Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

7 de abril de 2017

20 coisas que eu gostaria de saber antes de me tornar pastor


Resultado de imagem para cajado

Que tal pularmos o devaneio e ir direto ao mundo real – ser pastor é incrivelmente difícil.
A igreja geralmente pinta um retrato de como é maravilhoso e abençoado o chamado para o ministério pastoral e de como isso só fica melhor dia após dia, mas a verdade não é tão plana assim.

De alguma forma nos esquecemos de falar sobre as dificuldades envolvidas. Será que nos esquecemos ou é simplesmente um receio de que se todos soubessem a verdade, não haveria quem compraria a briga de ser pastor?
Eu odeio ser o portador de más notícias, mas em determinados assuntos estamos falhando terrivelmente na preparação dos pastores.
Aqui estão algumas coisas que eu gostaria que alguém tivesse me dito quando eu tinha 20 anos de idade. Eu acabei passando a última década aprendendo estas coisas da maneira mais difícil que você possa imaginar:

Coisas eu gostaria de saber antes de me tornar pastor

 

1. Será a coisa mais desafiadora que você já fez ou fará.

É sério, é muito, muito, muito difícil! Imagine a coisa mais difícil que você tem feito e multiplique por cem. Isso vai chegar perto do quão difícil é o ministério pastoral. Se você quer ser um pastor porque soa divertido ou fácil, é melhor você procurar outra coisa.

 

2. Integridade não será suficiente; você tem que ser capaz de liderar as pessoas.

Seu caráter e amor por Cristo são os requisitos para a entrada. Estes são cruciais e mais importante do que qualquer coisa. No entanto, não importa o quão piedoso você seja, se você não puder liderar as pessoas, será muito mais árduo.

 

3. As pessoas vão passar a evitá-lo e a agir de forma estranha, simplesmente porque você é um pastor.

As pessoas vão agir de uma forma diferente quando você estiver ao redor delas, e de outra quando você não estiver. Outros vão evitá-lo porque você representa Deus, e eles se sentem culpados. É por isso que muitos pastores temem a pergunta inevitável quando encontram alguém que não o conhece: “Então, você trabalha no que?”

 

4. As pessoas vão supor que você está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Você vai receber telefonemas à meia-noite. Alguns serão urgentes; outros podem esperar. Você terá que definir limites em sua programação, porque o trabalho de um pastor nunca está terminado.

 

5. Trabalhar exaustivamente no ministério será recompensador, mas vai destruir a sua família.

Os pastores que trabalham muito, e se tornam workaholics, podem obter louvores e reconhecimento…  até que sua família se desfaz. Então nós passamos a ter pena deles. Muitas vezes você terá que escolher entre o ministério ou a família.

 

6. Quando as pessoas deixam de frequentar igreja que você pastoreia, vai doer.

Não importa o quão impressionante você é, algumas pessoas vão sair. É inevitável. Pode não ter nada a ver com você, mas sempre você sentirá como se fosse pessoal.

 

7. Você terá que lutar contra o desejo de comparar o seu ministério com outras igrejas.

Você sempre perde no jogo da comparação. Se você fizer a comparação com uma uma igreja menor, você vai se sentir orgulhoso. Se você se comparar a uma igreja maior, você vai sentir inveja. Ambas são atitudes pecaminosas.

 

8. Os ataques de dentro da comunidade serão piores do que do lado de fora.

Você vai esperar algum ataque do inimigo fora da igreja, mas são os ataques por dentro que mais vão te afetar.

 

9. Você não será discipulado, a menos que você busque isso.

As pessoas de quem você deseja orientação estarão ocupadas. Eu mesmo posso afirmar que ninguém nunca viu o meu “grande potencial jovem” e me procurou para me discipular. Todos os tutores que já tive na minha vida eu tive que perseguir.

 

10. Você terá que lutar contra o pessimismo, contra a amargura e até mesmo depressão.

Você terá estações de dúvida na provisão de Deus; também poderá ter o ressentimento em relação às pessoas em sua igreja, e até mesmo depressão. Um dos anos mais negros da minha vida foi o resultado de uma experiência ruim no ministério.

 

11. Seu sucesso aos olhos dos outros será medido pelo número de pessoas que você pode colocar num salão.

Eu desejaria que isso não fosse verdade, mas é. Se o seu ministério cresce, as pessoas vão te reconhecer. Se o seu ministério encolhe, elas vão culpá-lo. Goste ou não, é assim que as pessoas pensam.

 

12. Você nunca será bom o suficiente.

Não importa o que você faça, algumas pessoas não vão gostar de você. Você nunca será bom o suficiente para agradar a todos. Você também vai muitas vezes se sentir incapaz e despreparado em seus próprios olhos. Você tem que deixar que isso te leve a uma maior dependência de Jesus. Você não é o salvador que todos precisam; Jesus é.

 

13. Sua família vai ser profundamente afetada tanto de forma positiva quanto negativa.

Goste ou não, o seu ministério vai impactar profundamente a sua família. Algumas famílias crescem mais perto do Senhor juntos no ministério; entretanto outras se distanciam. O Ministério fará de sua família mais unida ou mais amarga. Lute contra a amargura.

 

14. Sem um diploma, você será considerado menos qualificado.

Eu gostaria de ter feito um seminário no início do meu ministério. Não apenas por causa da sociedade, mas também porque a educação tem sido inestimável para mim. Você pode discutir se é necessário ou não, mas você será julgado se não o fizer. E não ter recebido educação adequada pode atrasar seu ministério.

 

15. O dinheiro será um problema.

Você vai lutar financeiramente, especialmente no início. A maioria dos pastores não são compensados suficientemente. Você tem que estar pronto se isso acontecer. Você e sua família ficará bem se você não puder comprar roupas novas, ou uma boa casa, ou não puder dar à sua esposa e filhos as coisas que você deseja?

 

16. Você provavelmente vai se mudar muitas vezes.

A permanência média de um pastor em uma igreja varia de acordo com o seu papel. No entanto, a maioria dos pastores que conheço, inclusive eu, viveram em muitas cidades trabalhando em várias igrejas durante sua vida. O pastor que trabalha em apenas uma igreja por toda a vida é admirável e raro.

 

17. Quando você tem que deixar uma igreja, você vai deixar muitos amigos também.

Independer se você optar por sair, ou a escolha é feita para você, você vai perder mais do que um emprego; você perde amigos como se fossem uma família. Há sempre uma sensação dolorosa de perda ao sair de um ministério. Sua esposa e filhos também vão sentir isso.

 

18. A guerra espiritual é real, o inimigo vai atacar você e sua família de maneiras que você nunca imaginou.

Todo pastor pode dizer-lhe histórias de coisas malucas que acontecem nos piores momentos. Se Satanás não pode inviabilizar você, ele vai atrás de sua família. Minha família sempre é atacada quando Deus vai fazer algo grande. Ore frequentemente, e não cesse de pedir a outros para orar por sua família.

 

19. Você vai ser desencorajado, e vai pensar em desistir muitas vezes.

A maioria dos pastores chamam esses dias de segunda-feira. Mesmo se as coisas vão bem no domingo, o inimigo vai usar um comentário negativo para trazê-lo para baixo se ele puder.

 

20. Tudo vai valer a pena!

Não há nada maior do que a recompensa de uma vida submetida fielmente a Cristo. Você vai sofrer. Não vai ser fácil, mas vai valer a pena. Aceitar o chamado de Deus para o ministério é uma das melhores decisões que já fiz.
Você terá um lugar na primeira fila para ver vidas transformadas, casamentos curados, e o retorno de filhos pródigos ao Pai. O impacto que você vai deixar sobreviverá à sua morte. Gerações de famílias serão transformadas porque você foi fiel e não desistiu.
Se este artigo soou muito negativo, saiba também que há muitas razões pelas quais eu sou grato em ser um pastor (outro artigo).
Se este artigo deixou você chateado, ele cumpriu um dos seus objetivos. Infelizmente, esta é a realidade que a maioria dos pastores enfrentam todos os dias.

Quer relatar suas experiências? O que você gostaria que alguém lhe dissesse antes de se tornar um pastor? Não hesite em comentar!


fonte: www.propreacher.com by 

http://lhop.com.br/20-coisas-que-eu-gostaria-de-saber-antes-de-me-tornar-pastor/


Nenhum comentário:

Postar um comentário