Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

20 de fevereiro de 2015

Como o Espírito trabalha o verdadeiro arrependimento


Texto base: Salmo 51

Arrependimento é um assunto central e importante na Bíblia, no entanto tem sido tão negligenciado em nossos dias.

No NT a palavra principal para arrependimento é metanoia: disposição interior para mudar.
“Arrependimento para a vida é uma graça salvadora pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepção da misericórdia de Deus em Cristo, se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência.” (Breve Catecismo de Westminster, P. 87)
No Salmo 51, podemos ver 4 formas como o Espírito trabalha o verdadeiro arrependimento.

1) Abre nossos olhos para a necessidade de lamentarmos o nosso pecado.

A lamentação bíblica começa com um novo senso da pecaminosidade do pecado. Nos versículos 1-2, Davi usa três termos diferentes para falar de seu pecado: transgressões (rebelião contra a autoridade suprema de Deus), iniquidade (impiedade interior que perverte a nossa alma), pecado (errar o alvo de glorificar a Deus e servir o nosso próximo). O Espírito Santo já abriu seus olhos para lhe ver como você de fato é através do espelho da lei de Deus? Davi viu (veja o v. 4)

2) Move nossos corações para confessar pecados específicos

Crimes de sangue (v. 14) significavam pecados de sangue que mereciam a pena de morte (que incluía o pecado de adultério e assassinato). Davi confessou especificamente seus pecados e confessou toda a culpa de seus pecados. Ele não colocou a culpa nos outros ou nas circunstâncias. O verdadeiro arrependimento não esconde nada de Deus e entrega tudo a sua justiça.

3) Redireciona nossos pés para abandonar o pecado

O arrependimento contém emoções, mas se não passar de emoções não é verdadeiro arrependimento. Muitas pessoas podem lamentar as consequências do pecado, mas não estar verdadeiramente arrependimento.

Davi ora para que Deus o lave completamente do seu pecado (v. 2), não só uma lavagem exterior. O verdadeiro arrependimento não é algo rápido, mas uma dor sincera no coração que nos leva a modificar nossas vidas e redireciona a nossa vontade.

O arrependimento tem um lado negativo (afastar-se do pecado) e um positivo (olhar para Cristo e aproximar-se de Deus). 

4) Libera nossas línguas para clamarmos por misericórdia

A fé sempre está junta com o arrependimento verdadeiro e ela leva a pessoa arrependida a olhar para Cristo, a fim de que não caia em desespero. O verdadeiro arrependimento não é como o de Esaú, que buscou com lágrimas, mas não confiou em Deus. O arrependimento nunca se esconde de Deus, mas, como Davi, confia na graça: “coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (v. 17).

O arrependimento trabalhado pelo Espírito é sempre a restauração trabalhada pelo Espírito por causa de Jesus Cristo.


FONTE:
http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/10/como-o-espirito-trabalha-o-verdadeiro-arrependimento/



Nenhum comentário:

Postar um comentário