Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

31 de outubro de 2010

01 DE NOVEMBRO - DIA DE TODOS OS SANTOS - SÃO MEDIADORES?



    Segundo a doutrina do catolicismo, santos são aqueles indivíduos que viveram uma vida exemplar na terra e a quem a igreja católica determinou que estão certamente com Deus. Os santos são  conhecidos pelo martírio, virtude heróica, e milagres. Como resultado destes dons, católicos em todo o mundo rezam aos santos, e os honram celebrando seus dias festivos, mencionando-os de tempos em tempos na celebração da missa, colocando estátuas e pinturas deles, entesourando seus pertences mundanos, bem como seus restos físicos, e dando os nomes deles a seus filhos e a suas igrejas. 
    De acordo com a mesma doutrina, os santos podem interceder pelo homem. Isto não é bíblico. No Velho Testamento bíblico, três diferentes palavras hebraicas são traduzidas como "santo" ou "santos": qadosh, qodesh e qaddiysh. Estas palavras são variações da mesma palavra raiz. Em geral, o significado dessas palavras é santo, uma coisa ou lugar sagrado, bondoso, devoto, piedoso, bom, santo e anjo. Embora essas palavras, em algumas passagens, podem ser entendidas como anjos ou pessoas santas que já haviam morrido, a mesma palavra hebraica é usada para convidar seres humanos vivos a louvar a Deus (Salmo 34:10).
    No Novo Testamento, a palavra grega, "hagios", é traduzida "santo" ou "santos". Ela é definida como sagrado, puro, sem culpa ou religioso, consagrado, santo. Um santo é aquele que é separado do pecado e, portanto, consagrado a Deus, sagrado. Sob a nova lei, é também aparente que santos freqüentemente são pessoas consagradas, vivendo na terra. 
    A palavra "santo" no Novo Testamento parece ser sinônimo de "cristão".
    O processo pelo qual a Igreja Católica determina quem é santo é chamado canonização. O candidato tem que ter estado morto há pelo menos cinco anos antes que um processo de santidade possa ser oficialmente iniciado.Uma vez que uma pessoa é canonizada, os católicos ficam seguros de poderem rezar com confiança ao santo para que interceda com Deus em seu benefício. O nome da pessoa é acrescentado à lista de santos e é determinado um dia festivo no qual ela será honrada na celebração da Missa desse dia.
    Alguns santos são indicados como intercessores especiais junto a Deus em benefício de certas causas ou grupos de pessoas, os quais são chamados Santos Padroeiros.
    Existem santos para as mais diversas situações:
    O santo casamenteiro, o santo dos endividados, o santo das causas impossíveis, etc.. Tem um santo para cada dia do ano e como tem mais santos do que dias no ano, aqueles que sobraram foram encaixados no dia de todos os santos.
    Dizem, inclusive, que a mãe de Jesus, Maria, é advogada nossa. (Citado na reza Salve Rainha). Mas isso também não é bíblico. Quando a igreja romana prega estas coisas, ela joga por terra a grande verdade sobre Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, existe somente um advogado, assentado à direita de Deus: JESUS. Somente Ele pode interceder por nós. 
    •  Só Jesus pagou o preço pelos nossos pecados. - 1 Pedro 2:24 - levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
    • Jesus foi o único que pagou o preço pelos nossos pecados, sendo o único mediador entre nós e Deus?  -   I Coríntios 15:3 - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,  
    • Jesus foi o único a pagar por nossos pecados - Miquéias 7:19 - Tornará a apiedar-se de nós, subjugará as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
    • Somente por meio dele é que podemos nos tornar justos - Romanos 5:1 - Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.
      Só através de Jesus podemos ter a redenção. - Efésios 1:7. - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.
      • Jesus é o nosso único representante no céu - Hebreus 4:14 a 16 - Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.  
      •  Em nenhum outro há salvação. - Ezequiel 18:21 - Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.; João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; Atos 4:12 - E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
      Quando a pessoa coloca um santo como mediador, a verdade sobre Jesus é lançada por terra. Como Satanás não conseguiu vencer Jesus, ele tenta afastar-nos de Jesus.
      Nenhum personagem bíblico, apóstolo, profeta ou mesmo a mãe de Jesus, nem João, nem Pedro, ninguém pode ser nosso mediador, só Jesus.
      A idéia de que santos são indivíduos que morreram e se tornaram especialmente qualificados para interceder pelos vivos não é encontrada na Bíblia. Há, contudo, uma passagem nas Escrituras que mostra que os próprios santos estão necessitando de intercessão. Romanos 8:26 e 27 diz: "... mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que sonda os corações sabe quais são os desejos do Espírito, pois o Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus". As Escrituras indicam que Jesus e o Espírito Santo são capazes de fazer intercessão por nós junto ao Pai (Isaías 53:12; Romanos 3:34). Em Hebreus nos é dito que Jesus sempre vive para fazer intercessão pelo seu povo (7:25). Cristãos vivos devem orar uns pelos outros (Tiago 5:16; 1 Timóteo 2:1). A Bíblia não autoriza pessoas fiéis que viviam no passado que intercedessem por nós.
      A idéia de santos padroeiros também não é encontrada na Bíblia.
      O conceito de santos do catolicismo não é algo que possa ser apoiado pelas Escrituras. Em nenhum lugar na Bíblia encontramos santos descritos como indivíduos que depois da morte são elevados a uma posição mais alta no reino. Eles são simples crentes fiéis. De acordo com as Escrituras, todos os que são seguidores de Deus são santos.
      Não encontramos exemplo algum na Bíblia de pessoas que tenham orado aos santos ou os tenham venerado, e nem dá indicação alguma no sentido de que Ele deseja que o façamos. Por mais santas e virtuosas que tenham sido essas pessoas em vida, nada consta que Deus lhes tenha dado poder de intermediação junto a Ele. Nem tampouco que sejam dignas de adoração ou de prestação de culto. Ao contrário, pela Bíblia nos inteiramos de que os mortos não se comunicam com os vivos (Is 8.19). 

      A Escritura diz: Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto (Lucas 4:8).
      Encontramos, sim, ilustrações, tanto de homens como de anjos, recusando permitir que pessoas se ajoelhassem diante deles, e até ensinando que tal coisa não deveria ser feita: Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro e prostrou-se aos pés, adorando-o. Mas Pedro reergueu-o, dizendo: Levanta-te, pois eu também sou apenas um homem (Atos 10:25-26). Leia ainda Atos 14:13-15 e Apocalipse 22:8-9.
      O Apóstolo Paulo, um dos santos, explicou aos Filipenses que ele só poderia lhes ser de ajuda enquanto vivo (Filipenses 1:23-26).
      Na passagem bíblica em que Jesus relata a respeito do pobre Lázaro (Lucas 16:19-31), notamos claramente que os mortos não possuem poder, capacidade, permissão, possibilidades, meios, de se comunicarem com vivos.
      Na Bíblia o termo 'santos' é usado para descrever pessoas que ainda estavam vivas. Os escritos de Paulo na Bíblia usam esta palavra muitas vezes. Por exemplo: ...aos santos e fiéis em Cristo Jesus (Efésios 1:1). Ver também Efésios 1:15, 18; 2:19; 3:8,18; 4:12; 5:3 e 6:18. Ver também: Romanos 1:7; Atos 9:13, 32; 26:10. Isso deixa bem claro que a palavra santo era consistentemente usada no plural para referir-se aos grupos de cristãos normais.
      Os cristãos de Corinto eram santos (1 Co 1:2; 6:11; 14:34). Embora eles ainda possuíssem graves defeitos e pecados e Paulo não pudesse falar-lhes como a cristãos espirituais, mas a carnais (1 Co 1:11; 3:1; 6:5-8; 11:22).

      Jesus Cristo disse: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim. (João 14:6)

      Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens,
      Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos.
      (1 Timóteo 2:5-6a)



      Nenhum comentário:

      Postar um comentário