Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

10 de fevereiro de 2017

Qual é o nome da esposa de Josué? Era uma mulher chamada Aruna?


Qual é o nome da esposa de Josué? Era uma mulher chamada Aruna?

Pergunta: Recentemente, assistindo a novela Terra Prometida da Rede Record, estava passando a história de Josué. Na história aparece uma esposa de Josué que se chama Aruna. Fui pesquisar na Bíblia e não encontrei esse nome. Essa mulher realmente existiu na Bíblia? Onde podemos achar mais detalhes a respeito dessa história para conferir? Josué foi casado?

Cara leitora, sua pergunta é uma boa oportunidade para esclarecermos o quão importante é analisarmos tudo que é pregado ou falado sobre a Palavra de Deus. Paulo elogiou os bereianos por examinar até mesmo as palavras dele próprio para ver se estavam de acordo com as Escrituras Sagrada (Atos 17:11). Vamos fazer isso juntos agora?

Onde está na Bíblia o nome da esposa de Josué?

(1) A primeira coisa a dizermos é que não existe na Bíblia o nome da esposa de Josué. Ou seja, o autor não achou que essa informação fosse realmente relevante para ficar registrada. Uma das hipóteses para não haver esse registro, é que geralmente apenas filhos de sacerdotes e reis é que davam continuidade na história do pai como sucessores e por isso tinham seus nomes registrados devido a sua importância na história contada.

Josué era um líder do povo de Deus, mas essa liderança não continuou com seus descendentes. Pelo contrário, observamos que o juiz Otniel, sobrinho de Calebe, foi quem liderou o povo de Israel na sequência: “Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele” (Juízes 3:9).

Josué era casado com Aruna?

(2) A única informação que temos sobre a família de Josué é de seu pai e da tribo a qual pertencia: “Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos” (Números 27:18).  Ou seja, o pai de Josué se chamava Num e era da tribo de Efraim (Números 13:8).

No entanto, existe um texto que pode nos indicar que Josué era casado e tinha sua família: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24:15). Sabemos que na cultura judaica a família era vista como uma grande bênção de Deus (Salmos 128:3) e que não existia qualquer proibição de líderes se casarem, inclusive, era muito mais comum líderes casados do que solteiros. Isso nos leva crer que a esposa de Josué não é mencionada, porém, é altamente provável que ele tenha sim tido esposa e filhos.

De onde surgir Aruna, apontada como esposa de Josué?

(3) Essa esposa de Josué chamada de Aruna que é apresentada nessa história da tevê, surgiu apenas da mente dos autores dessa trama televisiva. Como vimos, a possibilidade de Josué ser casado era grande, porém, não existem relatos do nome dessa possível esposa de Josué. Qualquer nome que seja dado a uma possível esposa é uma invenção que extrapola o que o texto bíblico diz.

(4) Dessa forma, isso nos ajuda a entender o quão importante é observarmos sempre com muito cuidado aquilo que é pregado, que passa na tevê ou que nos é dito a respeito da palavra de Deus para conferir se realmente consta na Bíblia.

O caso da esposa de Josué é apenas um desses casos. Não vejo que seja um problema essa novela televisiva inventar um nome para a esposa de Josué, mas é importante que as pessoas saibam o que diz os originais do texto bíblico e que aquilo que passa nessa novela não deve ser considerado como um retrato fiel dos relatos bíblicos, antes, é apenas uma trama televisiva baseada em acontecimentos da Bíblia e preenchida com outros detalhes inventados pelos autores. Não podemos deixar de buscar sempre na fonte, que é a Palavra de Deus!


FONTE:
https://www.esbocandoideias.com/2017/02/esposa-de-josue-aruna.html 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário