Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

28 de dezembro de 2016

O Incomparável e Irrecusável Chamado de Cristo para Mulheres




por Thomas Vincent

[Excerto de O Chamado de Cristo Para Mulheres Jovens • Thomas Vincent]

“Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai. Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.” (Salmos 45:10-11) 
Este Salmo é chamado de cântico de amores, o mais elevado, puro e espiritual, e mais querido, doce e deleitoso dos amores, ou seja, aquele amor que existe entre Cristo, o Amado, e Sua Igreja, que é a Sua esposa. Aqui é apresentado, em primeiro lugar, o Senhor Jesus Cristo em Sua majestade, poder e Divindade, Sua verdade, mansidão e equidade; e em seguida, a esposa é estabelecida no que diz respeito aos seus enfeites, companhias, auxílios, e posteridade. E ambos estão definidos no que diz respeito à sua amabilidade e beleza.

Depois de ser feita uma descrição de Cristo, um convite é feito à Sua esposa, e esta dentre filhos dos homens, chamados pelo nome de “filha”. Portanto, é particularmente aplicável às filhas dos homens, ainda assim, não como excluindo os filhos dos homens como mais do que quando Deus fala aos filhos dos homens, Ele exclui as filhas. Falarei agora as palavras e, a partir daí observarei esta doutrina, de modo tão abrangente quanto eu possa fazê-lo [...].

1. Cristo desposa e Se compromete com pessoas, para Si mesmo neste mundo. A cerimônia pública do casamento é reservada até o último dia em que Sua esposa deve ser trazida a Ele com vestes brancas e vestimenta de justiça perfeita, mais rica e minuciosa do que qualquer bordado. A festa de casamento será realizada na casa de Seu Pai no Céu, onde serão recebidos nos abraços mais próximos e mais apertados de Seu amor. O desposamento entre eles e o casamento é vinculado aqui.

2. Cristo convida todos os filhos dos homens, e em particular as filhas dos homens, para serem Sua esposa. Isto é aquilo a que eles são convidados no texto. É sobre esta consideração que Cristo envia Seus ministros para serem Seus embaixadores, aos quais Ele dá a comissão de que em Seu nome chamem os filhos dos homens para um mais próximo e doce relacionamento com Ele. Eles representam Sua pessoa e devem convidar e atrair em Seu nome de forma que as pessoas venham e se unam a Ele. O apóstolo Paulo diz aos Coríntios quão bem sucedido sua embaixada foi entre eles em 2 Coríntios 11:2, “vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”. E quando alguns ministros são instrumentos de conversão de alguém, eles os desposam a Cristo. Na conversão, os pecadores são divorciados do pecado e são casados com o Senhor Jesus...

O Senhor Jesus Cristo, o Rei da glória, (chama) todos os filhos dos homens, e em particular as filhas dos homens, para serem Sua esposa? E Ele é tão grandiosamente desejoso da beleza daqueles que são unidos a Ele? Isto, então, deve colocar todos vocês sobre o inquérito, se vocês estão desposados com Jesus Cristo. Vocês foram chamados a vir; vocês ouviram com atenção? [...] Se vocês estão desposadas a Cristo, então...

1. Vocês estão desassociadas do pecado. Está quebrada a aliança maldita que existe naturalmente entre o pecado e os seus corações? Antes de ser desposada com Cristo, você é, por assim dizer, desposada e casada com o pecado. O pecado é o seu marido, e você está amarrada aos seus laços. O pecado habita em você e permanece nos abraços de seu mais querido amor e prazer. Você se importa com as coisas do pecado, como você pode agradar a sua carne e satisfazer seus desejos desordenados. E enquanto esse marido e amado de seu coração viver, você não está livre para casar-se com Jesus Cristo. O pecado vive nos afetos, enquanto ele possui a maior prevalência, afeições preferenciais; e enquanto vocês estão unidas e ligadas ao pecado, examinem se o pecado já recebeu as feridas de morte em seus corações; se a falsa máscara do pecado já foi alguma vez arrancada, e o ódio a ele já foi feito manifesto para você; se os seus corações foram levados a uma aversão e abominação dele; se o pecado foi morto em suas afeições, e afrouxado o nó que amarrava os seus corações a ele. Vocês realmente odeiam o pecado com o maior e mais implacável ódio? Está o pecado mortificado e subjugado quanto ao seu poder reinante? Se o pecado está morto, vocês têm a liberdade de serem desposadas, e é uma boa evidência de que estão desposadas a Jesus Cristo.

2. Se vocês estão desposadas a Cristo, então vocês têm sido atraídas a Ele pelo Espírito. “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” (João 6:44). Vocês tiveram chamadas exteriores da Palavra para vir a Cristo, vocês foram chamadas eficazmente, e atraídas poderosa e irresistivelmente, e ainda mais docemente pelo Espírito para Jesus Cristo? Vocês já tiveram uma descoberta pelo Espírito, não somente da sua necessidade e da condição perdida sem um interesse em Cristo, mas também de Sua beleza e graciosidade transcendente, Sua excelência e grande boa vontade de acolher vocês nessa relação? E vocês já foram movidas e atraídas por este meio a Ele?

3. Se vocês estão desposadas a Cristo, então vocês têm se fixado a Ele pela fé. O Espírito atrai para Cristo, pela obra graciosa da fé e habilita as pessoas a crerem nEle. Pela fé, Cristo é recebido. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (João 1:12). Por crer em o nome de Cristo, as pessoas recebem Cristo nesta relação. A fé é a mão da alma, que se apodera de Cristo, e por esta junção da mão com Cristo, o laço é atado e a alma é unida a Cristo na relação de uma esposa. Vocês têm esta graça da fé operada em vocês com poder? Vocês já receberam e aplicaram Cristo para vocês mesmas? Vocês já O receberam em Seus próprios termos? E vocês, pela fé inclinam-se vivificando e fortalecendo as influências dEle?

4. Se vocês estão desposadas a Cristo, então vocês O envolvem nos braços de seu querido amor, então vocês amam o Senhor Jesus com sinceridade, e vocês O amam com a supremacia de seu amor. Se você ama o pai ou a mãe, casas ou terras, riquezas ou honras, deleites ou prazeres, ou qualquer coisa no mundo mais do que Cristo, vocês não têm o verdadeiro amor a Cristo. Certifiquem-se de que vocês não estão desposadas com Ele, se esse for o caso. Mas se Cristo é o essencialmente Amado, é uma evidência de que vocês estão unidas a Ele nesta relação.

5. Se vocês estão desposadas a Cristo, vocês têm entendimento e conversam com Cristo, e gostam de Sua companhia (como a) melhor. Vocês altamente valorizam e diligentemente assistem sobre todas as ordenanças que são os meios de aproximar vocês a Cristo. Esta é a grande coisa que vocês desejam e buscam na pregação e oração e à Mesa do Senhor, enviados como um mensageiro oficial para que possam ter uma visão de seu Amado e uma prova de Seu amor e de mais íntima comunhão com Ele. E, são o conhecimento iniciado com Cristo e mais intimidade desejados por vocês? São as puras e poderosas ordenanças de grande estima por vocês? Vocês empenham toda a diligência ao esperar e buscar por seu Amado nelas?

6. Se vocês estão desposadas com Cristo, então vocês esforçam-se para promover o Seu interesse e propagar o Seu nome no mundo. Enquanto outros buscam suas próprias coisas, vocês procuram as coisas de Jesus Cristo, e consideram-nas como suas próprias. Quando os outros trabalham principalmente para erguerem-se na estima dos homens, vocês trabalham acima de tudo para erguer a Cristo na estima dos homens. Vocês estão elogiando o seu Amado acima de todos os outros e se esforçam para conduzir outros a amá-lO e para dentro do mesmo relacionamento com Ele.

 
EXORTAÇÃO
Vocês que ainda não estão desposadas a Cristo, eu direcionarei meu discurso para vocês, e para ambos, homens e mulheres, mas especialmente para vocês que são jovens mulheres, para quem sou agora especialmente chamado a pregar...


Thomas Vincent (1634 - 1678), foi um ministro e autor inglês Puritano Calvinista. Graduou-se como Bacharel em Artes em 1652, e Mestre em Artes em 1654. Ele foi preso por seu não-conformismo. Na noite antes de sua morte, expressou conforto, paz e alegria: "Adeus mundo - prazeres, lucros e honras do mundo! Adeus pecado! Eu estarei para sempre com o Senhor! Adeus, minha querida esposa, adeus, meus queridos filhos, adeus meus servos, e adeus meus filhos espirituais”. Ele também deixou o seguinte conselho: "Tenham cuidado na sua escolha de um pastor; escolha aquele que em sua doutrina, vida e costumes, possa adornar o Evangelho. Ficarei contente em encontrar todos vocês no céu”. Partiu para estar para sempre com o Senhor Jesus, em 15 de outubro de 1678.
 
http://oestandartedecristo.com/ebook/612/o-incomparavel-e-irrecusavel-chamado-de-cristo-para-mulheres-por-thomas-vincent
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário