Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

6 de maio de 2018

"Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante". O que isto significa?



Resultado de imagem para Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. O que isto significa?


Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante.."

JESUS NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE DINHEIRO OU OFERTAS.

Isolando esse versículo teremos graves problemas. Pois o ensinamento essencial de Jesus será descartado na passagem!

Vamos ao contexto:

Entre os versículos 27 e 31, Jesus adverte contra o sentimento vingativo, seguido com um ensino sobre a importância do amor ao próximo (vers. 32-36) e um alerta a respeito do julgamento imprudente (vers. 37,38). É justamente nessa última parte onde encontramos a frase da qual estamos falando.

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo (Lucas 6:37,38).

Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. O que isto significa?

Quando Jesus usou a expressão “boa medida, recalcada, sacudida e transbordante“, ele estava se referindo a figura de um mercado de cereais do Oriente Médio, mas também pode ser perfeitamente entendida com algo que todos nós conhecemos muito bem.

Quando é posto um determinado produto numa vasilha até a borda, apesar da vasilha parecer estar repleta com sua capacidade máxima, na verdade há ainda muito espaço nela. Para garantir que realmente a capacidade máxima da vasilha esteja sendo utilizada, é preciso “sacudir” e “prensar” o produto nela, completando-a com mais produto até que este se derrame pelas bordas da vasilha. Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante.

Jesus ainda vai mais além dizendo que a medida transbordante "lhe será derramada em seu colo". Isso é uma referência à algibeira, uma pequena bolsa costurada na roupa abaixo da cintura muito utilizada na época e que podia carregar uma boa quantidade grãos.

Com tudo isto, o que Jesus está dizendo é que quem dá generosamente, também receberá generosamente, com principal ênfase ao julgamento que nossas próprias ações nos levam a ser submetidos, isto é, "porque de acordo com a medida com que vocês medirem é que por sua vez serão medidos".

Obviamente essa passagem não se refere especificamente a ofertas e contribuições, mas a algo ainda mais abrangente, isto é, o nosso padrão de vida e a forma com que nossas ações demonstram a generosidade esperada por um seguidor de Cristo diante das obrigações que temos tanto com o reino de Deus quanto com a necessidade de outras pessoas.

Em suma, seria assim. Recebi, mas em troca darei algo muito mais trasbordante. Se recebi ofensa, maledicência, maldade, desprezo e etc... darei o meu PERDÃO e minha GENEROSIDADE. O Texto fala sobre misericórdia, julgamento, condenação e perdão. Ele quer que sejamos generosos com o próximo, inclusive no perdoar! Perdoar de maneira TRANSBORDANTE. É isso que Jesus está ensinando nesta passagem.

Acrescentando: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles." (Mateus 7:12)

Veja este mesmo texto escrito em outra tradução:
"Não bombardeiem de críticas as pessoas quando elas cometem um erro, a menos que queiram receber o mesmo tratamento. Não pisem nos que estão por baixo: a situação pode se inverter. Tratem todos com bondade, e a vida será muito melhor. Entreguem a vida! Vocês a receberão de volta, e não só isso: o retorno será cheio de recompensa e de bênçãos. Dar é o caminho, não ganhar. Generosidade produz generosidade." (Lc 6:37,38 – versão A Mensagem).



FONTE:
Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário