Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

11 de julho de 2018

10 casos de mulheres estéreis mencionados na Bíblia


Na imagem, Rebeca da de beber ao Damasceno Eliezer, mordomo de Abraão
https://www.filhosdeezequiel.com/wp-content/uploads/2015/11/mulheres-est%C3%A9reis.jpg



A esterilidade é um problema que afligiu muitas mulheres na Bíblia. Veja 10 casos de mulheres bíblicas que não conseguiam ter filhos.

1°. Sara (Gênesis 16.1)
Ainda quando se chamava “Sarai”, a esposa de Abrão (que posteriormente se chamou Abraão) não podia ter filho (s), mas eles estavam debaixo da promessa de Deus que havia prometeu a Abraão um filho. Esta promessa se cumpriu, como nos relata Gênesis 21.1 e 2, quando Deus visitou a Sara e esta concebeu a Isaque.

2°. Mulher de Abimeleque (Gênesis 20.18)
Abraão e Sara, sua mulher, peregrinaram na terra de Gerar, cujo rei era Abimeleque. Abraão decidiu omitir o casamento com Sara, dizendo somente que eles eram irmãos. Abimeleque tomou Sara para si e por este motivo Deus fechou a madre de sua mulher, cujo a Bíblia não cita o nome; mas antes que ele tocasse em Sara, Deus apareceu ao rei em sonho para avisá-lo que o mataria, mas O próprio Deus teve misericórdia dele, pela sua sinceridade. Depois de Abraão e Abimeleque discutirem e se acertarem, Abraão orou “e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos. Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão” (Gênesis 20.17,18).

3°. Servas de Abimeleque (Gênesis 20.18)
A história aqui é a mesma relatada anteriormente. A Bíblia não relata a quantidade de servas de Abimeleque. Assim como a mulher de Abimeleque foi impedida de ter filhos pelo fato citado, as servas da casa do rei também foram acometidas do mesmo problema, ou seja, também tiveram suas madres fechadas. Após a oração de Abraão, Deus as sarou, abrindo suas madres e as mesmas tiveram filhos (Gênesis 20.17,18).

4°. Rebeca (Gênesis 25.21)
Isaque, filho do patriarca Abraão, e sua esposa Rebeca também depararam com a mesma situação que Abraão e Sara enfrentaram. Rebeca sua mulher era estéril, mas Isaque orou insistentemente a Deus, que ouviu sua oração e Rebeca concebeu a Esaú e Jacó (Gênesis 25.21).

5° Raquel (Gênesis 30.1)
Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão, e sua esposa, Raquel, foram mais um casal seguido na linhagem que passaram pelo mesmo problema. Raquel era estéril e tinha inveja de sua irmã Lia por ela ter tantos filhos e ela nenhum, a dor era tanta a ponto dela dizer a Jacó: “Dá-me filhos se não morro” (Gênesis 30.1). Jacó já inteirava onze filhos (10 homens e 1 mulher), quando Deus se lembrou de Raquel, abrindo sua Madre (Gênesis 30.22). Raquel teve dois filhos: José e Benjamin.

6° Mãe de Sansão (Juízes 13.2)
A mãe de Sansão, cujo nome a Bíblia não relata, também era estéril. As Sagradas Escrituras nos contam que o anjo do Senhor apareceu a ela e disse-lhe: “Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.” (Juízes 13.3). Ela concebeu a Sansão.

7° Ana (I Samuel 1.2)
Elcana tinha por esposas Penina e Ana. Penina tinha filhos, porém Ana não podia ter filhos, pois era estéril. Ana fez um voto a Deus que dizia o seguinte “Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (I Samuel 1.11). Perseverando em oração (v.12), Deus à atendeu e Ana concebeu a Samuel.

8° Mical (II Samuel 6.18-23)
Diferentemente dos casos anteriores em que se encontram mulheres estéreis que foram curadas por Deus, neste caso, encontramos uma mulher por nome Mical que não era estéril, mas se tornou estéril. Isso porque Mical, esposa de Davi, desonra-o, como relata os versículos citados de II Samuel 6. 18-22. “E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte“ (II Samuel 6.23)

9° A mulher sunamita (II Reis 4.14)
Esta sunamita, cujo nome a Bíblia também não cita, não tinha filhos. A Bíblia não deixa claro se ela era estéril, somente nos diz que “ela não tem filho, e seu marido é velho” (II Reis 4.14). Alguns estudiosos acreditam que ele é estéril. Eliseu a chama e diz a ela: “A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. ” (2 Reis 4.16) e assim sucedeu. Ela concebeu a um filho “no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera “ (II Reis 4.17).

10° Isabel (Lucas 1.7)
Isabel também era estéril e tanto ela, quanto seu marido Zacarias, já eram avançados em idade. Ambos eram justos perante Deus (Lucas 1.6). o Anjo do Senhor apareceu a Zacarias e disse-lhe: “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João… “ (Lucas 1.13). Isabel concebeu a João Batista.

Com ideias de vários autores
http://www.revistamda.com/conheca-10-casos-de-mulheres-estereis-mencionadas-na-biblia/



Nenhum comentário:

Postar um comentário