Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

11 de agosto de 2017

Crente tem inimigo?

 Imagem relacionada
 
Quem nunca ouviu uma pregação ou uma música cristã, dizendo que nossos inimigos cairão por terra, que vamos ter vitória sobre nossos inimigos ou até passagens do dia da unção de Davi como rei (I Samuel 16.13), para dizer que nossos inimigos vão ter que assistir nossa vitória. Mas quem são estes inimigos? Seria nossos vizinhos? Aquele chefe que sempre lhe trata mal? Algum bandido? Aquela pessoa que deseja o teu mal?

Inimigo, segundo o dicionário significa, que não é amigo; hostil; contrário; adverso, que prejudica; nocivo.

Inimigos de Israel

No antigo Testamento, os inimigos da nação de israel, eram todos aqueles que se colocavam contra o povo, os que impediam o povo de seguir seu caminho, os que guerreavam contra israel. Existem inúmeras passagens, onde a bíblia relata que Deus daria vitória á Israel, sobre seus inimigos:
IICr 20:14-17 - E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Gn 14:20 - E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Dt 33:27 - O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
Mas temos que analisar as passagens, mediantes a época. Naquela época, as batalhas eram por território, por escravos como prêmio, era algo comum, já na época de Jesus, Israel  não passava pelo mesmo processo. Quando Deus falava em dar vitória sobre seus inimigos,  Ele se referia a dar vitória nas batalhas. Nos tempos antigos, batalhas entre nações, tinha toda uma mística envolvendo batalha entre deuses, ou seja quando uma nação vencia, eles entendiam que o deus daquela nação foi vitorioso sobre a outra e por tanto ele era poderoso. Era isso que os povos antigos pensavam sobre Yaveh, Podemos ver isto Josué 2:9,10 - ...e lhes disse: "Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram.
                                    
Os inimigos de Jesus

Quem eram os inimigos de Jesus? Os que não davam crédito a sua pregação? Os que o crucificaram? Os Romanos? Não, Jesus nunca teve inimigo, tiveram pessoas que tentaram impedir que as pregações Dele, se espalhassem, existiram pessoas que tentaram prender á Jesus e posteriormente matá lo, mas não podemos chama los de os inimigos de Jesus. Existiram pessoas que deixaram satanás usar suas vidas, para tais acontecimentos, como Judas, Jo 13:2. Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse. Judas não traiu Jesus por que ele era inimigo, mas por que havia dado uma brecha para satanás entrar em seu coração. Os líderes dos judeus que entregaram a Jesus, não podem e nem devem ser considerados inimigos, por que eles estavam cegos pelo orgulho, ganância, um coração duro e todos os sentimento carnais, no entanto aqueles que abriram seus corações como Nicodemos, passaram a andar com Cristo. Um país se torna inimigo de outro país, uma pessoa se torna inimigo de outra, mas jamais um cristão terá inimigos, Jesus nos ensina em Lc 6: 27 e 28 "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,  abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam".  
 
Mas quem são meus inimigos?

Não podemos confundir, as atitudes das pessoas, por mais maldosas que seja, com nosso verdadeiro inimigo. O apóstolo Paulo, nos ensina que nosso inimigo não é físico, mas espiritual Ef 6 .12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. O seu inimigo, não é aquele seu vizinho chato, ou seu chefe insuportável, mas aquilo que está operando sobre ele naquele momento. Nós não temos inimigos físicos, nem tampouco espere que Deus te exalte na frente destes, não seria contrário as escrituras, quando nos pede para sermos humildes? Ele nos ensina em Mt 11:28, para aprender Dele, alguma vez Jesus procurou humilhar ou se exaltar perante as pessoas? Não, e por que vamos pregar isso? Até compreendo algumas músicas evangélicas e pregações que se referem como, Deus vai te exaltar perante seus inimigos, Deus vai preparar uma mesa perante aqueles que te humilham e etc. Por mais que isto expresse um senso de justiça divina, as vezes são colocadas ou interpretadas de forma errada. Para finalizar, nosso inimigo não é carnal, mas sim espiritual. por mais que possa existir pessoas insuportáveis, estas ainda não devem ser classificadas como nossos inimigos. O cristão não pode demostrar amor por uma pessoa e considerar outra seu inimigo. Nosso verdadeiro inimigo é satanás e suas potestades, como Paulo no ensina e Efésio 6. Inimigos esperam o mal, irmão aguarda uma oportunidade para ajudar.

 
http://espelhodorei.blogspot.com.br/2017/01/crente-tem-inimigo.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário