Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

9 de janeiro de 2016

Glossário da Nova Era



E frequente no diálogo com pessoas envolvidas nas idéias da Nova Era encontrarmos uma verdadeira selva semântica. Já é difícil apontar e definir os conceitos evasivos e idéias ocultistas da Nova Era sem ser tolhido por significados confusos e termos indefinidos. Esta não é de forma alguma uma análise exaustiva da terminologia da Nova Era, mas a experiência nos tem mostrado que uma compreensão apropriada dos termos pode economizar bastante tempo quando confrontamos os adeptos da Nova Era com as reivindicações do evangelho de Cristo.

Agente — Pessoa que envia mensagem telepática.
Alfa — Corpo físico
Animismo — Crença de que coisas inanimadas (como as plantas), possuem alma ou espírito. Os defensores da Nova Era vêem o animismo como uma forma de re-consagrar a terra.
Antroposofia — Uma seita esotérica fundada pelo místico alemão Rudolf Steiner. O termo significa literalmente “sabedoria do homem”. Ela ensina que possuímos a verdade em nosso ínti­mo. O sistema de pensamento é ocultista e espírita.
Aprendizado do Cérebro Direito — Acredita-se que o hemisfério direito do cérebro seja o centro do pensamento intuitivo e criativo (ao contrário da natureza racional do hemisfério es­querdo). Os adeptos da Nova Era se apoderaram dessa idéia como justificativa para levar “técnicas de aprendizado do cérebro direito” às salas de aula. Essas técnicas incluem a meditação, a ioga e a imaginação direcionada.
Ascensão de Cristo — É re-interpretada de uma forma mística para referir-se à elevação da “consciência crística” na huma­nidade. Descreve a percepção de que o homem é divino.
Aura — Um brilho ou halo irradiado que cerca os seres vivos.
Autopercepção — Os adeptos da Nova Era usam este termo como sinônimo de Deus-percepção. Refere-se a um reconhecimento pessoal da própria divindade.
Avatar — Uma pessoa que “desce” de cima em forma humana como manifestação da divindade e que revela a verdade divina às pessoas. Uma pessoa dessas supostamente já progrediu além da necessidade de se reencarnar em outro corpo (isto é, já não tem mais “carma ruim” que precise pagar).
Bhagavad Gita — Escritura sagrada hindu.
Boa Vontade Mundial — Um lobby político da Nova Era cujo objetivo é o de expor “o Plano” detalhado nos escritos de Alice Bailey.
Bodhisattva — Um ser que supostamente ganhou o direito de entrar em nirvana ou na iluminação, mas em vez disso preferiu voltar voluntariamente desse estado, a fim de ajudar a huma­nidade a atingir o mesmo alvo. O Cristo é tido como um bodhisanva.
Buda — “O Iluminado”. Um avatar ou mensageiro.
Cabala — Doutrina misteriosa hebraica baseada na interpretação mística da Bíblia; práticas mágicas, ocultistas, derivadas em grande parte da Idade Média.
Canalização — Uma forma de mediunidade ou espiritismo da Nova Era. O canalizador entrega o controle de suas capacida­des perceptivas e cognitivas a uma entidade espiritual com o propósito de receber informação paranormal.
Canalizador por Transe — O mais recente termo para “médium de transe”. (Ver: médium).
Carma — Refere-se à “dívida” acumulada contra a alma como resultado das boas e más ações cometidas durante a vida (ou vidas) de alguém. Se a pessoa acumular carma bom, suposta­mente se reencarnará num estado desejável. Se a pessoa acu­mular carma ruim, se reencarnará num estado menos desejá­vel.
Cartas PES — Um maço de vinte e cinco cartas contendo cinco símbolos, inclusive estrelas, quadrados, círculos, cruzes e on­das.
Cartas Taro — Maço de setenta e oito cartas que supostamente revelam os segredos do homem e do universo.
Cidadãos Planetários — Um grupo ativista da Nova Era compro­metido em engendrar uma “consciência planetária” tanto entre os adeptos da Nova Era quanto entre o público em geral.
Círculo Mágico — Um círculo desenhado pelos ocultistas para protegê-los dos espíritos e demônios que eles chamam por meio de feitiçaria e de rituais.
Clariaudiência — A capacidade de ouvir mentalmente sem usar os ouvidos.
Clarividência — A capacidade de ver mentalmente, sem usar os olhos, além dos limites comuns de tempo e espaço; também chamada de “segunda visão”.
Comunidade de Aprendizado Chinook — Uma comunidade educacional da Nova Era localizada na região noroeste do litoral do Pacífico. Esse grupo patrocina programas educacio­nais tanto de longo quanto de curto prazo sobre transformação pessoal e social, espiritualidade da Nova Era, e como viver com uma perspectiva ecológica.
Comunidade Findhorn — Uma comunidade lendária da Nova Era, localizada na região norte da Escócia. Esse grupo oferece um programa educacional contínuo sobre os princípios da espiritualidade da Nova Era.
Consciência Cósmica — Uma percepção espiritual e mística de que tudo no universo é “um”. Atingir a consciência cósmica é ver o universo como Deus e Deus como o universo.
Conselho da Unidade-na-Diversidade — Uma “mega-rede” da Nova Era com mais de 100 redes e grupos que cerram fileiras pela cooperação e interdependência global.
Controle — O espírito que envia mensagens através de um mé­dium.
Convergência Harmônica — A assembléia dos meditadores da Nova Era reunidos no mesmo horário astrológico propício em diferentes localidades para acompanhar a chegada da paz na terra e de um governo mundial único.
Corpo Astral — Um corpo espiritual capaz de projetar-se para fora do corpo físico. O corpo astral sobrevive à morte.
Cristais — Os defensores da Nova Era acreditam que os cristais contêm poderes incríveis de cura e energia. Os cristais são freqüentemente alardeados como capazes de restaurar o “fluxo de energia” no corpo humano.
Cristianismo Esotérico — Uma forma mística de cristianismo que vê sua “verdade central” como idêntica à “verdade cen­tral” de todas as outras religiões (por exemplo: homem é divino). Essa forma de cristianismo fica à vontade como a “filosofia perene” de Aldous Huxley. (Ver: filosofia perene).
Cristianismo Exotérico — Uma forma de cristianismo identifi­cada com o cristianismo histórico ou ortodoxo que os adeptos da Nova Era descreveriam como destituído de toda autentici­dade espiritual.
Cristo Cósmico — Nas escolas de pensamento esotérico, o Cristo é considerado como um espírito universal ou uma força cós­mica. O objetivo primário desse espírito ou força impessoal é guiar a evolução espiritual da humanidade.
Curandeiro Psíquico —- A pessoa que cura moléstias mentais ou físicas com a energia cósmica que emana através das mãos do curandeiro.
Déjà Vu — A sensação de já ter experimentado um evento ou lugar que está sendo encontrado pela primeira vez.
Desencarnada — A alma ou personalidade de uma criatura vivente que morreu.
Deus — Um ser que tem “muitas faces”. E considerado um ser radicalmente imanente chamado muitas vezes de “consciên­cia universal” ou “energia universal”. O deus da Nova Era é mais ou menos uma força impessoal que permeia o universo.
Ectoplasma — Uma substância branca transparente que flui das aberturas corporais do médium, supostamente denotando a presença de um espírito desencarnado.
Encarnação em Massa — A encarnação do Cristo em toda a humanidade. Os defensores da Nova Era dizem que essa encarnação está ocorrendo atualmente numa escala planetária, e não difere da encarnação do Cristo cósmico no corpo de Jesus há 2.000 anos.
Energia Psíquica — Energia extra-sensorial que capacita as pes­soas a realizarem milagres.
Era de Aquário — Os astrólogos acreditam que a evolução passa por ciclos que correspondem aos signos do zodíaco, cada qual durando de 2.000 a 2.400 anos. Os defensores da Nova Era dizem que estamos passando agora do ciclo associado a Peixes ao que é associado à Aquário. A era aquariana supostamente será caracterizada por elevado grau de consciência espiritual e cósmica.
Escrito Automático — Escrito produzido sem o pensamento consciente de uma pessoa viva; mensagem escrita dada através de um espírito-guia mediante lápis ou máquina de escrever. Psicografia.
Esotérico — Uma palavra usada para descrever o conhecimento possuído ou compreendido somente por poucos.
Humanismo Cósmico — Em contraste com o humanismo nor­mativo que vê o homem como a medida de todas as coisas, o humanismo cósmico vê o homem como tendo potencial vir­tualmente ilimitado devido à sua divindade íntima.
Espírito Controlador— Um espírito desencarnado que transmite mensagens de pessoas mortas aos vivos mediante um médium em transe.
Espírito-Guia — Uma entidade espiritual que fornece informa­ção de “orientação”, freqüentemente através de um médium ou canalizador. O espírito fornece orientação somente depois que o canalizador lhe entrega o controle sobre suas capacida­des perceptiva e cognitiva.
Espiritualista ou Espírita — Pessoa que acredita na capacidade de entrar em contato com as almas dos finados através de um médium.
Eu Íntimo/Eu Superior — Refere-se à natureza divina íntima possuída por todos os seres humanos. Diz-se que todas as pessoas possuem um eu íntimo, embora nem todas estejam conscientes dele.
Experiência Extra-Corpórea — Deixar o corpo físico enquanto descansando, dormindo, quase morrendo, ou temporariamen­te morto.
Filosofia Perene — Um termo cunhado por Aldous Huxley que vê toda verdade ou experiência religiosa como uma e a mesma.
Essa filosofia propõe que, embora os exteriores das várias religiões possam diferir, a essência ou verdade central é a mesma em cada uma delas.
Fotografia Kirlian — Um processo fotográfico que mede as auras vivas.
Gaia — O nome grego para a deusa Terra. Também se refere à hipótese científica formulada por James Lovelock pela qual toda a matéria vivente na Terra é tida como um único orga­nismo vivo. Nesse esquema, a humanidade é considerada o sistema nervoso da terra viva.
Globalismo — Um termo moderno que se refere à necessidade de uma transformação das atuais divisões de estados-nações em uma comunidade mundial única.
Gnosticismo — Uma tradição que se reporta ao segundo século e que afirma vir a salvação através de “gnose” ou conhecimen­to intuitivo da suposta divindade da pessoa.
Grafologia — Analisar e predizer o caráter com base na caligrafia.
Grande Invocação, A — Uma prece da Nova Era que foi tradu­zida em mais de oitenta línguas. O propósito dessa prece é o de invocar a presença do Cristo cósmico na terra, levando assim à unicidade e fraternidade de toda a humanidade.
Guru — Professor ou mestre.
Guru de Grupo — Uma gíria da Nova Era que se refere à idéia de que o Cristo cósmico está encarnado em toda a humanidade. Toda a raça humana é vista como um único “guru”.
Hierarquia Espiritual de Mestres — Os defensores da Nova Era acreditam que esses “mestres” espirituais são homens alta­mente evoluídos que, tendo já atingido a perfeição, estão agora guiando o restante da humanidade a esse mesmo fim.
Holismo — A teoria de que toda a realidade é organicamente uma. Tudo no universo é visto como inter-relacionado e interde­pendente.
Holograma — Uma projeção tridimensional resultante da inte­ração de raios laser. Os cientistas descobriram que a imagem de um holograma inteiro pode ser reproduzida a partir de qualquer uma das partes que o compõem. Os adeptos da Nova
Era usam isso para ilustrar a unicidade de toda a realidade.
Iniciação — Esse termo ocultista geralmente é usado em referên­cia à expansão ou transformação da consciência de uma pessoa. O “iniciado” é alguém cuja consciência foi transformada de modo que ele agora percebe realidades íntimas. Há vários “graus” de iniciação (por exemplo: “iniciados de primeiro grau”, “iniciados de segundo grau”, etc).
Ioga — Um meio de se unir ao ser supremo, ou à alma do universo.
Iogue — Alguém que pratica a ioga.
Instituto Esalen — Um “centro de crescimento” que oferece grande variedade de oficinas de trabalho para a mente, o corpo e o espírito. Fica localizada em Big Sur, na Califórnia.
Interdependência/Interligação — Palavras usadas pelos adeptos da Nova Era para descrever a unicidade, e a unidade essencial de tudo no universo. Toda a realidade é vista como interde­pendente e interligada.
Jesus — Um avatar que atingiu alto nível de sintonia com o Cristo cósmico. Isso o capacitou a tornar-se um veículo corpóreo para o Cristo por um período de três anos. (Ver: avatar).
Kundalini — A energia elementar do corpo humano que, corno uma serpente, repousa enrolada na base da coluna vertebral.
Levitação — Erguer objetos ou pessoas do chão sem usar energia física.
Logos Solar — Tido por alguns como um poderoso ser espiritual, a vida que contém a alma do sistema solar. O sistema solar material é simplesmente uma manifestação (ou corpo) física dessa inteligência vivente.
Logos Terreno — Alguns defensores da Nova Era acreditam que o Logos terreno é um grande ser espiritual, a vida que contém a alma do planeta Terra. A Terra é considerada uma manifes­tação física (ou corpórea) dessa inteligência espiritual.
Mago — Um mágico ou encantador; um feiticeiro.
Maitréia — O nome tem suas raízes na lendária figura do Buda. Alguns defensores da Nova Era acreditam que a “segunda vinda de Cristo” ocorreu em 1977, na pessoa do Maitréia.
Mandala — Um desenho, geralmente concêntrico, que focaliza a atenção num único ponto.
Mantra — Uma palavra ou frase que deve ser entoada repetida­mente no esforço de esvaziar a mente e alcançar a “consciência cósmica” (unicidade com Deus e o universo).
Médium — Uma pessoa psíquica ou sensitiva cujo corpo é usado como veículo para a comunicação com os espíritos.
Médium de trombeta — Um médium ou sensitivo que apresenta “vozes dos espíritos” através de uma trombeta durante a sessão.
Mestres Evoluídos — Refere-se àqueles que supostamente já alcançaram o mais elevado nível de consciência espiritual e se tornaram guias da evolução espiritual da humanidade.
Metafísica — A ciência do sobrenatural.
Monismo — Uma teoria metafísica que vê toda a realidade como um todo unificado. Tudo no universo é visto como sendo feito da mesma matéria.
Movimento do Potencial Humano — Um movimento com raí­zes na psicologia humanista que enfatiza a bondade essencial e o potencial ilimitado do homem.
Movimento Nova Era — Uma organização imprecisa de pessoas, muitas delas “yuppies” (jovens adultos bem-sucedidos), que acreditam ter o mundo entrado na Era de Aquário, quando reinarão a paz na terra e um único governo mundial. Elas se julgam adiantadas na consciência, rejeitando valores judaico-cristãos e a Bíblia em favor de filosofias e religião orientais. Entre elas podemos encontrar ambientalistas, proponentes da paralisação nuclear, visionários marxista-socialistas, defenso­res do controle da mente, seitistas PES, espíritas, praticantes de bruxaria, e outros que usam ritos mágicos.
Mudança de Paradigma — Refere-se a uma mudança na concep­ção do mundo. O chamado “novo paradigma” (novo modelo ou forma) é panteísta (tudo é Deus) e monista (tudo é um).
Nascimento Psíquico — Um despertar de consciência e poder espiritual ou cósmico. Essa nova consciência é a que reconhece a unicidade com Deus e com o universo. O nascimento psí­quico é o equivalente ocultista do novo nascimento cristão.
Nirvana — Liberação das coisas terrenas; paraíso.
Numerologia — A análise de significados ocultos ou proféticos nos números.
Ocultismo — Crença em forças e seres sobrenaturais.
Om — Uma palavra que simboliza Brama, o Deus Criador.
OVNI — Objeto voador não-identificado; disco voador.
Panenteísmo — Doutrina filosófica e teológica que vê todas as coisas em Deus.
Panteísmo — Doutrina que identifica Deus com todo o univer­so. Cada partícula e cada objeto, como árvore, mesa, animal e pessoa seria parte de Deus.
Paranormal — Poderes ou sentidos humanos além e acima do normal.
Parapsicologia — Estudo dos fenômenos psíquicos usando mé­todos científicos.
Pêndulo — Pesado objeto pendurado num fio, usado para desco­brir objetos ou pessoas ou para predizer o destino.
Pentagrama — Estrela de cinco pontas usada em cerimônias mágicas. Um símbolo satânico.
Percepiente — Pessoa que recebe mensagens telepáticas.
PES — Percepção extra-sensorial que abrange capacidades para-normais como a telepatia, a precognição e a clarividência.
Planetização — Os defensores da Nova Era acreditam que as várias ameaças com que se defronta a raça humana requerem uma solução global. Essa solução é a “planetização”. A palavra se refere à unificação do mundo numa fraternidade coletiva.
Plano, O — Uma frase que ocorre com freqüência nos escritos de Alice Bailey. Refere-se a preparativos específicos no mundo para uma Nova Era e um Cristo da Nova Era. Esses prepara­tivos são executados pelos “Mestres da Hierarquia”, um gru­po de seres exaltados que supostamente orientam a evolução espiritual das pessoas na terra. Embora esse ensinamento do Plano de fato exista, o termo tem sido usado de maneira sensacionalista por alguns escritores cristãos. Esses escritores erroneamente concluíram que os adeptos da Nova Era estão unificados de maneira total numa “manipulação por trás das cenas” dos eventos mundiais, a fim de conquistar o mundo para o seu verdadeiro deus, Lúcifer.
Poltergeist — Palavra alemã para um espírito (um demônio) barulhento, travesso, destrutivo.
Precognição — Conhecimento prévio de eventos futuros.
PSI — Termo usado em lugar de psíquico ou parafísico; PES.
Psicanálise — Atribui enfermidades mentais e físicas a experiên­cias dolorosas da infância; baseada nas teorias de Sigmund Freud.
Psicometria — Tirar informação a respeito de eventos que envol­vem alguém de um objeto que lhe pertença, geralmente manuseando-o.
Psicotecnologia — Refere-se aos vários enfoques ou sistemas que visam alterar deliberadamente a consciência da pessoa.
Queda do Homem — Refere-se à queda da consciência do ho­mem. Uma consciência decaída é a que reconhece a existência apenas da esfera material. Acredita-se que o Cristo “redimiu” o homem no sentido de tê-lo capacitado a perceber o mundo espiritual por trás do mundo material.
Rede — Uma organização informal, descentralizada criada por indivíduos que pensam de forma parecida, interessados em tratar de problemas específicos e oferecer possíveis soluções. Tudo isso tem lugar fora das instituições convencionais.
Reencarnação — Refere-se à evolução cíclica da alma de alguém à medida que ela passa repetidamente de um corpo para outro ao morrer. Esse processo continua até que a alma atinja um estado de perfeição.
Registros Akáshicos — Registros imperecíveis de cada palavra, pensamento ou ato de cada pessoa inscritos na terra ou nas esferas espirituais.
Retrocognição — Conhecimento de eventos passados conhecidos de forma paranormal.
Revolução da Consciência — Os defensores da Nova Era convo­cam uma “revolução da consciência”, uma nova forma de enxergar e experimentar a vida. O enfoque básico da nova consciência é a identificação de Deus com toda a humanidade, com a Terra e com todo o Universo.
Sangue de Cristo — Alguns adeptos da Nova Era entendem que ele se liga à “energia vital” do Cristo cósmico. Esse “sangue” supostamente fluiu da cruz para as esferas etéreas (ou espiri­tuais) da terra. Dessas esferas, o Cristo procura guiar a evolução espiritual da humanidade.
Saúde Holística — A saúde holística vê o corpo como um orga­nismo inter-relacionado. Seu objetivo é o de tratar a pessoa toda (corpo, mente e espírito) ao invés de apenas tratar uma doença particular.
Segunda Vinda de Cristo — Considerada por muitos como a vinda do Cristo Cósmico em toda a humanidade, relacionada ao conceito de “encarnação em massa” da Nova Era. A Segun­da Vinda está supostamente ocorrendo agora nos corações e mentes de pessoas em toda a Terra. Outros a associam especi­ficamente ao aparecimento do Maitréia como o avatar desta era.
Sensitivo — A pessoa que freqüentemente demonstra dons extra-sensoriais como clarividência, telepatia ou precognição.
Sessão Espírita — Uma reunião de pessoas que procuram comu­nicação com mortos queridos ou vultos históricos famosos através de um médium.
Sincretismo — Tentativa de combinar ou unificar sistemas reli­giosos diferentes. Os ?urus da Nova Era freqüentemente ale­gam que todas as religiões do mundo ensinam a mesma ver­dade central: todas as pessoas possuem uma divindade íntima.
Sinergia — Um princípio que declara ser o todo maior do que a soma de suas partes.
Sinestésico — Uma pessoa sensitiva que usa uma forquilha para apontar água ou petróleo escondidos, dinheiro enterrado, ar­tigos ou pessoas perdidas.
Sintonização — O que na Nova Era corresponde à oração. Tam­bém se refere a um termo relacionado basicamente à idéia da Nova Era de que seres humanos podem experimentar identi­ficação completa com Deus.
Sufismo — Religião persa mística baseada no islamismo.
Sujeito — Pessoa usada para experimentos em estudos de PES.
Tábuas de Ouija — Tábua de jogo que contém todas as letras do alfabeto além dos números de 0 a 9 e “Sim/Não”. Um ponteiro deslizante soletra as palavras em resposta a perguntas feitas pelos jogadores.
Taoísmo — Uma religião e filosofia chinesa que vê o universo como algo envolvido em movimento e atividade incessantes. Ela considera que tudo se encontra em fluxo contínuo. O universo é intrinsecamente dinâmico. Esse processo cósmico contínuo é chamado de “Tao” pelos chineses. O processo é descrito em termos de Yin e Yang. (Ver: Yin/Yang).
Telecinésia — A capacidade de mover objetos físicos apenas pela força da vontade ou pela energia mental; também chamada de psicocinésia.
Telepatia — Comunicação entre mentes por meios extra-sensoriais.
Teosofia — Uma escola de pensamento fundada por Helena P. Blavatsky. O termo literalmente significa “sabedoria divina”. Os objetivos da teosofia são: (1) formar uma fraternidade universal; (2) empreender estudo comparativo das religiões, ciência e filosofia do mundo; e, (3) investigar os poderes psíquicos e espirituais latentes no homem. A teosofia é a precursora de muito do pensamento da Nova Era.
Terceiro Olho — Um olho imaginário na testa que dizem ser o centto da visão psíquica.
Tetragrama — Um diagrama mágico com a forma de uma estrela de quatro pontas.
Transe — Um estado mental que se assemelha ao sono durante o qual a mente consciente descansa enquanto a entidade espiri­tual se apodera do corpo do médium.
Transformação — Os defensores da Nova Era promovem tanto a transformação pessoal quanto a planetária. A transformação pessoal envolve as mudanças forjadas na vida da pessoa pelo aumento da auto-percepção. A medida que mais e mais pessoas forem transformadas pessoalmente, o planeta também será transformado numa fraternidade global.
Trust Lucis — Incorporada originalmente como a Companhia Publicadora Lúcifer, o Trust Lucis supervisiona a Companhia Publicadora Lucis, a Boa Vontade Mundial e a Escola Arcana. O Trust Lucis é proprietário de todos os direitos autorais dos livros de Alice Bailey.
Unimundos — Aqueles que defendem a abolição das nações, trabalhando para entregar o poder a um governo único mundial semelhante em estrutura à atual Organização das Nações Unidas. Saíram dos Federalistas do Mundo Unido, fundada na década de 30.
Vôo Astral — Viagem da alma que ocorre particularmente duran­te o sono ou a meditação profunda.
Vedas — A mais antiga das escrituras hindus.
Visualização — Também conhecida como “imaginação direcio­nada”, a visualização refere-se basicamente a “mente sobre a matéria”. Ela envolve a tentativa de operar mudança na esfera material pelo poder da mente.
Xamã — Um curandeiro ou feiticeiro.
Yin/Yang — Nomes chineses que se referem aos princípios ativo e passivo do universo. Yin refere-se à força feminina ou (ina­tiva) negativa; Yang à força masculina ou ativa. Essas duas forças polares interagem continuamente. As palavras são usa­das para descrever o constante fluxo de movimento e mudança no universo (isto é, o “Tao”).


Extraído do livro “Como Entender a Nova Era” de Walter Martin


Nenhum comentário:

Postar um comentário