Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

14 de novembro de 2014

O CRISTÃO E AS BOAS MANEIRAS (1)



ETIQUETA SOCIAL

1ª PARTE
 

Muitas pessoas nem gostam de ouvir falar em “etiqueta social” porque acham desnecessário qualquer conhecimento do assunto. Entretanto, vivemos em relacionamentos, sejam eles familiares, profissionais, com a vizinhança, com amigos e a falta de etiqueta acarreta muitos transtornos, uma vez que etiqueta significa “boa educação”.
 
É interessante que fique bem claro:
 
Pessoa Educada, Cortês, Fina não quer dizer uma pessoa CHIQUE.
Pessoa Educada, Cortês, Fina não quer dizer uma pessoa RICA, DIPLOMADA.
Quando falarmos de etiqueta social, estaremos falando de boas maneiras, boa educação, gentileza, delicadeza. Nem toda pessoa considerada “chique”, rica ou diplomada é uma pessoa de boas maneiras, de trato fino.
 
Há muitas razões para aprendermos boas maneiras:
 
1.Ninguém gosta de se relacionar com pessoas mal educadas que incomodam e não respeitam a liberdade alheia.
O cristão tem um motivo muito sublime para ser bem educado, pois ele precisa demonstrar, no seu viver diário, a pessoa gloriosa de Jesus Cristo que habita nele. Todo cristão deseja levar a Cristo às pessoas com as quais se relaciona, portanto, o cristão precisa se educar.
2.Ninguém nasce sabendo. Tudo o que sabemos, hoje, foi aprendido. Por que não aprender a ser uma pessoa bem educada?
 
3. Deus se preocupou com as boas maneiras, pois a bíblia está repleta de orientações a este respeito.
 
O próprio Deus se encarregou de instruir o seu povo sobre como ser educado com os semelhantes. Veja algumas orientações:
 
a.DT. 23: 24-25b - Quando entrares na vinha do teu próximo comerás uvas..., porém não as levarás no teu vaso... não meterás a foice na seara do teu próximo”.
 
b.Pv 25:16 - “Achaste mel? Come o que te basta para que, porventura não te fartes dele e o venhas a vomitar”.
 
c. I Tm 5:1 - “Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; ...”
 
d.Prov. 27:2 - “Seja outro o que te louve e não a tua boca; o estrangeiro e não os teus lábios”.
 
e.Êxodo 22:5 - “Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e o largar para comer em campo de outrem, pagará com o melhor do seu próprio campo ou o melhor da sua própria vinha”.
 
f. Lev. 19:14 - “Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço ao cego...”.
 
Há centenas de outras orientações semelhantes que, se todos nós praticássemos, nos permitiriam uma vida com menos dissabores e bem mais sossegada.
 
4.  A igreja é lugar de ensino, estudo, crescimento. Precisa ensinar, também, aos seus membros, como serem pessoas educadas, agradáveis, que se relacionam bem com todas as pessoas. Veja:
a. A palavra de Deus nos ensina e corrige. Por esta razão realizamos estudos bíblicos, mantemos uma Escola Bíblica Dominical, um Instituto Bíblico e grupos de comunhão. Abíblia está repleta de instruções de etiqueta e boas maneiras. Devemos aprendê-las.
Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça”. II Tm 3:16.
 
b. O cristão deve ser o exemplo para outros em todas as áreas da vida, inclusive no trato, isto é, na maneira educada e gentil com que se relaciona com as pessoas.
“... torna-te o padrão (o exemplo) dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. I Tm 4:12b.
 
c. É da vontade de Deus que seus filhos sejam completos, perfeitos em toda a sua maneira de viver. Paulo se esforçava para instruir seus discípulos com o fim de apresentá-los perfeitos a Deus.
“... nós anunciamos Cristo, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de apresentarmos todo homem perfeito em Cristo;...”.Col.1:28.
 
Um bom exemplo das instruções que Paulo dava a seus discípulos está em I Cor. 11:20-30, quando eles estavam demonstrando uma tremenda falta de boas maneiras e de reverência na hora da ceia do Senhor. Leia o texto e reflita.
 
Sendo assim, vamos aprender, pelo menos, o básico em etiqueta social.
 
 
CONTINUA
SEGUE 2ª PARTE 


FONTE:
http://www.igrejabatistasmirna.com.br/estudo-e-texto/o-cristao-e-as-boas-maneiras-parte-1-152

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário