Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

1 de abril de 2015

Vicios - uma abordagem bíblica



ABORDAGEM DO CAPÍTULO 2

1.   TÍTULO DO LIVRO: Vícios: um banquete no túmulo (Edward T. Welch)

2. Para entendermos a problemática dos vícios, devemos partir do seguinte pressuposto: o pecado é com certeza o nosso maior problema o pecado é mais do que uma rebelião consciente contra deus; é também um poder enganador que quer nos controlar e escravizar. (João 8:34)

3. Atenção! Nunca ignore o pecado! Ignorar o pecado dentro de nós seria um auto engano, especialmente quando falamos sobre os vícios. Se o pecado não é o nosso principal problema, então o evangelho deixa de ser o evento mais importante da história.

4. Qual o problema mais profundo do viciado? O coração do viciado é igual ao coração de qualquer outra pessoa: pecaminoso, corrupto, egoísta, depravado, enganoso (Jeremias 17:9). O pecado corrompeu o coração – somos totalmente incapazes e deficientes!

5. FRAQUEZA FÍSICA OU EGOÍSMO DO CORAÇÃO. PRINCIPAIS DIFERENÇAS. Uma fraqueza física não se muda, apenas se tolera e controla. Um coração egoísta pode ser transformado pela graça. Uma fraqueza física não nos leva a uma luta espiritual. Saber que temos um coração egoísta deve nos levar à contrição. Uma fraqueza física limita o papel de Cristo como ajudador. Quem está convicto de um coração egoísta clama a Cristo.

6. EMBRIAGUEZ SOB A ÓTICA BÍBLICA. 1 Cor. 5:11; 1 Cor. 6:9-10; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:18. A embriaguez sempre é retratada na Bíblia como uma afronta a Deus e como um pecado que nasce no coração.

7. Por que as pessoas bebem? As pessoas bebem porque em algum nível o beber faz algo por elas. Esquecer; Punir (beber para maltratar alguém); Curar a timidez; Preencher vazios na autoimagem; Evitar a dor; Controlar as emoções; Ser agradável aos outros; Provar sua independência ao grupo social; Manter-se livre da solidão.
  
8. PENSE NA SEGUINTE FRASE: “Um viciado encontra-se indefeso diante do álcool assim como uma pessoa doente encontra-se indefesa diante de um câncer.” VERDADEIRO OU FALSO? Tornar-se um viciado não é algo que simplesmente acontece. O viciado escolhe o seu vício porque isto lhe agrada.

9. QUALQUER VÍCIO É UM PROBLEMA DE SENHORIO. Quem é o seu senhor: Deus ou os desejos do coração? O viciado está preso aos próprios desejos do seu coração, mas nem por isso está isento de culpa perante Deus. Estes desejos parecem físicos, mas são melhor explicados por nossos intensos anseios do que por nossa genética. TIAGO 1:14

10. ROMANOS 6: 11-14 - TODO PECADO É UMA ESCRAVIDÃO LAMENTÁVEL E UMA REBELDIA OU EGOÍSMO MANIFESTOS. ISAÍAS 30:1 - O viciado sente-se incapaz de controlar-se, porém, ao mesmo tempo, ele faz escolhas enraizadas em seu próprio orgulho e egocentrismo.

11. Para um viciado, por vezes, a escravidão ao objeto de desejo é preferível à liberdade sem ele. A escravidão do pecado é algo pelo qual somos responsáveis e podemos ser capacitados por Deus para abandoná-la.

12. DEFININDO O QUE É VÍCIO. “Vício é a escravidão a uma substância, atividade ou estado mental que controla e torna-se o centro da vida, que se opõe à verdade de tal maneira que as más consequências não trazem arrependimento, conduzindo a um distanciamento cada vez maior de deus.”

13. PERGUNTAS E REFLEXÕES. Você entende que explicar o vício apenas como doença é fugir da confrontação das Escrituras? Pela perspectiva bíblica, você percebe que luta contra algum vício? “Quando estamos doentes, ainda podemos crescer no conhecimento de Cristo, mas o vício é incompatível com o crescimento espiritual.”

http://www.slideshare.net/marckmel/vicios-uma-abordagem-bblica


Nenhum comentário:

Postar um comentário