Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

17 de março de 2015

SIGNIFICADO DE GEENA NA BÍBLIA



GEENA. A forma Gr. do Heb. gē–hinnom, “”vale de Hinom” (Jos. 15:8; 18:16); também chamado Topheth (II Rs 23:10). A forma Gaienna ocorre na LXX em Jos. 18:16b. A palavra é usada como nome metafórico do lugar de tormento dos ímpios, após o julgamento final. O vale era o lugar da adoração idólatra de Moloque, o deus do fogo (“Acaz... queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou seus filhos no fogo”, II Crônicas 28:3; Cf II Crôn. 33:6; Jer 7:31; 32:35;. Lev 18:21 por esta razão, foi poluído por Josias (II Reis 23:10) para se tornar um lugar de lixo e abominação. 

A ideia de um lugar de castigo eterno pelo fogo espiritual é frequente no Antigo Testamento (cf. Dt 32:22), “Um fogo se acendeu na minha ira e arde até o mais profundo do Seol,” ASV. Veja também Lev 10:2; Isa 30:27, 33; 33:14, 66:24; Dan 7:10, Sal 18:08; 50:3; 97:3. Este conceito combinado com a profecia de Jeremias, do mal contra o vale (Jer 19:2-10) desenvolveram uma crença em um lugar de punição espiritual para o qual o nome terrível Geena foi dado. Gaster (BID) sugere que a aplicação do nome da cidade segue a analogia do uso de tais lugares palestinos comoArmageddon (Ap 16:16; Zc 12:11), Jerusalém (Gl 4:26; Ap 21,2), ou Sodoma (Ap 11:8) para conceitos espirituais.

Isso pode ser visto a partir da literatura judaica que a ideia era prevalente (Enoque 10:12-14): “[Os pecadores] serão levados para o abismo de fogo na tortura e na prisão serão presos por toda a eternidade.” Cf. também Enoque 18:11-16; 27:1-3; Judit. 16:17; II Esd 7:36, Sir 7:17; Oráculos de Sibilino 1, 10:3; IQM 2:8; Talmude, Aboth 1:6; Assunção de Moisés 10:10. Alguns escritores judeus achavam que as pessoas escolhidas seriam isentas e que a duração seria limitada. Filo, no entanto, ensinou que os judeus ímpios serão punidos também e eternamente (De Praem. Et Poen. 921). A natureza espiritual do inferno é corroborada pelo fato de que ela foi colocada no terceiro céu (Ascensão de Isaías 4:14; II Enoch 40:12; 41:2).

Mas a doutrina é mais explicitamente afirmada no ensino de Jesus. Jesus falou do inferno como um lugar de castigo futuro. Ele falou de “ser lançado na Geena” (Gr.; ver RSV marg em Mt 5:29;. 18:8-9; Mc 9:45, 47; Lc 12:5), “o inferno de fogo” (Mt 5:22); “destruir o corpo e a alma no inferno” (Mt 10:28), “a condenação do inferno” (Mt 23:33), “fazer dele um filho do inferno”, ou seja, um digno de sua punição (Mt 23:15). É usado em outras partes do NT somente em Tg 3:6: “A língua é inflamada pelo inferno”. O NT ensina claramente que o castigo do inferno é eterno (Mc 9:47-48, Mt 25:46; Rev 14:11).

O livro do Apocalipse dá a Geena o nome de “lago de fogo” (19:20; 20:10, 14, 15 21:8). Além disso, uma vez que Apocalipse iguala o lago de fogo com a “segunda morte” (Ap 20:14), este, aparentemente, também é um sinônimo para descrever Geena. Em mais uma confirmação da identidade destes termos no Apocalipse com Geena, pode-se notar que os homens incrédulos nela estão consignados (20:15; 21:8), assim como o próprio Satanás (20:10). É também o lugar eterno de condenação (20:10b).



FONTE: 
Pfeiffer, C. F., Vos, H. F., & Rea, J. (1975; 2005). The Wycliffe Bible Encyclopedia. Moody Press.

VIA:
http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2014/01/o-que-significa-geena-na-biblia.html




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