Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

16 de dezembro de 2014

LADRÕES DE AUTORIDADE E HONRA:


 
Falar mal, negligenciar ou não dar as honras devidas a uma autoridade é roubo.

Diminuir a honra de alguém é pecado.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17
Um exemplo nesse assunto é o de Absalão, filho de Davi, Rei de Israel. Absalão roubou a honra de Davi, entrou as concubinas de seu pai e se autoproclamou Rei de Israel.
Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava. E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel. 2 Samuel 15:2-6
E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom. 2 Samuel 15:10
E disse Aitofel a Absalão: Possui as concubinas de teu pai, que deixou para guardarem a casa; e assim todo o Israel ouvirá que te fizeste aborrecível para com teu pai; e se fortalecerão as mãos de todos os que estão contigo. Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e Absalão possuiu as concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel. 2 Samuel 16:21-22
E qual foi o fim de Absalão? Morreu de forma vergonhosa.
E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram. (...) Então disse o rei a Cusi: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Cusi: Sejam como aquele jovem os inimigos do rei meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para mal. Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! 2 Samuel 18:14-33
Absalão que era um Príncipe em Israel, filho do Rei, que gozava de grandes privilégios, desejou mais do que podia para si e morreu sem deixar filhos, herança e reino. Um prejuízo enorme por roubar a honra de seu pai.

Outro grande cuidado que devemos tomar é com a forma com que falamos às autoridades constituídas por Deus, independente do que façam ou deixem de fazer, são de Deus e cabe a Deus interferir, corrigir, destituir ou perdoar.

Podemos discordar de uma autoridade, podemos estar certos sobre o erro de uma autoridade, mas em nenhum momento poderemos deixar de honrar ou desprezar a sua autoridade por causa das suas atitudes.

Em certos casos podemos falar diretamente à autoridade sobre a nossa opinião, falar sobre a sua conduta em determinada situação, mas não podemos achar que com isso, nos tornamos superiores a ele. Podemos até aconselhar uma autoridade e mesmo que nosso conselho seja aceito isso não nos torna autoridade sobre ela.

Quando falamos com uma pessoa de maior autoridade, temos que ter sempre em mente, que esta pessoa tem uma autoridade que não lhe pertence, pois lhe foi dada por alguém de maior autoridade, a qual prestará contas de seus atos.

Uma autoridade pode não nos ouvir, mesmo quando nosso conselho é sábio ou correto e isso não diminui em nada a autoridade sobre as nossas vidas e nem o respeito devido a elas.

Podemos saber mais do que uma autoridade sobre um determinado assunto, mas a palavra final é da autoridade.

Deus não fez nada de errado. Tudo o que Deus fez foi bom.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Mesmo que não sejamos considerados ou ouvidos por uma autoridade, Deus continua nos amando, a autoridade não deixa de ter e ser autoridade, nós continuaremos na fé, os planos de Deus continuam valendo e, a responsabilidade pela consequência de não nos ouvir ou ouvir o nosso conselho errado será da autoridade e não nossa.

Foi a não observância dessa questão que trouxe sérios problemas para Miriã e Arão quando falaram com Moisés sobre a mulher cusita.
E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu. (...) E logo o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. (...) E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. (...) Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: O Deus, rogo-te que a cures. E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã. Números 12:1-15
A questão nesse texto não é o fato de Moisés ter errado ou não ao se casar com uma mulher cusita. Arão e Miriã eram parentes de Moisés e tinham intimidade suficiente para conversar com ele sobre isso e ouvir suas considerações, e deixar a responsabilidade de resolver esta questão com ele e Deus.

O problema de Miriã e Arão foram as prerrogativas usadas para chamar a atenção de Moisés. Ao interpelar Moisés com as palavras “Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós?”, Arão e Miriã diminuíram a autoridade de Moisés, tentando igualar a sua autoridade à de Moisés, e... Deus ouviu.

Procedendo dessa forma, Miriã e Arão não tocaram em Moisés, eles tocaram na autoridade de Moisés que fora delegada por Deus. A autoridade delegada pertence a quem a delegou. Com isso, tocaram em Deus.

E qual o resultado disso? Miriã se tornou leprosa, e teve que ficar fora do arraial por sete dias.

Quantos ladrões de honra existem ao nosso redor? Quantos rebeldes, obstinados, sem respeito aos pais, sem respeito às autoridades, sem educação, tratam os mais velhos com desprezo, riem daqueles que tentam de alguma forma adverti-los.

Exigem e lutam em benefício próprio, buscando o patrocínio e apoio de qualquer um para satisfazerem as suas próprias loucuras e desejos.

Não sabem dizer obrigado e reconhecer o valor daqueles que o amam ou que estão trabalhando em favor de suas vidas.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:15-21
 

FONTE:
http://www.joseluisribeiro.blogspot.com.br/2013/02/ladroes-de-autoridade-e-honra.html


Um comentário:

  1. Bom texto uma verdade que muitos poderiam ler e seguir, e é bom nos lembrar destes assuntos, pois o mesmo Jesus disse que devíamos dar dar a cada o que é mister. O desejo da vã glória é pecado e infelizmente muita gente está construindo industrias religiosas para seu mérito. Vim também desejar um Feliz Natal. Obrigado e muita paz de Jesus.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir