Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

11 de setembro de 2015

Pecados de estimação ou amor para perdição




Conta-se uma historia que foram chamados três Samurais para ser escolhido um, que seria o guarda de hora do seu senhor, os três teriam de passar por uma prova e a prova se realizou da seguinte forma:

Na frente dos três samurais foi colocado um vaso finíssimo, de uma grande beleza e valor, uma verdadeira obra de arte, então o servo que colocou o vaso disse: Este é o problema, resolvam. Deu as costas, saiu e não disse mais nada.
Os três samurais ficaram, intrigados e admirados com o vaso, sem saber o que fazer, quando um deles sacou de sua espada e despedaçou o vaso, com um golpe. Os outros dois ficaram estarrecidos e perplexos, quando o senhor dos três aparece e diz ao samurai que despedaçou o vaso: Parabéns você passou no teste!!!

Na nossa vida cristã também é assim. Não importa quanto o problema é bonito ou atrativo, se é um problema tem de ser tirado de nossas vidas. A Bíblia diz o seguinte: 

Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15
 
O mundo pode ser atrativo, porém devemos amar a Deus acima dessas coisas que perecem. 
 
Se Deus amou o mundo (João 3:16), porque não podemos amar o mundo também?

Não vamos fazer confusão. O mundo que João 3:16 fala (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.) são as pessoas que estão no planeta, os povos que podem se converter a Cristo, esse é o mundo que Cristo ama e que nós devemos amar também, as pessoas. Porém o mundo que I João 2:15 fala é justamente as coisas que têm no mundo, as riquezas e o pecado, ou seja devemos amar as pessoas e não as coisas.

O pecado original

Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6

O que os olhos não vêem, o coração não sente. O princípio da tentação de Eva tem há ver basicamente com os desejos carnais: ela olhou para a árvore e viu.
- O fruto parecia bom para comer.
- O fruto era bonito, agradável aos olhos.
- Era desejável para dar entendimento, ou ter aquela nova experiência.
Notem que todos os nossos erros se baseiam nos nossos desejos, e na nossa vontade, Eva sabia que não devia comer do fruto, mas colocou o seu desejo acima da vontade de Deus e se deixou iludir pelo diabo. Resultado eles foram expulsos do paraíso para não comer do fruto da arvore da vida, que antes era permitido a eles comer.

Lembrai-vos da mulher de Ló
Lucas 17:32 – Palavra de Jesus

Esta história de Ló e sua mulher encontra-se em Gênesis 19. Os anjos que iriam destruir Sodoma a Gomora, mandaram que Ló, sua mulher e filhas fugissem e não olhassem para trás, porém essa ordem não foi cumprida pela mulher de Ló que por saudades de Sodoma, olhou para trás e foi transformada em uma estatua de sal. Jesus nos manda lembrar dela, pois o amor as coisas pode ser a nossa ruína. A família de Ló iria ser toda destruída em Sodoma, mas mesmo assim, em vez de olhar para frente, para a nova vida que tinha, a mulher de Ló quis voltar ao passado, acabando por perder tudo.

A cobiça de Acã

Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e eis o que fiz: quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa. Josué 7:20-21
Deus tinha ordenado ao povo de Israel, que não pegassem nada da cidade de Jericó, somente a destruíssem, porém Acã, ficou enamorado por alguns objetos, capa, prata e ouro, a cobiça veio, e ele pecou vindo a morrer depois, era certo ao povo de Israel que eles teriam muitas riquezas, pois Deus só não queriam que eles pegassem o despojo de Jericó, que foi a cidade que Deus escolheu para ser o dizimo da conquista. Isso vem nos mostrar que por causa de uma cobiça por pequenas coisas perdemos coisas bem maiores.

Rei Saul: Guardando o melhor da maldição!!!

...mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal.
Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros. I Samuel 15:21-22
 
No caso de Saul temos aparentemente uma boa intenção de Saul, apesar de que: “de boas intenções o inferno está cheio”, e é realmente este o caso, Saul quando viu toda aquela riqueza, bois e ovelhas gordas, ele e o povo pensaram certamente que destruir aquilo tudo seria um grande desperdício, assim eles confabularam e só destruíram as coisas desprezíveis guardando o melhor das coisas que Deus havia mandado destruir, ou seja, das coisas que o próprio Deus amaldiçoou eles resolveram ficar e dar parte delas a Deus. Parecia razoável, porém Deus não quer holocaustos, nem riquezas, Ele não precisa de nada disso, contudo o que Deus quer realmente é um coração obediente a Palavra dEle..

Vemos aqui que a cobiça do homem, e o julgamento com base em valores e aparências pode levar o ser humano a escolhas erradas, por exemplo, escolhemos o nosso par com base na beleza, ele ou ela é a melhor pessoa por causa de sua beleza, porque é rica, porque é bem empregado, etc. e não pelo caráter e por ser uma mulher ou homem de Deus.

Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. I Samuel 16:7
 
Samuel também, apesar de ser um homem de Deus e homem de oração, se deixou levar pela aparência e se não desse ouvidos a Deus escolheria a pessoa erada, com base nesses julgamentos externos.

Conclusão

E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. I Corintios 11: 14-15
 
A verdade é que nós julgamos pelo exterior, pela capacidade de convencimento de quem fala, e também é verdade que o diabo, não é bobo, então ele não mostrará o pecado como sendo uma coisa feia, mas sim uma coisa que da prazer, veja o exemplo das drogas, que levam a morte, mas os que são drogados, só pensam no prazer que ela proporciona, e quando falo em drogas, não falo só das ilegais, mas também o fumo e o álcool estão inclusas. Não se engane o diabo dificilmente se apresentará como uma criatura de cifres e rabo, como vemos nas suas representações, mas sim como anjo de luz.

Precisamos estar atentos para saber o que é realmente melhor para nós, e as medidas para sabermos isso são só duas : a oração e a Palavra de Deus.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. I Corintios.


Por Rubens Silva Aguiar
 
FONTE:
http://www.jacuipenoticias.com/religiao/fevereiro/pecado-estimacao.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário