Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

27 de abril de 2019

O Cordeiro exaltado e o livro selado com sete selos



 

(Apocalipse, capítulo 5)

Continuando a visão, João viu na mão direita daquele que está assentado no trono (Deus Pai), um rolo (pergaminho) escrito por dentro e por fora. Esse livro representa o plano eterno de Deus, o decreto dele sobre todas as coisas. O fato de ter sido escrito por dentro e por fora significa que nada foi esquecido, nada foi omitido.

O livro selado por sete selos representa que, na visão, o livro está totalmente selado e ninguém no céu, nem na terra, nem mesmo debaixo da terra pode desatar os sete selos. Lembre-se que o número “sete” no Apocalipse é muito representativo no sentido de “totalidade”. João então se desesperou ao saber que ninguém seria capaz de abrir o livro.

Logo, João é consolado, pois o Leão de Judá, a Raiz de Davi, venceu e é capaz de abrir o livro e desatar os sete selos. O Cordeiro recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no Trono. Isso mostra que Jesus Cristo tem o livro da História em Suas mãos, e que, apenas através dele, a História faz sentido. A referência ao “Cordeiro digno de desatar os sete selos” significa que Ele é o único que revela e pode cumprir o plano de Deus.

O livro, agora aberto, demonstra que o universo é governado no interesse da Igreja, e o propósito redentivo passa a ser conhecido, de forma que o plano de Deus é executado no decorrer da História. Deus governa o universo por meio do Cordeiro.

O Cordeiro é descrito como quem “parecia ter estado morto“, e isso representa a Sua marca, a vitória conquistada na cruz. Ele possui sete chifres. Chifres em toda a Bíblia simbolizam poder e força, bem como o número “sete” no Apocalipse representa algo completo.

Assim, Ele é totalmente forte e poderoso, Ele é onipotente. Ele também possui muitos olhos que simbolizam Sua onisciência. Ele está de pé no meio do trono, ou seja, Ele tem autoridade e poder e o livro da História está nas mãos dEle. Tanto para a Igreja perseguida da época, quanto para nós, à certeza de que nosso Deus tem todo o controle em Suas mãos é algo extraordinário.

Cristo, na sua ascensão ao céu, foi coroado e recebeu autoridade para governar todo o universo, segundo o decreto eterno de Deus. Ele recebeu do Pai o reino, Ele foi exaltado, e lhe foi dado um nome que é sobre todo nome (Sl 2; Sl 110; Dn 7:9-14; Lc 19:12; Hb 2:8-9; Fp 2:6-11). A coroação do Filho não implica que o Pai deixou o trono, mas que Ele se assenta juntamente com Seu Pai (Ap 22:1), pois Ele é igualmente e totalmente Deus.

Assim que o Cordeiro pega o livro e assume o reino, ocorre uma explosão de adoração. Os quatro seres viventes e os anciãos se prostram diante dEle. Cada um dos vinte quatro anciãos possui uma harpa, um instrumento de música usado no louvor, e taças de ouro repletas de incenso, que simbolizam as orações dos santos. Eles cantavam um novo cântico:
Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.
Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.

(Apocalipse 5:9,10)
Os milhares de milhares e milhões de milhões de anjos rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos. Em alta voz eles cantavam:
Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!
(Apocalipse 5:12)
A cena final descreve uma adoração total. Todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar diziam:
Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!
(Apocalipse 5:13)
Para nós, Igreja de Cristo, a mensagem é muito clara. Nós somos invencíveis! Fomos comprados pelo Cordeiro, e o Cordeiro tem o livro da História em Suas mãos. Certamente somos mais que vencedores!


https://estiloadoracao.com/a-visao-do-trono-de-deus-em-apocalipse/


Nenhum comentário:

Postar um comentário