Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

7 de julho de 2016

Deus olímpicos: os deuses mais importantes na mitologia grega




Quem eram os deuses olímpicos

Na mitologia grega, os deuses olímpicos (Dodekatheon) eram os deuses mais importantes na Grécia Antiga e moravam no ponto mais alto do Monte Olimpo (principal montanha da Grécia Antiga). De acordo com alguns mitos, residiam num grande palácio de cristal no topo do monte sagrado. Eram, segundo os gregos, os deuses que tinham mais poderes e mais influência na vida dos humanos.

De acordo com os mitos, se alimentavam de alimentos divinos: néctar e ambrósia. Passavam parte do tempo ouvindo sons da lira do deus Apolo (deus da música). Se divertiam também com o canto agradável das musas e das danças das Graças (também conhecidas como Cárites, eram deusas da natureza, do encantamento e da beleza).

De acordo com a lista clássica, eram quatorze os deuses olímpicos:
 
1 - Zeus: deus dos deuses. 
Zeus
Zeus – O líder e o mais poderoso deus do Olimpo. Filho dos titãs Cronos e Réia, casado com a deusa Hera. Diz-se que Zeus, apesar de ser casado, teve relacionamentos com várias ninfas e humanas, foi de um desses relacionamentos que nasceu Hércules.

2 - Hera: deusa da maternidade e do casamento. Irmã e mulher de Zeus. 
Hera
Hera – Esposa de Zeus, rainha dos deuses. Deusa protetora do casamento e do parto, também é conhecida como deusa da vingança.

3 - Poseidon: deus dos mares e das tempestades.
Poseidon
Poseidon – Irmão de Zeus e de Hades, e deus do mar. Ele domina os oceanos e é famoso por causar tempestades e terremotos quando está furioso.

 4 - Héstia - deusa do fogo doméstico, do lar e da arquitetura.
Resultado de imagem para héstia deusa
Hestia era a deusa mais modesta dos antigos deuses gregos. Hestia foi considerada protetora da vida familiar, da harmonia eda prosperidade,bem como personificava a estabilidade nas relações de uma família.

5 - Atena: deusa da sabedoria e dos ofícios. 
Atena
Atena – Deusa da sabedoria e filha de Zeus com Métis, a primeira esposa dele. Palas Atena nasceu já adulta da cabeça de Zeus, e é associada a ela a sabedoria da coruja.

6 - Ares: deus da guerra.

Ares
Ares – Filho de Zeus e Hera e deus da guerra. Teve relacionamentos com várias ninfas e humanas, gerando assim vários heróis.

7 - Deméter: deusa da agricultura, da natureza e estações do ano.

Deméter
 Deméter – Irmã de Zeus e deusa da agricultura.
 
8- Apolo: deus das artes, da cura e da música.

Apolo
Apolo – Filho de Zeus e Latona e deus do sol, da arte, da música. É associado a Apolo tudo o que é belo.

9 - Ártemis: deusa da Lua e da caça.

Ártemis
Ártemis – Irmã gêmea do deus Apolo e deusa da caça e da proteção aos animais. A deusa também é conhecida como deusa da lua.

10 - Hefesto: deus da metalurgia e do fogo.

Hefesto
Hefesto – Filho de Zeus e Hera e deus do fogo e do trabalho. Conta a história que Hefesto foi atirado ao mar pela própria mãe, por ter nascido muito fraco e feio, mas conseguiu sobreviver porque foi resgatado por ninfas.

11 - Hermes: deus do comércio e mensageiro dos deuses.


Hermes, deus dos viajantes, protetor da magia e da advinhação, responsável pelos golpes de sorte e pelas súbitas mudanças de vida, patrono dos ladrões e dos trapaceiros, era filho de Zeus e da misteriosa Ninfa Maia, a mais jovem das Plêiades, também chamada de noite.
 
12 - Hades: deus dos infernos e dos mortos.

Hades
Hades – Irmão de Zeus e deus do mundo subterrâneo. Ele governa o mundo dos mortos, mas não era visto com negatividade, nem representava coisas malignas para os  gregos.

13 - Afrodite: deusa do amor, da sexualidade e da beleza. 



Afrodite – Deusa do amor e da beleza e filha de Zeus. Conhecida como a mais bela das deusas, Afrodite, cujo nome significa “nascida da espuma do mar” porque assim teria sido o nascimento dela, era casada com Hefesto.

14 - Dionísio : deus das festas e do vinho.
 
Dionísio (Baco para os romanos) é o deus do vinho, da loucura, do êxtase e da tragédia. Filho de Zeus, porém dentre os deuses olímpicos foi o único a ter mãe mortal, Semele.

FONTE:
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/deuses_olimpicos.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário