Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

9 de agosto de 2016

FINGIR SEGUIR JESUS CRISTO




“Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mt 7,21; 22, 14).

Nosso Senhor Jesus Cristo afirmou que a sua missão era fazer a vontade do Pai (Mt 6,10; Jo 6,38). A vontade do Pai é esta: “Que eu não perca nada do que ele me deu, mas o ressuscite no último dia” (Jo 6, 39.40). Jesus exortou aos escolhidos: “Deveis ser perfeito como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). A perfeição é a vontade de santificação que os salvos têm para Deus (Rm 12,1.2; 1Ts 4,3). 
 
Jesus Cristo também salientou sobre a sua nobre missão de: “Servir e não ser servido” (Mc 10,45). O maior ensinamento de Cristo é o “AMOR” (Jo 15, 12.13). No ensino do amor de Jesus de Nazaré não existe espaço para gente orgulhosa, exaltada, egocêntrica e autoritária. 
 
São Paulo Apóstolo escreve: “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus. Ele assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achando em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte e morte de cruz!” (Fl 2,5-8).
Seguir o Senhor Jesus Cristo é seguir o seu exemplo é obedecer ao seu ensinamento. Aquele que fala, prega e escreve sobre o Filho de Deus e não vive a sua santa doutrina é: hipócrita, mentiroso, traidor e falso religioso. 
 
O falso religioso sabe se colocar muito bem no teatro da religião; ele usa o nome de Jesus porque sabe que esse nome tem poder para operar sinais, prodígios e maravilhas (Mt 7,23). O principal motivo da existência do falso religioso é que a religião propicia para ele: salário, luxo e poder. O falso religioso é dotado de uma inteligência incrível, por isso engana muita gente, ganha promoções e é tido como santo por muitos. Por incrível que pareça! Esse tal tem ajuda de superiores e de gente poderosa. Seu fascínio sedutor cega as pessoas, principalmente pelo cargo que exerce, pela obra fundada, pelos bens realizados e pelo conhecimento que tem. Seria tão fácil saber que o falso religioso é identificado pelo seu espírito, mandão, patrão, impostor, ditador, autoritário, prepotente e idólatra pelos bens materiais. Ele usa textos da Bíblia para legitimar o seu jeito de ser e viver. Sua doutrina herética é mortal para ele como também para muitos dos seus seguidores!


É bom frisar que o homem que busca glória para si na carona do Evangelho de Cristo, longe está Deus dele. Deus não ajuda o homem com intenção egoísta, idolátrica e pelos seus atos condenatórios. Deus não faz negócio com agiotas e capitalistas, principalmente do mercado religioso. Os banqueiros do capitalismo da religião econômica da teologia da prosperidade têm negócio com o deus MAMON (Mt 6,24). 
 
Deus não compactua com quem finge ser seguidor de seu Unigênito Filho. Deus nunca esteve com aquele que mesmo tendo recebido a mais alta formação religiosa, eclesial e teológica e a ordenação ministerial, mas nunca foi de fato e de verdade discípulo de Cristo e nunca viveu o mandamento do AMOR. Deus não habita num coração onde há um excelente teatro da farsa cristã. Não há acomodação para o bom Deus onde tudo já for ocupado. Deus não dá, não divide a sua glória com ninguém. Deus não caminha com canalhas paramentados. 
 
Para aquele que usa o nome de Jesus, o Evangelho e a Igreja para seu benefício próprio, tem na alma o mundo da internet. Para ele tudo é relativo, banal, fútil, virtual, superficial, parcial e jamais infernal para o futuro de sua alma. O tal não tem o santo temor de Deus e zomba dos justos. 
 
A vida religiosa de quem trai a Boa Nova do Reino de Deus é uma espetacularização, uma busca frenética pelo poder, esquematiza o culto a personalidade; sua meta é o glamour, status e câmera. Só gosta de eventos que tenham muitidões. Seu comportamento é pomposo: vestes de marca, paramentos religiosos caríssimos, carro de luxo, aparelhos eletrônicos de tecnologia de ponta, avião, joias, mansões, viagens para os lugares mais caro e fausto em companhia duvidosa e até de gente que é inimiga da amoral Cristã. Tudo isso para ganhar mídia e vender seus produtos. Essas coisas revelam o quanto esse religioso é idólatra pelos bens terrenos e distante fica dos pobres.

OS DOIS MODELOS

O falso religioso que passa como seguidor de Jesus Cristo tem dois modelos de conquistar e enganar o povo.
O primeiro: mostra ser carismático, no entanto, não tem caráter e nem os carismas. Aparenta ser popular, amigo e amoroso, na verdade é um lobo vestido de pele de velha. 
 
O segundo: apresenta-se com ar de autoridade, de firmeza na fé, segurança e fidelidade na Sagrada Doutrina. Defende com ferro e fogo os valores morais, a família e a religião. Aparece como salvador da pátria e se mostra bastante corajoso. Parece falar pouco, simula ser equilibrado, calmo e tranquilo, porém, tudo vai ser revelado sobre ele, porque na convivência ele fala demais no vocabulário de mandar, impor e não gosta de ouvir e nem tão pouco de obedecer. 
 
Quando é descoberta a sua identidade, e ele é rejeitado com os seus projetos é aí que aparece a sua intolerância com um desequilíbrio fulminante e um ser violento em potencial. É bom ressaltar que os dois modelos são hoje o reality show no campo religioso.
Jamais esses modelos enganam os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, aqueles que são guiados pelo Divino Espírito Santo.

CONCLUSÃO

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29). Aprender com Jesus é viver a graça, a fé, a verdade e o amor de Deus. A meta é a vida eterna. Vivendo a consciência da salvação da alma e liberto da ganância dos bens terrenos, caminhamos como sal da terra e luz do mundo. A visão maior do seguidor de Cristo é as mansões celestiais. O nosso tesouro se encontra lá. 
 
Seguir Jesus é amar o projeto do Reino de Deus. É ter respeito por si e pela dignidade da pessoa humana. É ser autêntico, ser honesto, é ser cristão arrependido de seus pecados e procurando sempre crescer no amor e na amizade dos irmãos e na comunhão do Pai celestial. 
 
Seguir Jesus é praticar boas obras, promover a justiça social pregar a comunhão fraterna e a caridade para com todos. 
 
O jugo de Jesus Cristo é o AMOR. No amor do Mestre de Nazaré só há espaço para servo, para simplicidade, humildade e a divina misericórdia. Reina no coração do seguidor de Cristo a compaixão a piedade e o santo temor de Deus.
 
 
Pe. Inácio José do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário