filipenses 4.17,18” se refere às ofertas doadas para ajudar no seu sustento, como um sacrifício que sobe até Deus como aroma suave e agradável, isto sem dúvida porque foi feito com alegria (2 Coríntios 9.7). E recomenda que sejamos firmes e abundantes na obra (1 Coríntios 15.58).

  Conclusão: Devemos aprender que na vida cristã, passamos por um processo de maturação, que independe de tempo de igreja. Embora como destaquem o apóstolo Paulo e o escritor aos hebreus, o ideal seria que crentes mais antigos fossem mais maduros (1 Coríntios 3.1,2; Hebreus 5.12,13). Porém isto não torna alguém mais ou menos salvo que outro. Portanto, não se deve confundir imaturidade com falta de fé. No final das contas o maior sinal da salvação na vida de um crente é a perseverança na fé (Mateus 24.13). Mesmo que venha a cair, optará pela morte a negar a fé que o faz esperar em Deus.
  Não tenho neste estudo a intenção de esgotar este assunto, mas acredito que um autêntico crente em Jesus, poderá responder positivamente a todas as “sete” questões levantadas a cima.
  Que Deus nos fortaleça até a volta de Cristo.

  Igreja Batista Central, Paulo Afonso, BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário