Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

20 de outubro de 2015

O Pastor como Teólogo Residente



É praticamente impossível ser um pastor hoje em dia.

De uma só vez, espera-se de um homem que ele seja um pregador, um psicólogo, um terapeuta familiar e de casais, um organizador de comunidades, e um coordenador das atividades da igreja. Nós podemos acrescentar a esses títulos: especialista de mídia social, administrador financeiro, gerente de organização e líder de equipe.

Dentre todos esses itens listados, o papel de pregador é o único que eu posso defender apropriadamente nas Escrituras (v. 2Tm 4:1-2). As outras funções, embora aparentemente necessárias de tempos em tempos (e certamente esperadas por nosso povo), são, na melhor das hipóstees, tangenciais ao nosso chamado como pastores de igrejas locais.

No entanto, eu gostaria de acrescentar um importante dever daqueles que foram descritos acima como pastores. Um dever constantemente negligenciado pela liderança evangélica de hoje: o de teólogo residente. Os apóstolos do Novo Testamento - e especialmente Paulo nas espístolas pastorais - desejam ver pastores de igrejas locais (ou presbíteros) mergulhados nas riquezas da doutrina bíblica, trabalhando nas suas igrejas locais como teólogos saudáveis e robustos.

Considere algumas palavras de exortação do apóstolo Paulo:
  • "Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido" - 1Tm 4:6.
  • "Apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela" - Tt 1:9.
  • "Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina" - Tt 2:1.
Observe a ênfase de Paulo na doutrina. Nunca foi tão necessário colocar o importante papel de "teólogo residente" de volta sobre os ombros dos pastores de igreja local. Nunca foi tão importante que voltemos o nosso povo para as profundezas da verdade contida na ortodoxia cristã! É hora de voltarmos para o nosso mandato bíblico!

Eu vejo pelo menos três razões para isso:

1 - Nós vivemos em uma era de analfabetismo bíblico. Goste ou não, muitos do nosso povo (não todos) simplesmente não estão mais bebendo o suficiente das Escrituras. Se algumas pessoas nos bancos da igreja hoje estão no mínimo fazendo devocionais diários, provavelmente estes vêm de material voltado para "auto-ajuda" ou auto-estima, tão terrivelmente comuns entre editoras cristãs.

A maioria dos materiais devocionais é apresentado como "estilo de vida" ou "princípios para viver melhor". Raramente pessoas leigas estão cavando a Bíblia procurando pelas verdades mais ricas da fé cristã. Cristologia, pneumatologia, soteriologia - esses são conceitos estranhos para a maioria dos materiais devocionais populares na literatura cristã de hoje.

2 - Muitos do nosso povo hoje (novamente, não todos) estão amplamente desconectados dos tesouros teológicos da herança cristã que nós herdamos dos nossos antepassados. Muitos cristãos não estão apenas não lendo suas Bíblias, mas eles encontram grande dificuldade em folhear algumas páginas de Agostinho, Lutero, Calvino ou Edwards.

Embora as águas refrescantes da teologia bíblica das gerações anteriores estejam mais disponíveis hoje através de meios eletrônicos, digitais e outros, elas também são, infelizmente, mais negligenciadas do que jamais foram. O pastor serve - funcionalmente falando - como a única ponte da igreja local para as bençãos abundantes da história cristã.

(Não desejo ser desnecessariamente negativo sobre todas as pessoas leigas; muitos são mais diligentes em seus estudos do que seus pastores! Porém, eu estou preocupado com a direção da igreja evangélica de hoje em geral.)

3 - Finalmente, as perguntas que nosso povo está fazendo não estão desaparecendo. O povo nos nossos bancos continuam fazendo profundas perguntas quanto ao propósito da nossa existência, os mistérios do ser de Deus, e o significado do pecado e do sofrimento. Essas perplexidades não se dissiparam.

A natureza da humanidade, os distúrbios internos da alma, as nossas dificuldades com a culpa (especialmente na área da ética sexual) não são facilmente respondidas à parte de uma doutrina bíblica robusta. Eventualmente, quando perguntas mais profundas sobre a experiência humana se levantarem, nosso povo procurará por outro lugar. Esperamos que eles possam vir a nós para terem suas perguntas respondidas, ao invés de procurarem respostas na cultura secular.

Pastores, nós temos uma incrível descrição de trabalho diante de nós. Humanamente falando, as expectativas sobre nós são maciçamente irrealistas. Simplesmente nós nunca seremos hábeis para realizar tudo o que é esperado de nós. Ser tudo o que nosso povo espera que sejamos.

Mas por favor, não negligencie o seu papel como teólogo residente.


Autor: Matthew Everhard.
Tradutor: Thiago McHertt.
Texto Original: The Aquila Report.


Nenhum comentário:

Postar um comentário