Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

17 de julho de 2015

A Bíblia é um simples livro? Qual a importância da leitura da Bíblia?



"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." - Jeremias 29:13

De onde vem o entendimento da existência de um Criador, e porque deve ser o Deus da Bíblia?

Os argumentos extra bíblicos existentes (filosóficos, complexidade) são interessantes para evidenciar a existência de um Criador ou Projetista, porém eles não identificam esse Criador, isso é feito com a Bíblia.

A seguir vamos dissecar o assunto, e refutar a ideia de que "a Bíblia prova a Bíblia" e que por isso não mereceria crédito, vamos provar o contrário, que ela que tem sim credibilidade.

Conceito - Antigo e Novo Testamento

Testamento em Direito é um ato jurídico, onde uma pessoa deixa manifestada disposições a pessoas de seu convívio.

Assim como num ato jurídico, Deus, através de várias Testemunhas oculares, deixou toda sua mensagem documentada para os humanos, contendo não só a sua mensagem moral e ética, mas também Profecias e incontáveis provas de sua existência. Esse conteúdo está no Antigo e Novo Testamento.

A Bíblia é apenas um livro? 

A "Bíblia prova a Biblia", e por isso não merece crédito?

A Bíblia não é um simples livro, infelizmente algumas pessoas pensam assim. Os céticos geralmente acusam que a "Bíblia prova a Bíblia", e por isso não merece crédito, por ser um simples livro mitológico, confirmando a si mesmo.

Essa linha de pensamento está correta?

Não. A Bíblia não é um livro com historinhas imaginárias, ela na verdade é composta por vários documentos históricos de diversas épocas, e dentro desses documentos há fatos observados e relatados, ensinamentos espirituais e mensagens proféticas.

As Profecias bíblicas
cumpridas são a Bíblia confirmando a Bíblia?

Vamos pensar, e imaginarmo-nos por um momento no tempo de Jesus. Pois bem, se uma profecia feita no Antigo Testamento (documentos escritos séculos antes de Cristo), sobre a vinda de um Messias, tem o seu cumprimento justamente com Jesus, quem vai relatar isso?

Os homens que viveram na época de Cristo, é claro!
E que foram testemunhas dos eventos relacionados a Jesus, pois não poderíamos saber disso se não fossem essas pessoas que viveram na época em que os fatos ocorreram, sendo assim não foi simplesmente a Bíblia provando a Bíblia, mas uma profecia cumprida relatada em um documento antigo, sendo testemunhada e documentada por outra geração e por outro documento diferente. Mais adiante nesse texto veremos porque podemos confiar nesses relatos.

Se algo acontecer agora,será registrado por nós que vivemos no presente, para que no futuro, as pessoas saibam o que ocorreu. É assim que funciona os documentos históricos, esses documentos produzidos se juntariam a outros mais antigos, e assim saberíamos o que ocorreu em épocas diferentes, isso é a Bíblia: Conjunto de documentos históricos.

Além disso, Profecias como Babilônia, Edom, entre outras, são confirmadas pela arqueologia e por nós mesmos que vivemos em pleno anos 2.000.

Repare que as Profecias da Babilônia e Edom relatadas abaixo, ainda estão em pleno cumprimento, hoje mesmo somos testemunhas de seu cumprimento: a Profecia diz que esses lugares permaneceriam em desolação para sempre.


A Fé não precisa de provas? 

Um Versículo que é muito confundido:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11.1
Muitas pessoas  pegam o versículo acima e decretam que fé não precisa de prova ou de conhecimento, e acusam a fé em Deus de cega, mas o versículo não diz que a fé é algo sem prova, o que diz acima é que fé é uma condição de certeza atingida (firme fundamento), a prova das coisas que não se veem,  isto é, a pessoa que atingiu tal grau de certeza, ela não precisa ver para crer, ela não tem dúvidas. Mas a fé não surge da noite para o dia e do nada, essa fé precisa ser construída,alimentada, como tá na própria Bíblia:
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".  Romanos 10:1
Portanto, contrariando a maioria do pensamento popular, e a definição antibíblica de fé, espalhada no meio secular e até em algumas correntes ditas cristãs, a fé precisa sim de provas, caso contrário, seria uma fé cega. Prova não é necessariamente apenas aquilo que nós mesmos vimos, não somos onipresentes, o sistema que gera conhecimento vem das interações humanas, dos testemunhos coletivos. Se tivéssemos que ver nós mesmos, não acreditaríamos em quase nada das coisas que acreditamos. 
Deus no fez seres racionais, e usa essa racionalidade para descobrirmos a suas manifestações, alguns, infelizmente, não querem saber e partem para a negação pura.
Deus se utiliza de provas na sua Revelação para a humanidade. no Antigo Testamento, os Profetas, que eram responsáveis por trazer a mensagem de Deus, eram confirmados por Deus através de milagres, veja esse exemplo, quando Elias enfrentou os falsos profetas e orou para que Deus o confirmasse para o povo, que estava em nome dEle:
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! - 1 Reis 18:37-39
Os Profetas eram fundamentais na civilização hebraica, os Reis precisavam dos profetas para governar, portanto precisavam ser confirmados.

O exemplo dos sinais podem ser verificados facilmente também com Moisés, que operou grandes sinais, e com Jesus que fez milagres para que que os escolhidos (todos que creem e não abandonam) o reconhecessem.

Os milagres de Jesus como Prova para o povo

Jesus fez milagres para provar ao povo ao seu redor que era o Cristo, o Messias prometido no Antigo Testamento,e muitos os seguiram,e sua fama chegou até Herodes, mas ele nunca pregou sobre milagres, eles foram para cumprir profecias do Antigo Testamento, eram como se fossem um carimbo para atestar que a mensagem dele era de Deus.

Herodes tentou fazer pressão para que Jesus provasse que era filho de Deus, mas Jesus não deu sinal algum sob pressão ou determinação. O povo que recebeu milagres não pressionou Jesus.

As etapas dos Profetas e Apóstolos já foram cumpridas, o que Deus achou necessário revelar foi documentado nas Escrituras. Não há mais necessidade para Deus levantar Profetas no mundo, porque a revelação dele está nas escrituras, as provas estão reunidas lá.

Por que a maioria dos Judeus não aceitaram Jesus?

Mesmo com várias provas, a maioria dos judeus recusaram Jesus, isso já estava escrito que ocorreria, a Bíblia mostra que os judeus sobreviventes só virão a se arrepender definitivamente na volta de Jesus.

Em relação ao Messias, os judeus focam apenas no dia em que Ele ele irá trazer um grande avivamento em Israel e virá como Rei (mas isso só ocorrerá no grande cerco), ignoram outras partes que trazem o sacrifício de Cristo.

Eles estavam esperando de cara um Rei na mesma linha dos antigos, e não um filho de carpinteiro, simples, trazendo uma mensagem de paz e desafiando conceitos humanos, isso ocorreu porque eles se deixaram levar por tradições humanas e ignoraram os relatos históricos de seus documentos sagrados, aliás, exatamente como ocorre hoje em várias denominações, que se afastam da mensagem histórica e caem em invencionices humanas, daí as teorias das prosperidades, construção de templos, culto a santos e relíquias, entre outros absurdos.

Jesus veio com uma mensagem espiritual, contra o materialismo e condenou Tradições e a hipocrisia de seitas judaicas, o que enfureceu a maioria dos judeus daquele tempo.

Portanto, os judeus haviam colocado tradições humanas acima das Escrituras, em dado momento Jesus se refere àqueles que duvidariam que Ele era Messias esperado dizendo : Examinais as Escrituras! Ou seja, o que Ele disse foi: examinem o que disseram os Profetas que verão a verdade, mas muitos não quiseram, como não querem saber até hoje.

É algo semelhante com o que ocorre com o catolicismo hoje, e com diversas correntes cristãs, tradições humanas distorcem a verdadeira mensagem dos profetas e apóstolos. Tome cuidado e examine sempre o que disseram os Profetas e Apóstolos: Leia a Bíblia, lá está a verdadeira tradição e manual dos cristãos, ignore qualquer coisa que distorça os Evangelhos.

A forma como Jesus passaria na terra, foi avisada no Antigo Testamento, mesmo assim os judeus não conseguiram perceber que Jesus era realmente o Messias:

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:11 
A mensagem do Evangelho está em etapas, sendo iniciado por  Jesus,  continuado por apóstolos, pastores etc. sucessivamente  até o fim dos tempos. Jesus também coloca um sinal do evangelho sendo pregado em todo mundo, como um dos sinais da proximidade da sua vinda:
Mateus 24,16 - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações. E então virá o fim. "
Os judeus como um todo só reconhecerão Jesus na sua volta.


Esperança e Fé são sinônimos?

Não,  a esperança de que há um Deus é o primeiro passo para a busca da construção da fé, pois a fé não é um botão que se liga: agora tenho fé!
Aquele que não tem interesse em adentrar nas Escrituras sem malícia, mas sim com claro objetivo apenas de acusar, continuará cético. É o caso, inclusive de vários estudiosos seculares, são os que mais distorcem a Bíblia, pois eles já vão com a premissa de que ela é falsa, geralmente o objetivo desses estudiosos é inventar teorias variadas para descartar as passagens sobrenaturais da Bíblia, as profecias, e até mesmo outras narrativas,  a fim de torna-las apenas um conto de fadas, porém a própria arqueologia frequentemente acaba contradizendo muitas declarações de historiadores que davam um ar de mitologia à eventos, pessoas e regiões relatadas nas escrituras.

Como diz a palavra de Deus, a fé vem pelo ouvir, mas o ouvir deve vir com humildade e real interesse de busca.
A  Bíblia condena claramente o falso testemunho, no tempo de Moisés, quem cometia o crime de falso testemunho, era morto. Essas passagens ajudam até mesmo uma pessoa humilde de conhecimento fraco, a entender que a Bíblia não foi feita por pessoas mentirosas,e que o testemunho confirma a existência de Deus (mais adiante nesse texto, o tema será mais aprofundado). Ouvindo e lendo cada vez mais, A fé floresce.

Provas, provas e mais provas
 
Na Bíblia temos um exemplo muito claro de um homem que pedia a todo momento provas materiais para acreditar e ter fé, e Jesus nos ensina através dele, esse homem é Tomé:
 "... Diziam-lhe, pois os outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter o dedo no lugar das suas mãos, e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei." João 20:25
Jesus diz:
"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." João 20:.29

Jesus acaba por mostrar a hipocrisia de Tomé, pois os povos daquela época acreditavam em Deus pelos testemunhos dos antepassados, e Tomé não estava acreditando nos testemunhos sobre a ressurreição do Messias embora ele mesmo acreditasse em Deus, Tomé estava praticamente negando o mesmo sistema pela qual ele acreditava no Deus de Moisés, contraditório, não?

Ou seja, Jesus deixa claro que os testemunhos são suficientes, afinal, esse é o mecanismo que gera conhecimento para humanidade, por exemplo, não é porque algo ocorreu do outro lado do mundo, ou antes do meu nascimento, que eu preciso ter visto pessoalmente para ter tal evento como conhecimento, se de fato ocorreu, chegará até mim pelos testemunhos de outros seres humanos.

O homem é dependente disso porque ele não é onipresente, não tem como ser diferente.

A importância das Testemunhas - Na História

A História é feita de testemunhos, sabemos, por exemplo, da existência de ícones da antiguidade, como imperadores ou reis, por causa dos testemunhos das pessoas da antiguidade.

Esses testemunhos estão registrados em documentos históricos, e antes da escrita, a  transmissão do conhecimento histórico se dava por tradição oral, o surgimento da escrita tornou a transmissão do conhecimento mais confiável, pois passamos a ter registros feitos à época dos fatos.

Livros antigos de História.Imagem crédito: Mary:)
 
Artefatos arqueológicos sozinhos na forma de objetos,como por exemplo, uma peça de barro ou um objeto qualquer, sem conhecimento histórico (adquirido por testemunhos) não valem de nada para a construção do passado, no máximo, saberemos apenas que foi construído por algum humano, mas para introduzir o artefato numa explicação do passado, é necessário que esse objeto tenha algum tipo de escrita, ou que já exista testemunhos históricos daquela região, assim, surge a possibilidade de identificar a procedência, o passado da peça.

Dependemos totalmente dos testemunhos para construção histórica dos fatos, sem testemunhos não há passado, sem passado não há História.
A importância das Testemunhas - Na Bíblia e na Sociedade atual, o sistema é o mesmo!
"Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá". Deuteronômio 17:6 
"Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas" Atos 2:3
"Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá". Isaías 43:1
As testemunhas fazem parte da nossa vida, desde a antiguidade isso não mudou, elas estão presente num casamento, num contrato de negócios ou  processo penal....Sistemas jurídicos no mundo inteiro reconhecem nas testemunhas um instrumento para dar fé de veracidade de um fato , é possível condenar alguém apenas com provas testemunhais, pois a ciência do direito diz que o normal do ser humano é contar a verdade  num testemunho, mentir que é o anormal. E Quando há mentiras? A anormalidade nos testemunhos é percebida, quando há contradições ou quando há apenas uma única testemunha, o correto é ter mais de uma testemunha, as testemunhas no sistema de processo penal servem tanto para culpar quanto para inocentar, pois a falta de testemunhas ou contradições em seus depoimentos podem levar a injustiças. 

 Em todos os erros judiciais nos EUA, que foram revistos com provas científicas de DNA, ficou provado que os processos tinham falha nesse item das testemunhas, no Brasil também temos exemplos de que se o sistema tivesse observado bem as questão testemunhal, injustiças não teriam sido cometidas,
Veja aí alguns exemplos clássicos: "DNA inocenta homem que morreu após 23 anos na prisão por estupro."   "Os três foram condenados com base apenas em seus depoimentos. De acordo com o Innocence Project, os depoimentos tinham falhas e eram contraditórios em vários pontos. A única testemunha do crime, o filho da vítima, na época com 4 anos, Luke, disse consistentemente à polícia que a mãe dele havia sido morta por um “único homem”. .http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100917_dnainocenta_ba.shtml  
"Homem condenado por falso estupro é absolvido depois de 16 anos". "Então, sem o suporte de testemunhas ou provas materiais, embasou sua decisão da seguinte maneira: “Estou convicto e certo de que a acusação da vítima é verdadeira, toda criança é sincera, não mentem e inexistem provados motivos ensejadores de acusação mentirosa”. http://www.williamdouglas.com.br/conteudo04.php?id=973 

A prova testemunhal é meio mais preciso de se chegar a uma verdade real, mesmo hoje em dia com a tecnologia, os testemunhos são necessários, até porque são os testemunhos que vão mostrar as ações circunstanciais relativas aos suspeitos, para assim poder utilizar os aparato tecnológico quando necessário para um ato criminal, propriamente dito.

"Desta forma o ordenamento jurídico consagrou a prova testemunhal, na instrução processual, como um aliado imprescindível no processo, uma vez que através dela pode-se reconstituir um histórico dos acontecimentos, episódios e fatos concernentes ao litígio.

Finalizando, gostaríamos de salientar que a prova testemunhal é algo do homem e, como tal, não tem como ser substituída, pois acreditamos que o homem e nada do que é seu pode ser totalmente substituído, nem pela máquina, pelo coração que nele pulsa e pelos sentimentos que o agitam e levam-no a grandes e elevados feitos, embora, às vezes, com alguns deslizes, deslizes esses que, talvez, sejam os estímulos que faltam para que ocorram as grandes realizações."
http://www.jefersonbotelho.com.br/2007/06/12/teoria-geral-da-prova-da-prova-testemunhal%C2%A0/
"A palavra testemunha deriva de testando e de testibus que equivalem a dar fé da veracidade de um fato."
http://jusvi.com/artigos/22702
 
Código Penal e Testemunhas na Bíblia:  
"Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá". Deuteronômio 17:6 

"Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato" Deuteronômio 19:1
As Escrituras CONDENAM o falso testemunho:
"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo". Deuteronômio 5:2 "Disse-lhe ele: Quais?   
 E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho" Mateus 19:1 
"Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe". Marcos 10:19

CONCLUSÃO:   Os documentos que compõem a Bíblia trazem a história de conexão de Deus com a humanidade, eles são recheados por testemunhos das mais variadas classe sociais, como Reis, pescadores, médico, cobrador de impostos, pastores de gado, general, sacerdotes, agricultor etc.  
 
Esses testemunhos relatam acontecimentos históricos, muitos já provados pela arqueologia, relatos proféticos, que também podem ser comprovados (navegue aqui no blog pois estudamos alguns deles), e relatos sobrenaturais, de manifestação do poder de Deus que batem com o que constatamos no mundo, como a complexidade da vida, o surgimento do Universo e a causa não causada etc. 

Além das diversas pessoas, de diversas classes sociais, seus testemunhos foram feitos em diferentes intervalos de tempo, variando de 1500 AC a  90 D.C, aproximadamente , o que tira a possibilidade de uma "teoria da conspiração", conluio ou algo inventado.

  Outras escrituras religiosas não possuem a mesma riqueza testemunhal, Maomé por exemplo, inventou o Islamismo, escreveu seu livro, mas não há qualquer relato de prova testemunhal de que ele era mesmo enviado de Deus, e isso prossegue com as demais religiões. Não há qualquer exemplo na história de um relato parecido com o que temos na Bíblia, se fosse normal ter relatos ficcionais se passando por históricos teríamos vários deles ou pelo menos alguns, mas não existe, a Bíblia é única. 

 O Testemunhos não são uma prova fraca como podemos ver ao longo desse texto, dependemos deles tanto para organização do dia a dia quanto para construir nossa História. Devemos lembrar também que a própria Bíblia condena o falso testemunho, e que no código penal mosaico o falso testemunho recebia como pena a morte!
 
 
FONTE:
http://narrativabiblica.blogspot.com.br/2012/04/que-provas.html 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário