Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

24 de dezembro de 2017

O Cristão pode comemorar o natal?


Resultado de imagem para natal de jesus


Na Bíblia, não encontramos nada relativo a uma ordenança ou proibição quanto à comemoração do natal por parte do povo de Deus, porém, encontramos versículos que nos levam a compreender a ressalva de uns e a tranquilidade de outros.

Em primeiro lugar vamos tentar entender por que algumas pessoas não aceitam o cristão comemorar o natal. A primeira justificativa é o fato de não haver base bíblica para afirmar que Jesus nasceu em 25 de dezembro.

A segunda é a alegação que essa data foi escolhida em homenagem ao Deus sol em comemoração ao solstício de verão, outra alegação ainda é a questão dos enfeites que são utilizados nessa festa e para finalizar tem a questão da comilança e troca de presentes que são atribuídas a práticas pagãs.

Esses argumentos são fortes, porém, biblicamente o que encontramos são questões relacionadas à adoração a deuses pagãos relacionados às árvores: “Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram”. (Oséias 4:13) ou ainda Deuteronômio 12:2, 2 Reis 17:9-10, Isaías 57:4-5.

De fato trazem uma condenação à ação de qualquer tipo de adoração, ofertas ou rituais sob as arvores, porém, o máximo que estes textos conseguiriam, seria comprovar a inadequação do uso de arvores de natais como forma de enfeite por se tratar de uma referência a uma prática de adoração pagã.

Em contra partida, o fato de Jesus, não ter de fato nascido no dia 25 de dezembro, não impede a humanidade que escolher essa data para fazer menção a seu nascimento, desde que devidamente orientado.
Outra questão é o fato de dizer que na Bíblia não se encontra alusão a comemoração do nascimento de Jesus, apenas à morte e ressurreição, porém, biblicamente, encontramos base para comemorar sim o nascimento de Jesus.

Quando olhamos para textos como: “E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”. (Mateus 2:10-11) ou ainda, “E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.
(Lucas 2:20)

Vemos que o nascimento de Jesus foi motivo de muita alegria entre os homens e até entre os anjos houve muita alegria como vemos no texto de Lucas 2:13-14, enfim, o fato de a Bíblia não recomendar o fato de comemorar o nascimento de Jesus, não significa que a Bíblia proíba fazê-lo.

A questão é que comemorar ou não o natal, está mais relacionado ao fato de como você se sente em questão a isso. É verdade que a festa de natal, perdeu há tempos a sua conotação sacra e se tornou comercial.

Também é fato que infelizmente há pessoas que transformaram os personagens dessa festa comercial, como por exemplo, o papai Noel, em objeto de adoração, se fazendo assim pecador, como está escrito na palavra de Deus.

Porém essas razões não mudam o fato que o natal também é uma data em que se comemora o nascimento de Jesus, e esse fato, se for usado da forma correta, pode contribuir e muito para o conhecimento de quem é Jesus.

Biblicamente, não há nada que impeça um cristão de comemorar o natal, desde que tomada às devidas precauções para não cometer nenhuma infração às ordenanças de Deus.

Mas no final o que se deve levar em consideração é o que o Apóstolo Paulo nos ensina em sua carta aos Romanos: “Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova”. (Romanos 14:22)


http://teologia.exitoied.com.br/blog/2017/12/22/540/



Nenhum comentário:

Postar um comentário