Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

12 de agosto de 2016

A formação da Bíblia - Revelação





Edson Nakashima


Como a Bíblia chegou até nós? Muitas vezes, vemos um exemplar da Bíblia em nossas mãos, em nossa própria língua, e não gastamos muito tempo refletindo a respeito da sua formação, como se aceitássemos a ideia de que a Bíblia veio pronta e de forma repentina. Em geral, não temos a menor noção do longo e árduo processo que foi necessário para que ela chegasse até nós e as milhares de pessoas envolvidas em sua composição, manutenção e transmissão. A Bíblia foi formada pouco a pouco, depois que pessoas foram escolhidas pelo próprio Deus para ouvir a mensagem, transmiti-la para outros e também registrá-la de forma escrita. Em momentos posteriores, a Bíblia seria traduzida nas mais diversas línguas (o que é uma outra história).

Mas por que seria importante conhecer esse processo? Penso que isso poderia trazer maior confiança de nossa parte na Palavra de Deus. E se nos conscientizássemos de todo o sacrifício envolvido em toda essa trajetória, provavelmente daríamos mais importância ao nosso próprio estudo bíblico diário. É importante saber que algumas pessoas correram risco de vida e até morreram ao tentar trazer a Bíblia para pessoas comuns como nós (vide os exemplos de Martinho Lutero e de William Tyndale, que foi condenado à fogueira e queimado em 1536 d.C., por tentar traduzir a Biblia para o inglês).

De qualquer modo, esta é a intenção dessa série de artigos sobre a Bíblia que vamos iniciar - trazer um pouco de luz a esse percurso cheio de percalços e desafios.

Em alguns momentos, iremos utilizar alguns termos que serão necessários para uma melhor compreensão dos temas abordados. Sendo assim, para compreender melhor o processo de construção da Bíblia, vamos utilizar alguns deles, que serão explicados com mais detalhes neste e nos outros artigos.
A. Revelação - Deus transmitindo a mensagem (a verdade) aos homens (ou seja, Deus é o transmissor da mensagem); 
B. Inspiração - A humanidade recebendo a mensagem de Deus (isto é, o homem é o destinatário da mensagem); 
C. Transmissão - Os escribas  registrando e copiando meticulosamente a Palavra de Deus.

Revelação

Nesse primeiro momento, trataremos da questão da Revelação. A Bíblia nos mostra em diversos momentos que Deus se revelou e transmitiu a sua vontade aos homens. Os teólogos costumam distinguir a Revelação de duas maneiras: a Revelação Geral (ou Natural) e a Revelação Especial.

Na Revelação Geral ou Natural, Deus revela a sua existência e os seus atributos por meio da criação (Salmo 19:1-4). Mas devemos compreender que apenas essa Revelação acaba sendo insuficiente para que as pessoas conheçam plenamente a Deus devido à natureza pecaminosa do homem, como vemos em Romanos 1:18-21.
Sendo assim, temos também a Revelação Especial, que contém informações precisas a respeito de Deus e das coisas que Ele decidiu que devemos conhecer. E nessa Revelação que iremos nos concentrar no momento.

No Antigo Testamento, essa Revelação veio por meio de visões, sonhos, profecias, mensagens de anjos... Em muitos momentos, Deus se comunicou diretamente com os homens (Adão - Gn 2:15; Noé - Gn 6:13; Abraão - em diversos momentos, começando em Gn 12:1; Jacó, em especial, teve um diálogo conflituoso e transformador com Deus - Gn 32:24-30). Mas podemos dizer que o meio principal de Revelação no AT é a palavra viva dada a Moisés (que recebeu diretamente Dele a Lei - Números 12:6-8) e depois aos profetas.

Como vemos, Deus falou muitas vezes e de diversas maneiras conosco (Hebreus 1:1-2), mas nos ultimos tempos Ele tem falado por meio da pessoa, das ações e dos ensinamentos de Jesus Cristo (Lucas 10:22) e pelas palavras de seus discípulos e apóstolos (Efésios 3:2-3; Gálatas 1:11-12).

Como vemos, Deus não se limita a qualquer meio para se revelar (afinal, Ele utilizou até uma jumenta para se comunicar com Balaão), mas houve uma atenção especial por parte Dele em registrar a sua interação com os homens em forma escrita nas Escrituras Sagradas (2 Timóteo 3:14-15). E essa opção por palavras, e não simplesmente por imagens, experiências e sentimentos se deve ao fato de a comunicação verbal ser, em vários sentidos, muito mais ampla, precisa e definitiva (Judas 3). Deus deseja que a sua mensagem de salvação seja clara para todos!

Tudo isso para que, no fim de tudo, vejamos a glória do Senhor. “A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala". (Isaías 40:5).


FONTE:
http://www.icoc.org.br/#!A-forma%C3%A7%C3%A3o-da-B%C3%ADblia-Revela%C3%A7%C3%A3o/c13oo/55a65c990cf25466c2a0de1c

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário