Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de outubro de 2015

VIGILÂNCIA ESPIRITUAL DO CRISTÃO



O Perigo do Cristão Desatento e Frouxo

Deus pede grande vigilância espiritual por parte daqueles que pretendem morar com Jesus. São várias as advertências que vêm de Deus sobre a manutenção da nossa fé. Acompanhe estes quatro textos inspirados: 
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41.

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em redor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” I Pedro 5:8-9.

“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:12

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Coríntios 10:12-13
Quanto mais próximos estamos do fim da história do pecado e da 2ª volta de Jesus, o inimigo intensifica os seus ataques e sugestões para o pecado, e o cristão deve estar atento para não ser levado pelo vento impetuoso das tentações. Alguns filhos de Deus abandonam a Bíblia, a igreja e Jesus para viverem nos pecados de sua preferência e seu estilo de vida. Entre aqueles que caem em apostasia alguns acabam por voltar, depois de muita dor e sofrimento, outros; no entanto, perdem-se para sempre.

Nos textos bíblicos mencionados acima encontramos dois conselhos e duas ordens. Tanto os conselhos quanto as ordens necessitam de ser obedecidas. O crente não pode relativizar as ordens de Deus, mas sim as obedecer. A Palavra de Deus menciona que devemos conseguir o reino dos céus mediante muito esforço. Veja os textos:
“E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz força para entrar no reino dos céus, e pela esforço se apoderam dele." Mateus 11:12.
“Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens”. Atos 24:16

“Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”. Heb. 4:11.
Embora a salvação venha diretamente da graça de Deus, e a conseguimos através da fé que exercemos em Jesus, não temos dúvidas que necessitamos de fazer a nossa parte. O que tenho notado, como pastor, é que tem muita gente pensando que vai para o Paraíso de Deus, sem fazer mudanças radicais na sua vida. O verdadeiro crente faz mudanças radicais em vários aspectos da sua vida; ele pensa, fala e age, apenas de acordo com os padrões bíblicos. Ele consome apenas alimentos que promovem a sua saúde física, ele frequenta ambientes onde os anjos de Deus possam se fazer presentes, ele procura fazer amizades com o máximo possível de pessoas, mas demora-se apenas com as pessoas que o ajuda na sua santificação. Fazer tudo isso demanda algum esforço. Mas, o verdadeiro crente também leva muito a sério a sua vida de comunhão com Deus.

Estudar a bíblia e fazer orações particulares requer algum esforço para planejar e executar essa ação. Não é tão simples dizer: “vou orar e ler a bíblia agora”. Isso requer vigilância, decisão, planejamento e algum esforço. É nesse sentido que devemos envidar os nossos esforços. Quando o verdadeiro crente mantém esse excelente nível de relacionamento com Jesus, nota-se uma transformação na sua vida. Seus olhares e sorrisos tornam-se serenos e sua vida transmite grande paz. Ele não é crítico e nem expõe o erro dos outros, e a sua vida motiva as pessoas para o seguir. Há um pensamento na teologia contemporânea que diz: “quanto mais próximo de Deus a pessoa se encontra, mais pecadora ela se considera”.

A vida do apóstolo Pedro serve como exemplo negativo para que você não abandone a fé cristã. Pedro viveu na corda bamba da sua espiritualidade, e quase pereceu. A história de Pedro, que quero destacar, está em Mateus 26:31-75. 

A) Orgulho - Quando Jesus advertiu os discípulos sobre a atitude reprovável que assumiriam em relação à Sua pessoa, Pedro disse: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei”. Verso 33. Esse foi o primeiro passo do seu lamentável descuido que o levou à uma tremenda queda espiritual. Devemos cuidar para que a nossa “ostentação orgulhosa” não nos traia, dando início ao processo danoso de nossa derrota espiritual. Nunca digamos: “Eu nunca farei isso!”. Paulo adverte: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia!” I Cor.10:12. Hoje tem bons cristãos ostentando santidade quando passam duas ou três horas em oração particular. Amém! Orar é necessário e quanto mais oramos, mais próximos de Deus nos encontramos; mas, fazer disso motivo de orgulho, para dizer que está cima da média dos irmãos que oram menos do que isso, é reprovado por Jesus no Sermão da Montanha. Ver Mateus 6. Quando damos ofertas e dízimos, jejuamos ou oramos, não precisamos tocar trombeta como os fariseus. Alguns fazem do seu trabalho missionário ou do seu estilo de vida e regime vegetariano um motivo para a sua "ostentação orgulhosa". Cuidado! Quando fazemos o que é correto com motivos errados, colocamos tudo a perder, como Pedro o fez. Cuidado com o seu “eu”! O "eu" de Lúcifer o tirou do céu, e o seu "eu" poderá o impedir de lá entrar.

B) Falta de Vigilância - O texto mostra como os discípulos foram descuidados ao dormirem, quando deviam estar vigilantes. Eles estavam vivendo um momento muito difícil no Jardim do Getsemani, prestes a enfrentar a ação mais contundente do inimigo. O Senhor exortou-os, fortemente, à ficarem em vigilância. O que fizeram? Dormiram! Ao vê-los assim, tão descuidados, o Senhor repreendeu duramente a Pedro, que se julgava o líder do grupo: Jesus disse: “Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?”. Verso 40 Amigo! A falta de vigilância é um passo errado que você deve evitar para que o processo do fracasso não prossiga em sua vida. Em I Pedro 5:8 podemos perceber que Pedro aprendeu a lição, quando nos ensina: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Ver também Atos 20:30-31. Tem bom cristão que já não impede as tentações quando elas aparecem. Não é pecado ser tentado, mas é pecado ceder às tentações. Por estarem tão envolvidos no trabalho, estudos, desporto, entretenimento, viagens, etc… nem percebem que são presas fáceis do diabo. Tem crente que já não abre a Bíblia para fazer uma leitura e estudo. Tem crente que já não dedica nem 5 minutos para fazer uma oração particular. Tem famílias inteiras de crentes que já não se reúnem nem para fazer uma oração em conjunto. Há crentes que já não assistem as reuniões de oração. Tem crente que não participa de uma vigília de oração, etc… E quando chega a tentação, ele cede. O crente que quer morar com Jesus necessita de vigiar.

C) Ausência de Oração - A atitude de oração é uma das mais fortes armas para evitar o processo da derrota espiritual. Ver Efésios. 6:18. O Senhor não só exortou os discípulos a orar, como deixou o Seu digno exemplo, ao empregar-Se, sozinho e intensamente, na oração ao Pai, na difícil circunstância em que Se encontrava. Ele não podia falhar na execução dos dramáticos acontecimentos da Redenção! Jesus estava a um passo do Calvário! O inimigo ali estava para tentar O impedir! Mas, a cruz jamais poderia ser evitada! É no exercício desse passo correto da oração que o Senhor nos ensina a não nos descuidarmos, evitando o processo da queda espiritual. Jesus disse aos discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41. Então, você, que vai morar com Jesus na eternidade, não pode perder os eventos e reuniões de oração, adoração e louvor  que a sua igreja promove. Seja sincero e diga-me o que você fica fazendo em casa quando não vai à igreja nos dias de culto? Quanto tempo você dedica à oração? Jesus ordenou-nos à oração!

D) Pedro foi Carnal. No confronto definitivo das forças do mal com o Senhor, Pedro cometeu um tremendo descuido ao pretender resolver tudo na base do “serviço na carne”. Veja o relato de Mateus: “E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.” Mateus 26:51. Agir, tendo como base os impulsos carnais é para os fracos! Carne é passo errado; é descuido inadmissível que fortalece o processo do fracasso espiritual! Agir através do  Espírito Santo é para os fortes! Paulo ensina: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne”. Gálatas. 5:16. Amigo! Sinceramente, aquele que vai para o céu resolve os assuntos desta vida com o coração de Jesus e não com a espada de Pedro. Por que existem divórcios entre casais cristãos? Por que há divisões na igreja cristã? Por que acontece dissensões entre irmãos da fé? É porque as partes envolvidas agem através dos impulsos carnais e excluem Deus da vida. Leia atentamente este texto: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5: 19-21

E) Pedro Seguiu Jesus a Distancia- Grave erro que não se pode cometer e sob pena de se comprometer a espiritualidade. Seguir o Senhor de longe é contrariar, frontalmente, o Seu mais adequado ensino para evidenciarmos a condição de verdadeiros discípulos. Jesus disse: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23. Veja a descrição a respeito de Pedro: “E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.” Mateus 26:58. Que feio! Pedro viveu com Jesus mais de três anos e não tinha se convertido inteiramente! De Jesus não podemos nunca nos afastar, pois isso representará fatal engano de comportamento cristão. É descuido imperdoável que afeta a nossa vida espiritual. Não estar comprometido com os cargos da igreja, com o trabalho missionário, com o estudo da lição da escola sabatina, com a oração particular, com o culto familiar, com a semana de oração, com a manutenção da igreja através dos dízimos e ofertas, não ajudar o próximo em suas necessidades, etc…, pense comigo; representa ou não seguir Jesus de longe?

F) Pedro Esquentou-se no Fogo do Inimigo  - Pedro não só andou longe do Senhor, mas, aproximou-se do inimigo. Estando longe do Senhor Pedro sentiu frio. Não podemos dispensar o calor da comunhão com o Senhor. Grave erro é buscar o calor do fogo inimigo! Foi o que Pedro fez! Não se pode admitir erro dessa natureza, pois isso nos levará, fatalmente, ao fracasso espiritual. Quantos cristãos, descuidadamente, nestes últimos dias que antecedem a volta de Cristo, estarão buscando aquentar-se no fogo do mundo, destruidor da espiritualidade! Pense comigo e responda com sinceridade: As novelas, os filmes, os desenhos animados, os jogos eletrônicos, com conteúdos violentos para a saúde física, emocional, familiar e espiritual do crente; estas coisas estão contribuindo para o seu crescimento espiritual? As horas passadas diante do computador, as conversas com amigos virtuais e reais, estão contribuindo para o seu desenvolvimento espiritual? O cuidado e atenção exagerados que você tem dado ao trabalho, corpo, filhos, netos, amigos, o têm aproximado de Deus? Os alimentos que você tem ingerido, na companhia de amigos o têm aproximado de Deus? Os lugares que você tem frequentado, o têm distanciado de Deus? O tipo de roupa que você veste, tem glorificado o nome de Deus? Você tem o relacionamento sexual unicamente para dentro casamento? O estilo de vida que você tem adotado já é um ensaio para as moradas nas mansões celestiais com os anjos que não pecaram? 

Deus deixa conselhos claros para Seus filhos não se perderem. Veja algumas dessas advertências: 
“Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” I Coríntios 10:14

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” Coríntios 10:31

“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” I Coríntios 10:32

“Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Coríntios 6:18-19

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmo 1:1.
O crente que vai morar com Jesus abandona as coisas do mundo e ama as coisas de Deus. A palavra de Deus ordena: 
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I João 2:15.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” Colossenses 3:1-4
G) Pedro Negou Jesus - Afinal, Pedro chegou no fundo do poço no deplorável processo da sua queda espiritual. No convívio dos inimigos, longe do Senhor e no indesejável aquecimento do fogo estranho, cometeu o erro final do seu descuido, como cristão. Acabou por negar o Senhor, e isso foi lamentável! Ver Mateus 26:69-75

CONCLUSÃO - Nestes dias finais da história do pecado muitos cristãos estão atacados pelas flechas envenenadas pelo diabo. Vamos cuidar para não cometermos esse grave erro no nosso testemunho cristão. Vamos ser cristãos autênticos, sinceros e fiéis para com o nosso Deus, que tanto fez para nos salvar e restaurar. Após os continuados erros decadentes de Pedro, o Senhor Deus o restaurou. Mas a restauração só foi possível porque ele atendeu, humildemente, ao desafio do Senhor. Veja João 21:15-19 e perceba como Pedro O seguiu com fidelidade. O triste quadro da sua derrota espiritual transformou-se em honrosa evidência de sua utilidade no eterno propósito de Deu na fundação da Igreja de Cristo na terra.

Cuidemos para que as coisas deste mundo não tirem de nós o foco da eternidade. Jesus vai voltar, muito em breve, e Ele deseja que você esteja preparado. Deixo esta última advertência de Deus para você atender: 
 “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Romanos 13:11.


Por Luís Carlos Fonseca

FONTE:

http://temasbblicos.blogspot.com.br/2014/10/o-perigo-do-cristao-desatento-e-frouxo.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário