Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

22 de abril de 2017

DICAS PARA UM NÃO CRENTE


Resultado de imagem para evangelizando um não cristão
Você não é crente?

A publicação se destina aos evangélicos em geral. Mas isso não quer dizer que você não pode usá-la. Talvez movido por um interesse ou curiosidade, perceberá se os assuntos te interessam ou não. Porém, nós (os crentes) consideramos que o destino que você dá a sua vida é muito mais importante do que quaisquer outras experiências que venha a ter conosco. Pois, além da amizade, da alegria de compartilhar de certas descobertas, a sua vida é muito mais importante. Nós temos uma imensa alegria de pertencer ao Senhor Jesus. Isso não é religião como as pessoas se entendem. Uma vez que consideramos a religiosidade uma forma do homem se justificar perante Deus e perante a si mesmo.

Existem muitas seitas e crenças de todos os tipos. E talvez você mesmo tenha percebido como elas pregam a salvação, sejam de quaisquer tipos ou modos de procedimento. Mas para o verdadeiro cristão, a salvação não está nas igrejas, nas religiões, nem nas doutrinas criadas por homens. A salvação está em Jesus, o Cristo (Messias), Filho de Deus. E é importante que você conheça esse plano de salvação, para que possa decidir no que quer fazer com a sua vida. Muitos crentes frequentam as suas igrejas, que na verdade são as denominações, movidos pelos interesses mútuos de estarem em comunhão, onde cada um possa ajudar a outro e para louvar ao Senhor Jesus. Pois, essa é a importância da Igreja, que não se trata de uma instituição social ou templo, e sim o corpo de Cristo. Isto é, fazemos parte do corpo de Jesus, como membros, e como se fôssemos apenas um. Pois, a Igreja é espiritual. E quem pertence a esse corpo são considerados salvos, uma vez que adquiriu a graça e a misericórdia de Deus, tendo sido resgatado através de um preço altíssimo, o preço de sangue, que foi derramado como sacrifício expiatório pelos nossos pecados. Portanto, sem mérito pessoal algum, o crente adquiriu a promessa da vida eterna.

O que difere a Igreja de Cristo - que é espiritual, e a verdadeira - de outras igrejas ou seitas, é justamente uma das suas características principais: Muitas crenças pregam a salvação (ou a redenção, aperfeiçoamento pessoal, etc.) através das virtudes, boas ações, movidas por intenções sinceras. Isto é, o homem pode se redimir por esforço próprio. Porém, o verdadeiro cristão é salvo não por alguma qualidade, mérito ou esforço próprio. Ocorre justamente o contrário: A salvação é pela fé, porque ela vem de Deus. Nada fizemos para merecê-la. Ainda que as virtudes sejam boas, elas são praticamente inúteis, porque o preço a ser pago é altíssimo: O sangue, o preço de uma vida. Não consideramos a virtude como algo inútil em si, pois, elas tem suas finalidades e efeitos. Mas jamais Deus é comprado por nossas pretenções de se justificar. É Ele quem que nos oferece a salvação, porque é para deixar bem claro de que em tudo dependemos Dele, inclusive as nossas vidas. Infelizmente muitas pessoas negam essa promessa e a salvação mediante o Senhor Jesus, seguindo outras crenças e religiões, que são invenções humanas.

É possível que você pense nas nossas posturas como invenções também; assim como a questão acerca da salvação, da graça e sobre a misericórdia de Deus. O que torna muito difícil de lhe explicar sobre a verdadeira realidade a que nós acreditamos. Pois, sempre o crente será visto sob uma forma esteriotipada, a que o mundo criou acerca dele: Como quem que procura convencer os outros a seguir a sua igreja, fazer as contribuições, etc. Por isso que não pedimos que siga igrejas ou religiões, mas sim a Senhor Jesus. Uma vez que igrejas e religiões não salvam ninguém. O nosso argumento forte, e que de imediato podemos expor a você, é de que ele é o filho de Deus, e que por amor a nós, morreu pelos nossos pecados. E depois foi ressuscitado no terceiro dia. Nenhuma religião prega que alguém morreu por você, e que foi depois ressuscitado, estando desde então vivo para sempre. Aqui certamente entra uma outra questão, além da fé, que é sobre o conceito de pecado, e que hoje é visto pejorativamente. Trata-se portanto de mais um preconceito e desinformação, e que esperamos que você, mesmo que tenha sido induzido a pensar assim, possa discernir entre o depoimento de um crente sincero e o que a mídia diz sobre ele. Pois, há diferenças entre o que se diz sobre um determinado assunto, mas de maneira séria e sincera, e a maneira como as pessoas recebem esse assunto, mas carregadas de preconceitos.

Se você quiser, poderá entender o significado profundo sobre esse conceito: o pecado, que será abordado oportunamente.

E depois, se você considera válido a nossa proposta, que é a de convidá-lo a confrontar a tua postura com aquela apresentada por Deus, esta que acarretará em uma grande bênção, trazida pela promessa de vida eterna, plena, em uma perfeita comunhão com o Criador, então, veja quais são os requisitos para que você seja salvo da morte, a que todo mundo está sujeito, e passe a pertencer ao Senhor Jesus:

Primeiro: Todas as religiões, seitas, ou até filosofias de vida, são frutos de enganos, provenientes das mãos humanas, mas cuja mente geradora desses enganos provém de uma entidade não humana. E não valem nada para te salvar, ou trazer uma promessa concreta, para aquilo que você espera da vida (ou da morte), e que redunde em uma verdadeira esperança na tua vida, e que te motive a viver. Pois, são todas ilusões. Você deve renunciar quaisquer religiões, igrejas, e que prometem a salvação e a vida plena para o homem. Ou que prometem uma transformação na sua vida para o melhor; independentemente do que seja esse melhor (pode ser evolução espiritual, uma compreensão melhor da vida, etc., etc.). Essas religiões, seitas e filosofias, são tentativas de solucionar um mal supremo: A morte, que veio com o pecado.

Segundo: Todos os homens pecaram perante Deus. Pecado aí significa transgressão a uma lei, ou grupos de leis. Estamos sujeitos às leis espirituais. Uma vez que existem leis da física, da química, existem leis espirituais. E uma vez que transgredimos essas leis, nos afastamos de Deus. Tornamos mortos para Ele. E Deus não tem nada a ver com o destino fatal a que estamos sujeitos, uma vez que para Ele, não somos justificados, ou merecedores de uma misericórdia que nos tire da situação em que nos encontramos. Porém, Ele nos ama, razão pelo qual nos propõe a salvação de seguinte modo...

Terceiro: O salário do pecado é a morte. Uma vez que pecamos, somos digno da morte, que não é somente física, mas eterna, espiritual: Uma separação eterna de Deus. Para que um culpado viva, é necessário que um inocente morra no lugar dele. E esse inocente é Jesus - o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Como ele é o filho de Deus. O filho unigênito, isto é, o único que provêm de Deus, portanto, o próprio Deus em pessoa, o seu sangue, que foi derramado lá na cruz, pode pagar pelos pecados de TODOS aqueles que nele creem e confiam. Não existe uma outra vida, ou reencarnação, como pregam os espíritas (Hebreus 9:27). Não há outra esperança, ou alguém que pode te salvar. Nem mesmo nós temos a condição de nos salvar. Razão pelo qual a salvação só pode ser feita através de Jesus.

Quarto: Você deve arrepender-se dos seus pecados, e crer que eles foram pagos pelo sacrifício de Jesus, lá na cruz. Você deve aceitar esse sacrifício, e desistir de tentar se justificar perante Deus, seguindo religiões, seitas, ou quaisquer outras filosofias. Você deve seguir somente a Jesus, como Senhor da tua vida.

Quinto: O Senhor Jesus foi ressuscitado logo no terceiro dia, após a sua morte. Isso porque ele não cometeu nenhum pecado. Razão porque não poderia permanecer morto. Assim, ele conseguiu vencer a morte. E todos que nele creram, acreditando que foi ressuscitado EM CARNE, tem a promessa de serem ressuscitados quando ele voltar. Pois, nós cremos na sua volta que será física.

Sexto: Você deve se entregar completamente a Jesus. Pois, se Ele deu a vida a você, essa vida não provém de ti, e sim Dele. Portanto, não pertence mais a ti mesmo, e sim a Ele Jesus. Terá de viver para Ele, que é o teu Senhor. Pois, você morreu para o mundo, foi crucificado com Ele lá na cruz. De modo que se vive, o faz em Seu nome. Tudo isso é para a glória de Deus, porque Ele, Jesus o Cristo, está sujeito ao Pai Deus criador, e sujeitou todas as coisas que foram entregues nas Tuas mãos ao seu Pai. Consequentemente uma vez que você ganhou a vida eterna, não é para viver segundo a tua carne ou vaidade da carne, que foi crucificado lá na cruz. Entenda: Você pertence a Deus, e passa a ser filho de Deus.

Sétimo: Terá de confessar a Jesus como Senhor perante os homens. Isto é, declarar que Jesus é Senhor da tua vida. Não deve se envergonhar desse testemunho. Uma vez que ele é o glorioso Deus em pessoa. Talvez pareça um pouco difícil para você. Mas esse Jesus a quem nós acreditamos, não é aquela figura ridícula que fizeram dele, e que se encontra espalhado nas mídias (cinema, teatro, tv, ilustrações, altares de igrejas, etc.), pois, tudo isso é mentira, e feito intencionalmente, justamente para desacreditá-lo perante o mundo. Assim como o crente é visto de maneira pejorativa (fanático, ignorante, etc.), e a questão de Deus, pecado, bíblia e assuntos correlatos é tratada como assunto inadequado para o nosso século. O verdadeiro Jesus é o Deus todo poderoso, o príncipe, o Rei de Israel, o Justo Juiz, o Soberano Eterno, cheio de glória e majestade, e que julgará as nações, e lançará a Satanás e seus anjos no lago do fogo.

É importante ressaltar que a decisão que você venha a tomar favoravelmente, é uma questão de fé, esta que vem de Deus, e não dos homens. Isto é, a salvação vem pela fé, que provém de Deus. Nós não podemos decidir por você, nem tampouco salvá-lo. Se você se entregou a Jesus, tal como foi descrito acima, isso porque o Espírito Santo, que provém de Deus te tocou, e te transformou. E essa entrega se faz onde quer que você esteja: Em casa, no escritório, na praça, na rua, sozinho no seu quarto, etc. É o momento em que você toma a decisão mais importante da sua vida. E somente você é que pode fazer isso. Todos nós temos o grande desejo de que você tome essa decisão. Pois, é a sua vida que está em jogo.

Muitas outras informações, consideradas importantes, certamente escapam do escopo dessa publicação. E você certamente poderá ter muitas outras dúvidas, e que precisariam de esclarecimento. Nós, que pertencemos a Igreja de Jesus, teremos grande prazer de lhe ajudar. Porém, fica difícil em saber a quem procurar maiores esclarecimentos, uma vez que são muitas as denominações. Talvez você queira se entregar ao Senhor Jesus, e viver de acordo com a sã doutrina (ou já fez isso). E se deparar com o problema de onde encontrar alguém que lhe dê mais informações sobre isso, e todas as instruções necessárias. Quem são esses Nós então?

Além disso, muitas seitas se dizem cristãs, e que tem portanto "a verdade". Consequentemente você ficará confuso ou desconfiado... Muito desconfiado por sinal. Razão pelo qual compreendemos a sua desconfiança. Mas o Evangelho é pregado pelos cristãos, por homens. Aqui eu apresento as seguintes sugestões:

Primeiro: Se você, até aí entendeu o plano da salvação dado por Deus, e pretenda ser orientado, deve clamar ao Senhor Jesus. Pois, a Bíblia nos deixa bem claro que Deus ouve o nosso clamor. Você deve confiar portanto na Sua misericórdia, para que não seja enganado.

Segundo: Muitos irmãos na fé, estão dispostos a te ajudar. Mesmo que sejamos taxados como quem que está tentando vender o seu peixe, o que não é a verdade. Mas quem somos nós para provar o contrário? Existe a verdade e a mentira, e não podemos prová-lo de que temos a Verdade, pois, isto é uma questão de fé, e que vem do alto. Essa deve ser uma decisão difícil para você. Mas se você se entregou ao Senhor Jesus, não deve desistir de procurar aperfeiçoar na fé, e crescer espiritualmente.

Terceiro: Você poderá procurar as informações necessárias dentro das igrejas evangélicas. Como são muitas, portanto, você poderá se confundir com as seitas que se dizem evangélicas, mas que não são, propus deixar alguns referenciais, a que consideramos mais seguras: As igrejas batistas, presbiterianas e da Assembleia de Deus, são, a meu ver, as que têm a base doutrinária e bíblica saudáveis. Mas isso não quer dizer que não existam outras denominações a serem consideradas.

Eu espero que a sua decisão seja sábia. Mas quando você tiver feito uma decisão que seja de acordo com a vontade de Deus, obviamente é porque você foi orientado pelo Seu Espírito. Foi atingido pela sua Graça. E isso para nós é um motivo de grande alegria. Porque teremos ganho mais um irmão, a quem possamos amar verdadeiramente, e compartilhar com a nossa vida plena. Vida essa que foi dada por Jesus, o Eterno Irmão, Amigo, e sobretudo Amado Salvador.


http://www.angelfire.com/in/zadoque/ncrente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário