Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

14 de janeiro de 2017

O Nome Jeová na Bíblia - Salmo 83:18


"Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, és o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmo 83:18, IBB)
Este é um dos poucos versículos que as testemunhas de Jeová gostam de citar de outras Bíblias que não a sua própria Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Em particular elas gostam de citar o Salmo 83:18 da tradução mais tradicional, porque o nome de JEOVÁ aparece em letras maiúsculas.

Muitas testemunhas de Jeová têm anotado no final de suas Bíblias a lista dos quatro lugares onde a palavra JEOVÁ pode ser encontrada nas Bíblias de tradução mais tradicional como as da Imprensa Bíblica Brasileira, por exemplo. São eles: Êxodo 6:3; Salmo 83:18; Isaías 12:2, 26:4. E m sua pregação elas perguntarão de forma insuspeita aos donos da casa: "Você tem uma Bíblia à mão?" Então, dirigirão sua atenção a um destes versículos. Apanhados desprevenidos e achando a palavra JEOVÁ escrita em sua própria Bíblia, onde as testemunhas de Jeová disseram que estaria, algumas pessoas se impressionam com o conhecimento que elas têm da Bíblia e permitem que entrem em suas casas e lhes ensinem mais.

É claro que o uso que as Testemunhas de Jeová fazem da Bíblia - para demonstrar o seu conhecimento superior e sua pretensão de "conhecer a Deus pelo seu nome" - é apenas um truque esperto. Existem muitos outros grupos religiosos ou místicos que usam transliterações de nomes hebraicos de Deus com efeitos similares naqueles que ainda não conhecem sua doutrina. Mas o fato importante aqui é que usar um certo nome para Deus não garante que as pessoas que usam este nome conhecem a Deus e são aprovadas por ele.

Por exemplo, quando a pecadora Eva deu à luz o seu primeiro filho depois de ter sido expulsa do Jardim do Éden exclamou: "Adquiri um homem com o auxílio de Jeová" (Tradução do Novo Mundo). O uso que ela fez do nome de Deus não prova, de maneira alguma, que ela tinha sua aprovação.

Para demonstrar às testemunhas de Jeová que o uso que elas fazem do nome Jeová não garante que pertençam a ele, você pode citar as palavras de Jesus em Mateus 7: 22,23:
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome ? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

(Veja também as considerações sobre Êxodo 3:15 e Isaías 43:10).


As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed
 
FONTE:
http://desafioscristao.blogspot.com.br/2011/05/o-nome-jeova-na-biblia-salmo-8318.html 
 
 

Um comentário:

  1. Sou católico e gostaria muito de saber por que se incomodam tanto com as TJ. O que há de errado falar o nome Jave ou Jeová? ?? Jesus proibiu isto??? Como cristãos seguidores de Cristo não cabe a nós perseguir nenhum grupo religioso. Cada um prestará contas a Deus se blasfemaram. Abraço e vamos evangelizar!

    ResponderExcluir