Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

20 de abril de 2015

Dicas para Entender Melhor a Bíblia




Não é muito difícil desanimarmos da leitura Bíblica. Pense comigo: neste momento você está animado com sua leitura da Bíblia? Está lendo todos os dias ou tem falhado muito? Desde o começo do ano você falhou mais ou foi mais vitorioso na leitura bíblica? Se você tem sido vitorioso, parabéns, é sinal de que está motivado para a leitura da Palavra e, tenho certeza de que está se fortalecendo espiritualmente a cada dia. Mas se você está desmotivado e a leitura da palavra de Deus tem ficado de lado, tenho certeza de que está fraco espiritualmente. Você precisa se motivar e retornar ao caminho da comunhão com Deus. E eu vou te ajudar a fazer isso com algumas dicas preciosas. 
Cansado de não conseguir ler e entender a Bíblia? 7 dicas para mudar essa situação

Dica 1 – Olhe para além das dificuldades 
Dificuldades costumam nos meter medo e tirar o nosso ânimo. Isso porque desejamos do fundo do coração que tudo aconteça da forma que queremos, de preferência, sem grandes esforços. Não é diferente com a leitura bíblica. Olhamos para as dificuldades que aparecem (cansaço, sono, falta de entendimento, dia a dia corrido, etc.) e aceitamos que elas nos vençam. Para se manter motivado olhe para além das dificuldades. Paulo, um homem que passou por dificuldades gigantescas, nos ensinou: “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.14). Paulo perseguia seus objetivos e olhava fixamente para eles, por isso, quando as dificuldades apareciam ele as vencia, pois sua missão era muito maior do que qualquer obstáculo. Ele olhava além. Aprenda a olhar além das dificuldades.

Dica 2 – Resolva problemas ao invés de os ficar supervalorizando 
Supervalorizar os problemas é algo que fazemos muito. Na história do povo de Israel houve um momento em que doze espiões foram mandados a observar a terra prometida e trazer um relatório a respeito do que o povo enfrentaria quando fosse tomar posse dela. Dez desses espiões trouxeram o seguinte relatório: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” (Nm 13:33). Eles olharam para os problemas e olharam para si mesmos e desanimaram. O desânimo chegou a tal ponto que eles se enxergavam como gafanhotos que seriam esmagados facilmente. Em contraste com essa atitude desanimadora desses dez, temos os outros dois espiões, Josué e Calebe, que espionaram a mesma terra, mas disseram: “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” (Nm 14. 9). Como é possível visões tão diferentes da mesma coisa? É que alguns olham os problemas e outros preferem achar soluções para os problemas. Em qual grupo você se enquadra?

Dica 3 – Não foque sua motivação apenas em seus sentimentos 
Algo muito comum que acontece em nossa vida é focarmos os olhos no sentimento. Por exemplo, se acordo meio sem vontade de ler a Bíblia já fico desanimado. Isso está errado! O foco não deve estar apenas no sentimento, antes, deve estar de forma muito forte na razão. A razão é capaz de vencer o sentimento. Um exemplo: eu tenho um bebê de 1 ano. Quando ela acorda a noite, chorando por algum motivo, sinceramente, não tenho a mínima vontade (sentimento) de levantar, pois quero dormir e descansar. Mas o que faço? Levanto e uso a razão. Sei o que devo fazer, sei o que minha filha precisa. Não tenho vontade, mas levanto e faço. Assim deve ser também com nossa vida de comunhão com Deus. Simplesmente faça o que deve ser feito e ponto!

Dica 4 – Não dê ouvidos ao “coitadismo” 
O “coitadismo” é aquela atitude que temos de nos colocar sempre como vítimas de uma situação, buscando desculpas para aliviar a nossa consciência. Quando Deus questionou Adão sobre ele ter comido do fruto da árvore proibida, como ele respondeu? Com “coitadismo”: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gn 3. 12). Adão preferiu se colocar no papel de vítima ao invés de autor de sua própria história. É o que fazemos muitas vezes para justificar o fato de não lermos a Bíblia Sagrada. Não podemos dar ouvidos ao “coitadismo”. Precisamos assumir nossos erros e mudar a nossa história, sermos autores da nossa história e não levados por qualquer situação para longe da vontade de Deus. Lembrando que Deus não caiu no “coitadismo” de Adão e também não cairá no nosso.

Dica 5 – Não ache que tudo vai cair do céu 
Como gostamos de ganhar coisas, não é verdade? Se pudéssemos ter tudo que queremos nas mãos sem ter de trabalhar, seria ótimo, não? O problema é que nada vai cair do céu em nossa vida, nem a nossa comunhão com Deus. Tudo sairá do suor de nosso rosto, exigirá algum esforço e disciplina. Eu falo muito sobre isso em meu método “Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente”. Você quer ser um leitor da Bíblia e estar mais próximo de Deus? Se sim, terá de batalhar para que isso seja uma realidade em sua vida. Terá que investir energia e recursos nisso! O povo de Israel foi liberto por Deus da escravidão do Egito e foi prometido a eles a terra de Canaã. Mas o que eles encontraram quando chegaram lá? Várias batalhas para tomarem posse da terra prometida. Deus tem promessas a cada um de nós e faz a parte dele, mas essas promessas não caem do céu, precisamos fazer a nossa parte e lutar por elas.

Dica 6 – Pare de deixar as coisas para amanhã 
Amanhã eu faço! Amanhã eu mudo! Na segunda-feira eu começo firme! Essas são frases não de quem está planejando mudanças em suas vidas, mas de quem está se enganando dia após dia. Quantas vezes você prometeu que ia dar mais atenção para Deus e não cumpriu? Quantas vezes você disse que ia começar amanhã e não começou? O que você acha que Deus pensa disso? Acha que Ele está alegre com essa enganação toda? Opa, seu “coitadismo” deve estar se levantando agora tentando te defender, mande que ele fique calado! É hora de assumir seus erros perante de Deus e começar hoje a mudança. Comece como pode. Eu abordo essa questão de forma bem profunda em meu método Como Ler a Bíblia, comece com o que tem nas mãos, mas comece, pois feito é melhor que perfeito. Não deixe para amanhã. Deus quer ver a mudança hoje!


Dica 7 – Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima 
Gosto muito dessa frase da música “Volta por cima”, pois ela expressa exatamente o que uma pessoa motivada deve fazer. Se somos crentes verdadeiros e não temos lido a Bíblia devemos, como apontei nos pontos acima, corrigir nossa motivação, tirar a poeira que acumulou em nós e dar a volta por cima. Gosto muito da forma como Jesus abordava pessoas pecadoras, desmotivadas e trazia a elas uma nova motivação com responsabilidade. Jesus não aceitava o “coitadismo”. Jesus as perdoava, as confrontava e exigia uma mudança. Veja o que disse a uma prostituta logo após salvá-la de um apedrejamento: “Vai e não peques mais” (Jo 8.11). Jesus diz a cada um e nós hoje: Vá e faça diferente! Não continue da mesma forma, nos mesmos erros que sabe que comete todos os dias. 
Espero que essas 7 dicas te ajudem a levar a um outro nível a sua vida com Deus!



Autor: André Sanches – www.esbocandoideias.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário