Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

17 de janeiro de 2015

Manual Prático Para Montar uma Igreja (CRÍTICA)





Tutorial Como montar uma igreja manual prático. (Ou uma crítica ao crescimento desordenado das igrejas evangélicas)

É interessante notarmos que antigamente usávamos a expressão “uma ingreja em cada esquina”. No entanto hoje em dia é comum vermos até 6 igrejas em um mesmo quarterão. Infelizmente constatamos que o famoso jeitinho brasileiro chegou também à fé. Há inclusive os que irônicamente dizem: "Se Jesus é o caminho a igreja é o pedágio".

O que achamos irônico é que pessoas de tais denominações ainda num ato unfanista se arrogam de serem juízes dos demais membros de outras religiões dizendo quem vai ou não para o inferno. No entanto se os mesmos lessem seus próprios livros veriam que está escrito nele que apenas Deus é o juiz.

Temos notado em certas pesquisas também que a maioria dos pastores fundadores de tais igrejas são desempregados e com isso buscam uma oportunidade de negócios, e para isso como exposto acima não são necessários grandes conhecimentos, basta apenas saber mexer com o emocional alheio de um povo já tão desesperado e necessitado que crê no primeiro charlatão que se apresentar como tábua de salvação.

Já ouviram falar do famoso “chamado para ser pastor?”. Pois é, acho que eles nem sabem o que é isso…
Bom, mas chega de teoria, vamos à prática! Veja como é fácil nesses 10 passos simples:

Passo 1

A primeira coisa em se ter em mente é o público alvo, ou seja, geralmente pessoas de classe baixa.

Passo 2

Monte uma declaração doutrinária simples, com tópicos básicos da fé cristã e com ênfase em manifestações espirituais, introduza algumas doutrinas que lhe convém como no caso do batismo por aspersão. Não adote usos e costumes, pois pode afastar o público. Procure declarações com ênfase no crescimento financeiro. Existem várias declarações doutrinárias disponíveis na internet com esse estilo. Basta escolher!

Passo 3

Alugue uma salão de 100 por 50 no mínimo, que caiba ai uns 100 bancos, não tente montar um templo muito pequeno, pois fica com uma impressão de falta de profissionalismo e ministério novo.

Passo 4

Contrate um pregador profissional. Dê uma vasculhada na internet, Youtube, salas de bate papo, etc. Existem vários crentes bom de papo e decepcionados com o seu ministério, pregadores profissionais e mercenários. A internet esta repleta deles.
Então faça a proposta com um bom salário, quando o ministério estiver grande e seu pregador  começar a se destacar mais que você, coloque ele para abrir franquias ou como se diz normalmente, congregações.
Além do salário também banque a gasolina e dê a ele 2% de participação nos lucros da igreja.

Passo 5

Escolha um nome sugestivo, como Igreja da vitória ou Igreja missionária da conquista,  sempre dando preferência a nomes triunfalistas, não use nomes ridículos ou muito menos que envolta manifestações espirituais isso pode afastar o público mais conservador.

Passo 6

Compre o material para o púlpito e para o áudio:
  • Compre um púlpito de acrílico;
  • 4 Microfones com cabo e pedestais;
  • 1 Mesa de som 12 canais;
  • 2 Caixas de retorno;
  • 2 Amplificadores com pedestais;
  • 1 Potência;
  • 1 Violão elétrico;
  • 1 Bateria básica com banco;
  • 1 Aparelho toca cd;
  • 1 Retro projetor pode ser um usado;
  • 5 Bancos para o púlpito;
Pronto! A parte do púlpito está completa. Com ele localizado ao meio, os bancos atrás e tudo mais, coloque a mesa de som e as aparelhagens conforme a planta desenhada embaixo. É a distribuição mais comum nas igrejas.

Manual Prática Para Abrir uma Igreja 
Já com os instrumentos não é necessário se preocupar em investir muito agora. Lembre-se de que você está começando e conforme a sua igreja for crescendo e a “clientela” aumentando, virão músicos de outros ministérios sedentos por projeção. Eles investirão nessa parte trazendo guitarras, baixos e outros instrumentos.

Passo 7

Arrume/adote um cantor Cristão no começo (aquela que canta melhorzinho na sua igreja e gosta de aparecer) enquanto não tem músicos profissionais. Não precisa se preocupar depois com ele, pois sempre você vai poder utiliza-lo em filiais (congregações), células, visitas ou naqueles cultos da semana que não dá ninguém. Você pode utilizar play backs. Se não tiver dinheiro para comprá-los, a internet está cheia de sites de onde é possível baixa-los gratuitamente. Não precisa se preocupar com a pirataria, pois todo mundo faz isso!

Passo 8

Compre um bebedouro para a igreja ou utilize uma torneira com filtro mesmo para economizar, pois economia nesse momento é muito importante!
Detalhe: Por isso é importante adotar o batismo por aspersão para economizar na construção de um tanque batismal. Depois com dinheiro em caixa mude a doutrina da igreja e monte um tanque. Mudar de visão doutrinaria não é vergonha, demonstra humildade. Uma dica é dizer que foi revelação de Deus. Não se esqueça de que batismos dão um grande público!

Passo 9

Já com a igreja montada e os ministérios “instituídos” por Deus, distribua os cargos, pois ninguém lidera sozinho.
Coloque lideres nos ministérios: líder do louvor, líder das crianças, líder da Ebd, líder da área social, líder das irmãs, líder dos jovens, líder dos adolescentes, líder dos irmãos, líder da intercessão, líder dos diáconos, líder da coreografia e líder do teatro.
Se faltar alguém para liderar, faça você mesmo. Na internet você encontra muitos sites com dicas, vídeos e um monte de coisas para “ensinar” a ser líder.
Não precisa se preocupar com investimento nos “ministérios”, pois seus líderes geralmente investem no que estão fazendo.
Cito o exemplo de sala de crianças, berçários, grupos de adolescentes, entre outros. Muitos crentes dedicados bancam tudo de seus próprios bolsos e esses crentes geralmente procuram reconhecimento e aplausos. Por isso os que se destacarem faça como se fosse o funcionário do mês, leve ele ao púlpito, elogie, cite o nome dele em público, e depois de um tempo passe a investir no ministério para não parecer abuso, e receber reclamação, pois crente gosta de jogar na cara tudo que faz ou fez pela igreja.

Passo 10

Seja profissional. Contrate um contador. Monte a estrutura com Pastor presidente (no caso você), vice-presidente, seu pregador profissional, tesoureiro, secretário e outros cargos. Isso vai ser bom no caso de precisar segurar um bom contribuinte, pois basta dar a ele um cargo!

Dicas Para Cultos Especiais / Festas / Festivais / Feiras

  • Não tire dinheiro de seu bolso para investir em cultos especiais, que por sinal dão muito lucro, como também gastos. Para isso incentive rifas, sorteios, venda de materiais, e o carro forte da igreja, a cantina;
  • Destine a renda da cantina dedicando ao culto do mês;
  • Convide cantores e faça cultos com pregadores de renome, calcule gastos e lucros, não faça nada que dê prejuízo.
Não se preocupe com impostos, pois segundo a Constituição Federal, nossa lei maior, há a proibição da cobrança de impostos contra entidades religiosas, conforme previsto em seu artigo 150, inciso V.

A Técnica da “Tábua”

Coloque uma grande tábua na porta da igreja, logo na entrada. Já vi várias igrejas utilizando essa técnica.
Mas por que isso? O objetivo dessa tábua é de que as pessoas não possam olhar para dentro do templo, apenas ouvir.
Caso as pessoas vejam que sua igreja esta vazia, dificilmente vão entrar. Mas assim que passarem pela tábua, colocada na porta, não sairão mais. A tábua causa curiosidade, pois se você tiver cinco crentes dentro da igreja, o som que sai da porta dá a noção de serem uns trinta membros. A tábua é uma boa técnica apenas para o começo!

Cuidado com os Crentes!
Atenda bem todos os crentes que adentrarem, seja carismático, marque sala pastoral, conselho a casais e outros “serviços” já consagrados no mercado. Na prática, 95% dos crentes que estão visitando a sua igreja estão pensando em mudar de ministério. Ninguém vai ficar perambulando na rua atrás de igreja ou pedir conselhos a um pastor de outra igreja se tiver firme na sua.
Ouça todas as suas reclamações, ofereça apoio, mesmo sabendo que ele está errado. Jamais o contrarie, passe para ele a sua visão e tente ganha-lo para o seu novo projeto.

Manual Prático Para Montar uma Igreja 

Hoje em dia existem 4 tipos de crentes: o Decepcionado, o Encrenqueiro, o Desviado e o fiel
O decepcionado provavelmente está frustrado com algo que ocorreu em seu ministério ou algum tropeço do pastor ou dos membros. Esses são ótimos não os perca!
Os encrenqueiros geralmente são famílias que vem ou por que o filho não podia cantar na igreja, ou por que o pastor o colocou em disciplina. Esse tipo de crente é bom no começo, depois trate de descartá-lo, pois pode causar problemas.
Se ele saiu da outra igreja por causa de problemas com dízimo, nem d ouvidos a eles, mande embora, se reconciliar com seu ministério. Ele é prejuízo na certa!
Já o desviado é uma mistura de decepcionado com encrenqueiro, bem mais fácil de domar. Lembre-se sempre de incluí-lo na hora dos apelos. E mais, eles adoram orações na frente do altar quando se chama todos em grupo.
E por fim o fiel ou novo convertido. Este é um caso a parte, pois virá no decorrer dos trabalhos. Doutrine ele muito bem, pois caso contrário  pode torná-lo um decepcionado, ou no caso de você não dar oportunidade para eler crescer em ministérios, pode se tornar um encrenqueiro. E outra: se não doutriná-lo corretamente pode tornar-se um enfim um desviado, e isso pega mal. Para a atual situação de crise, perder membro é prejuízo.

Dinheiro
Com toda essa estrutura montada e tendo 100 membros fixos que ganham uns R$ 700,00 por mês,  com um dízimo de 10% , faça a conta,  você lucra mensalmente R$ 7.000. Você deve levar em conta também algumas campanhas, carnes, ofertas alçadas, correntes de prosperidade,  produtos, entre outros, o lucro triplica.
Tirando os gastos, dá para calcular uns R$ 5.000 livres pra começar.
Para apimentar o lucro adote a boa e velha teologia da prosperidade, pois quanto mais seus membros prosperam melhor para você.

Embora ultrapassada a teologia da prosperidade ainda dá muito lucro. Mas vá com calma, sempre dosando o que for falar. Leia livros de kenneth hangin, R.R.  Soares, T.L. Osborn entre outros. Monte campanhas de prosperidade e utilize técnicas de probabilidades.
Se no seu culto os 100 membros aderiram a campanha de doze dias dos 70 valentes de Davi e estão pagando em dia, vai dar um bom resultado, pois 12X de R$ 10,00 para os 70 valentes, vai dar R$ 8.400,00. Difícil esse resultado? Nem tanto!
Pela lei da probabilidade, em um culto com 100 pessoas em um dia de campanha, pelo menos uma pessoa vai ter alcançado a sua vitória, que seja na área espiritual, física ou financeira. E ela possivelmente associará essa vitória a campanha em si. Testemunho nele!
Ele será o seu bode expiatório para a galinha dos ovos de ouro, o exemplo de que a campanha está dando certo.

Com o nome da igreja ficando famoso no meio do público evangélico, trate de entrar com registro em marcas e patentes, pois quando você vender franquias de sua igreja o nome forte entra como valor.

 Manual Prático Para Montar uma Igreja
Só espero que esteja ciente do pagamento final... Quando houver o dia do juízo... 


FONTE:
http://portalgospel.net.br/manual-pratico-para-montar-uma-igreja/

 

Um comentário:

  1. é o que o apostlo paulo ziz em 2 timoteo 3,1-17,mas uma coisa é serta tem os que aquarda o paraiso e os que vai destinado ao inferno,com disse o Senhor não contendera seu espirito com o homem.

    ResponderExcluir