Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

3 de fevereiro de 2015

Povos descendentes de Abraão



Mesmo dentro da descendência de Abraão, o homem em quem estavam colocadas as promessas, surgem povos que muitas vezes foram de grande mal para o povo de Israel. 



Israelitas 
Giovanni Battista Tiepolo - Rachel Hiding the ...
Assumem este nome por causa de Jacob a quem Deus mudou o nome para Israel, por isso são denominados filhos de Israel.
Em linha direta todas as promessas a Abraão quanto a um povo eleito e especial passa para os Israelitas de onde mais tarde nasce Jesus Cristo.

Midianitas
 
“Após a morte de Sara Abraão desposou uma mulher chamada de Quetura (Gn. 25:1) Dessa união nasceram seis filhos (Gn. 25:2). Abraão antes de morrer deu os seus bens a Isaque, o filho da promessa (Gn. 25:5); aos filhos de Quetura deu dádivas e os enviou ao Oriente (Gn. 25:6). Um dos seis filhos chamava-se Midiã.” (Tognini, 2009, p. 38)
Os midianitas eram grandes comerciantes e caravaneiros. Por vezes são confundidos com os Ismaelitas. O seu conhecimento das rotas pelos desertos era tão grande que até Moisés convidou Hobabe, medianita, para guiar Israel pelo Deserto (Nm. 10: 29-30)

Ismaelitas

Este termo aparece em Gn. 37:25-28 e que designa os descendentes de Ismael. “O vocábulo foi usado como uma designação genérica de povos árabes, ainda que, estritamente falando, Ismael tivesse sido progenitor de somente certa tribos(…) Maomé dizia-se descendente de Ismael. Visto que, historicamente falando os árabes têm sido cuidadosos sobre suas genealogias, a exemplo dos judeus, é possível que a reivindicação dele fosse autêntica.” (Champlin, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, 2001, p. 388) 

Amalequitas

Os amalequitas eram descendentes de Esaú, ou seja, Amaleque era neto de Esaú. Tinha características de uma tribo nómade que vivia na região deserta do mar Morto. O primeiro encontro do povo de Deus com este povo, foi pouco depois da passagem do Mar Vermelho em Refidim, no deserto do Sinai (Ex. 17:8-13). Por causa desse ataque os Amalequitas ficaram sentenciados a serem completamente destruídos, o que só veio a acontecer nos dias de Ezequias.

Edomitas

Eram descendentes de Esaú (Gn.36:1). Este país muitas vezes atacou o povo de Deus tendo por vezes feito alguns estragos. Quando o povo de Israel foi pelo deserto não permitiram que passasse pelos seus termos (Números 20:14-21). Já nesta altura os edomitas estavam de certa forma sob o controle dos amorreus. Cerca de 1030, Saul tomou algumas cidades do território edomita (I Samuel 14:47) e cerca de 1000 foram completamente conquistados e subjugados por David (ICr 18:12)


Obras Citadas
Champlin, R. N. (2001). Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia (5ª ed., Vol. I). S. Paulo, S. Paulo, Brasil: Hagnos.
Tognini, E. (2009). Geografia da terra Santa e das terras Bíblicas. S. Paulo: Editora Hagnos.

FONTE:
https://samuelantunes.wordpress.com/2012/12/12/58/

Nenhum comentário:

Postar um comentário