Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

13 de setembro de 2016

As bem-aventuranças



Resultado de imagem para As bem-aventuranças


“Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois, quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. (Mt 5: 1-12)

Saiba como fazer uma oração em relação às bem-aventuranças de uma forma aplicada ao nosso dia a dia. Vamos ao nosso estudo:

• Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus..
Ser humilde ou pobre de espírito é estar cônscio da carência de Deus e da dependência Dele. Os que se esvaziam de si mesmos, do orgulho de suas realizações e do egoísmo de seus desejos podem sentir o Espírito Santo enchendo esse vazio. Os humildes recebem o reino dos céus como prêmio; e o reino dos céus é hoje, quando tudo é possível. É uma experiência, não um lugar. Portanto, humildade é saber que dependemos de Deus em todas as situações, não importando a posição que ocupamos dentro da Igreja ou da sociedade. É ser como criança e estar ciente da necessidade de crescer e aprender sempre com Ele; saber que só Ele é capaz de nos suprir. Não deve ser confundida com servidão, escravidão, ignorância, miséria ou qualquer outra situação maligna como insegurança, indecisão, humilhação ou baixa auto-estima e falta de dinheiro, tampouco com a falta de autoridade que já nos foi delegada por Jesus. Não depende de classe social, mas do crescimento espiritual verdadeiro que decorre do conhecimento do caráter divino, adquirido no contato constante com o Espírito Santo. Não significa negar o que somos diante dos homens, pois diante de Deus somos todos iguais. Por isso, os fariseus se revoltavam quando Jesus dava mostras de ser o Messias, o Filho de Deus. Para eles, era uma arrogância Ele chamar Deus de Pai e realizar todos os milagres que realizava. Ele não negou a Sua autoridade, Ele disse: “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem, pois eu o sou... Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU”. “EU SOU”, Ele disse; o mesmo nome de Deus dado a Moisés no Monte Sinai, ou seja, ‘Eu Sou O Que Sou’ (ehyeh-asher-ehyeh), YHWH, ‘o Senhor’. EU SOU (em hebraico: Ehyeh provém do verbo Hayah, ‘ser’, muitas vezes traduzido como ‘Eu serei’, ‘tornar-se’ ou ‘mostrar ser’, e significa: ‘Eu serei o que serei’ ou ‘Eu vou ser quem eu vou ser’ ou ‘Eu vou provar ser o que eu vos revelar ser’ ou ‘eu vou ser porque eu vou ser’). Usando todo o poder divino que tinha, Jesus era humilde porque sabia que, como homem, o que fazia e ensinava vinha do Pai e dependia Dele para tudo. Ele mesmo dizia: “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou” (Jo 7: 16). Como homem, Ele também subia ao monte à noite para orar e se encher de unção, pois vivia em carne frágil e sujeita às mesmas fraquezas que nós, embora sem pecado, todavia, jamais negou a autoridade que o Pai Lhe deu para repreender, exortar, ensinar e colocar os rebeldes no caminho.

• Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
São felizes os que choram, porque recebem de Deus o consolo. E o choro que o Senhor fala aqui é o choro de arrependimento que produz vontade de mudar de vida. É chorar para que a justiça divina se estabeleça na terra, libertando, curando, trazendo novamente a alegria da comunhão com Ele. Bem-aventurados os que choram pelo seu afastamento Dele, porque Ele ouve o seu choro e os consola, restabelecendo novamente seu relacionamento e sua intimidade com o Pai.

• Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
A palavra hebraica para manso significa: ser moldado. No grego é praos, ser controlado. Mansidão significa: serenidade, tranquilidade, calma, se deixar moldar por Deus, ter calma pela certeza da vitória, ter segurança de que tudo tem solução. Ser manso é ser submisso à vontade de Deus, às Suas leis e ao plano divino. Possuindo a Deus, os mansos herdarão a terra, o mar, o ar e tudo o que neles se contém, pois tudo é Seu. Submetermo-nos à Sua vontade nos traz poder e domínio sobre a criação. Não deve ser confundido com comodismo, preguiça ou passividade, que abre mão da autoridade que Deus já nos delegou. Moisés era um guerreiro, entretanto, a bíblia fala que ele era o homem mais manso da terra, porque se deixou ser conduzido por Deus, apesar de ser líder, e nunca abriu mão da autoridade que Ele lhe conferiu para conduzir Seu povo. Muitas vezes, tomou atitudes drásticas, fortes e agressivas para manter a ordem entre os israelitas e cumprir até o fim sua missão. Não foi impotente nem passivo diante das rebeliões do povo, mas se deixou moldar por Deus em todas essas situações, exercendo com sabedoria e paciência sua posição de liderança. Vamos abrir um parêntese aqui para analisar uns achados da Concordância Lexicon Strong.

No AT, podemos ver as palavras 'manso' e 'mansidão' escritas uma vez em Nm 12: 3 e Sf 2: 3:

Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (Nm 12: 3).
Manso: `anav (aw-nawv') ou `aniy (aw-nee'): deprimido (em sentido figurado), em mente (suave, gentil) ou circunstâncias (carente, santo, virtuoso): humilde, manso, pobre, aflito. Raiz primitiva: `anah (aw-naw'): (ideia de olhar para baixo ou intimidação); deprimir literal ou figurativamente, transitivo ou intransitivo (em várias aplicações, como segue): sem base própria, afligir-se ou aflição, castigar-se, punir-se, lidar mal com, contaminar, exercitar, forçar, gentileza, humilhar-se, ferir, assolar, violentar, submeter-se, enfraquecer, ter ou mostrar sabedoria, experiência, conhecimento e bom senso.
“Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor”. (Sf 2: 3)
Mansidão: `anavah (an-aw-vaw'): condescendência, humana e subjetiva (modéstia), ou divina e objetiva (clemência): gentleness, a humildade, a mansidão.

E a palavra 'manso', no plural, pode ser encontrada no Salmo 37:11 e em Mt 5: 5:
Sl 37: 11: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”.
Mt 5: 5: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

Em hebraico, a palavra usada é `anav (aw-nawv'), ligada à palavra `anah (aw-naw'), com o mesmo sentido descrito acima, e traduzida na Versão de King James (KJV) como 'os humildes' (ענוים = humilde). Em grego (Mt 5: 5), a palavra usada é 'praus' (πραεις = humilde, manso).

• Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Só quem já sentiu uma fome e uma sede extrema pode entender o que é ter sede e fome de justiça. É ter sede do próprio Deus. É dar as costas ao anseio por outras coisas. É não aceitar as injustiças do mundo, mas ansiar pelo amor e pela vontade divina sendo cumprida em todos os homens. Os que sentem essa sede e essa fome serão fartos. Não há necessidade que Jesus não possa suprir. Conhecê-lO cada dia mais e ser farto é o prêmio para aqueles que desejam se alimentar Dele. Ver a justiça de Deus agindo é ver as pessoas aceitando a Sua verdade em seus corações e recebendo a salvação e a vida eterna.

• Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Misericórdia significa: indulgência, graça, compaixão suscitada pela miséria alheia. É pagar o mal recebido com o bem. É ser igual a Jesus. Mas receber misericórdia vem depois de exercê-la. A misericórdia é como uma semente que precisa ser plantada primeiro para ser colhida depois.

• Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Ser limpo de coração é manter a pureza e renegar a impureza, é ver Deus com o coração, é manter dentro de si a clareza e a sinceridade de intenções, é ser transparente: “Quem vê a mim, vê o Pai”. Quem vê com os olhos de Jesus, vê o Pai. Os limpos de coração não guardam mágoa nem rancor, mas olham para a misericórdia e para a justiça divinas e confiam inteiramente em Seu julgamento. Os limpos de coração fogem do pecado e mantêm dentro de si a integridade do projeto de Deus para suas vidas, não se envolvendo com nada que os possa desviar dele. Mantêm sempre firme dentro de si a palavra pura que vem do alto.

• Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Para haver paz na nossa alma é necessário extirpar a outra natureza em nós (a natureza do diabo em nossa carne) e cultivar Jesus no nosso coração. Fazer a paz é ficar do lado de Deus. Os pacificadores são chamados filhos de Deus, pois se assemelham a Ele. Para levarmos a paz a alguém, é preciso conquistar, antes de tudo, a paz dentro do nosso próprio ser, isto é, estar harmonizados com o projeto divino para nós. É não haver mais brigas entre a nossa carne, o nosso espírito e o Espírito Santo. De certa forma, é algo que decorre da mansidão, do fato de nos entregarmos inteiramente ao moldar do Senhor em nós.

• Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois, quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. 
Ser perseguido por causa da justiça é lutar pelo que é do Senhor, é “pagar o preço” pelo Seu reino e ter direito total sobre ele. Em João 17: 14-17 Jesus diz: “Pai, eles não são do mundo, como também eu não sou; por isso o mundo os odiou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Assim, ser de Jesus nos traz, infalivelmente, a perseguição mundana, pois o príncipe do mundo (o diabo) não se conforma por ter nos perdido para o Filho de Deus. Entretanto, quando somos perseguidos por estarmos lutando pela verdade, temos a garantia da proteção de Deus e do Seu livramento. “Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis meus profetas”, diz o Senhor. Também está escrito: “O anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem e os livra”.

Experiência prática

Nossa experiência prática é deixarmos que o Espírito Santo escolha para nós uma das bem-aventuranças para que possamos praticar. Talvez seja aquela que nós mais precisamos trabalhar dentro da nossa alma para nos sentirmos verdadeiramente bem-aventurados (felizes) por sermos de Jesus. Nenhuma das palavras e dos ensinamentos do Mestre parece ser tão fácil de praticar, por isso Ele disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Também disse: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”. É por isso, também, que em cada experiência que nos propomos a fazer nesses capítulos, dependemos da direção e da escolha do Espírito Santo. É para que Ele, que sonda os nossos corações e conhece as nossas necessidades, possa nos levar ao verdadeiro crescimento interior e ao conhecimento profundo do Senhor. Portanto, não recue diante de nenhum desafio que Ele propõe. É para que tenhamos experiências reais com Ele e que nunca mais vamos esquecer. Elas nos trarão fortalecimento e amadurecimento no evangelho e nos protegerão do inimigo. 


Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti
FONTE:
http://www.searaagape.com.br/asbemaventurancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário