Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

30 de agosto de 2016

O que NÃO se deve fazer quando for visitar uma pessoa doente


Resultado de imagem para O que NÃO se deve fazer quando for visitar uma pessoa doente

 
Visitar uma pessoa doente e levar conforto é algo que deve fazer parte da vida do cristão. Jesus valorizou muito esse trabalho importante que devemos fazer (Mateus 25:36). Mas sabemos que esse não é um trabalho simples. Visitar uma pessoa enferma, ainda mais quando a enfermidade é mais grave ou mesmo quando a pessoa está extremamente debilitada, é algo que requer certos cuidados.

A maioria das pessoas fica se perguntando: o que devo dizer ao enfermo? Como devo tratá-lo? Como devo me portar diante dele? Quando tempo devo permanecer visitando? O que não devo dizer de forma nenhuma? E foi exatamente para ajudar a todos que desejam ser visitadores e abençoadores de pessoas enfermas que quero deixar alguma dicas preciosas abaixo:

O que NÃO fazer quando for visitar uma pessoa doente?
 
(1) Não chegue sem avisar

A enfermidade muda a vida e a rotina da pessoa enferma e da família. Por isso, se você desejar visitar um enfermo que esteja em casa, faça contato antes para combinar o horário da visita. É importante também informar o tempo da sua visita. Como visitas para pessoas enfermas não devem ser longas, já informe ou a pessoa ou um parente de que irá fazer uma visita rápida. Isso deixa todos mais tranquilos para receber a sua visita. Se a visita for em um hospital também é importante comunicar a família e verificar a rotina de visitas e o tempo de visitação. Os hospitais costumam limitar a entrada de pessoas dependendo do tipo de internação em que a pessoa está. Nas visitas em hospitais também não seja longo em sua visita a menos que a família peça para você permanecer mais tempo. Lembre-se que o horário de visitação tem como objetivo principal atender a família e amigos próximos do enfermo.
 
(2) Não faça pregações e orações longas

Nós que somos crentes gostamos de deixar um texto bíblico ou mesmo uma oração quando visitamos um enfermo. Se você optar por deixar uma mensagem bíblica e orar pelo doente, seja objetivo. O leito da doença não é o local propício para deixar uma meditação de 50 minutos e nem uma oração gigante mais de meia hora. Quando visitamos uma pessoa enferma nunca sabemos como vamos realmente encontrá-la, se bem ou se mal. Por isso, é sempre importante se preparar antes. Já faça uma pequena pré-seleção de alguns textos bíblicos que você pode usar e que sejam de fácil entendimento, a fim de trazer conforto através da palavra do Senhor. Pense também no que vai dizer em sua oração para que não faça uma oração que desanime ainda mais a pessoa.

(3) Evite tocar em assuntos negativos

Conheci uma pessoa que um dia estava visitando uma pessoa com câncer. Tal foi a minha surpresa que ela começou a comentar com a doente que visitávamos que havia acabado de falecer um amigo com a mesma doença dela, da mesma forma que ela estava agora. Não preciso nem dizer que foi um grande mal-estar. Essa pessoa trouxe ainda mais ansiedade para a doente. Evite ao máximo falar de coisas negativas. A pessoa já sabe que está doente. Leve sempre uma palavra positiva, de incentivo, de ânimo.
 
(4) Não faça “profecias” de cura
Uma amiga minha certa vez ficou gravemente doente. Saiu do hospital e estava fazendo o tratamento em casa. De repente, sem um aviso prévio, aparece um pastor de uma determinada igreja, enviado por uma pessoa que não pediu a autorização nem da família nem da enferma, chegou ungindo-a e “profetizando” a cura e a melhora dela. Não faça isso! Nenhum de nós tem poder para prometer cura. Prometa orar pela pessoa, jejuar pela vida dela, mas nunca prometa o que só Deus pode fazer. Isso trará ainda mais dor a pessoa se ela piorar. Essa minha amiga infelizmente piorou muito e veio a falecer semanas mais tarde.
 
(5) Quando visitar alguém do sexo oposto tome alguns cuidados
Se você é homem e vai visitar uma mulher ou se é mulher e vai visitar um homem enfermo é sempre algo muito positivo que você verifique se terá mais alguém junto ali na visita, a fim de não causar constrangimento ao enfermo. Sabemos que em hospitais, às vezes, é necessário ficar com roupas especiais que podem causar constrangimento. Ou mesmo a pessoa mais a vontade em casa pode se sentir desconfortável em ficar sozinho ou sozinha com alguém do sexo oposto. Se não tiver ali mais alguém da família, que possa acompanhar a visita, tente levar mais alguém com você a fim de que esse tipo de constrangimento não ocorra. Se possível uma pessoa do mesmo sexo do enfermo.
 
(6) Prepare-se com seriedade

Se você ama esse ministério de visitar pessoas doentes ou outros tipos de pessoas que sofrem, é sempre importante se preparar de forma mais profunda, a fim de buscar fazer um trabalho com maior qualidade. 
 
 
FONTE:
https://www.esbocandoideias.com/2016/08/nao-se-deve-fazer-quando-for-visitar-uma-pessoa-doente-enferma.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário