Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

28 de fevereiro de 2017

Neste Carnaval use armadura e não máscara




Que o carnaval é uma festa da carne, todo cristão já sabe, mas ainda tem muitos preocupados com qual máscara usar na festa da carne. 
 
No dicionário Novo Aurélio Século XXI, o carnaval é descrito de três formas enfáticas. Se o que os líderes dizem não fica claro, o próprio dicionário esclarece o que é o carnaval:
 
1. No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais.

2. Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida (insolente), pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas. Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo (três dias dedicados ao deus da sátira e do riso).

3. Confusão, trapalhada, desordem”. Depois de ler esta descrição sábia, fica ainda mais evidente que a postura do cristão nesta festa deve ser: fazer a diferença. Para isso é necessário deixar as máscaras de lado e se revestir da armadura do crente, a qual é tão importante, que para deixar clara na mente, aqui está por completa.
 
 
Como pudemos observar, o carnaval tem sua origem em rituais pagãos de adoração a deuses falsos. Trata-se, por isso, de uma manifestação popular eivada de obras da carne, condenadas claramente pelas Sagradas Escrituras. Seja no Egito, Grécia ou Roma antiga, onde se cultua, respectivamente, os deuses Osíris, Baco ou Saturno, ou hoje em São Paulo, Recife, Porto Alegre ou Rio de Janeiro, sempre notaremos bebedeiras desenfreadas, danças sensuais, música lasciva, nudez, liberdade sexual e falta de compromisso com as autoridades civis e religiosas.
 
Mesmo que você saiba este texto, faça um esforço e leia por completo: 
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham- se firmes, cingindo- -se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.”

“Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. (Efésios 6.10-18).
Parabéns aos cristãos que neste período de carnaval saem às ruas vestindo a camisa de Cristo, deixando o Espírito Santo usar suas vidas em prol do Reino. Como instrumentos de Deus levam almas a Jesus e fazem a diferença.

Parabéns aos cristãos que neste período de carnaval participam de retiros espirituais para a batalha de todo o restante do ano. Para que não só o mundo, mas dentro das igrejas, consigam ir contra o pecado e as manifestações de Satanás.

Quanto aos jovens e adultos, líderes ou não, que enganam a si mesmos com diversas máscaras durante todo o ano, ora-se para que o carnaval revele a sua real aparência. E em seguida, deixem o próprio Espírito Santo modificar sua vida. Como cristãos, não podemos concordar e muito menos participar de tal comemoração, que vai contra os princípios claros da Palavra de Deus: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito (Rm 8.5-8). Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 Co 6.20).

Devemos sair de cena para um retiro espiritual, conforme o costume de muitas igrejas, a fim de não sermos participantes com eles (Ef.5.7)? Devemos, por outro lado, ficar aqui e aproveitarmos a oportunidade para a evangelização? Ou isso não vale a pena porque, especialmente neste período, o deus deste século lhes cegou o entendimento (2 Co.4.4) ? Quantas crianças serão geradas em uma noite de carnaval e que nunca saberão quem são seus pais? vale a pena escancarar o corpo e a alma ao mundo e depois de três dias voltar a frustrante realidade de cada um? 

Creio que a resposta cabe a cada um. Mas, por outro lado, a personalidade da igreja nasce de princípios estreitamente ligados ao seu propósito: fazer conhecido ao mundo um Deus que, dentre muitos atributos, é Santo. Que a Bíblia seja mais do que um livro histórico e sirva como Palavra viva, modificadora e fortalecedora para cristãos e não cristãos. Que todos os que seguem a Cristo não apenas saibam das armas espirituais, mas também as usem. 

Seja no retiro espiritual em oração por toda a nação ou evangelizando nas ruas pessoas que participam das festas carnavalescas, nossa postura deve ser a daquela pessoa que faz a diferença onde quer que vá.


http://cleusaklein.blogspot.com.br/2012/02/e-o-carnaval-chegou.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário