Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

27 de outubro de 2014

Citações de poetas pagãos em Paulo


 
 
1) At.17:18-28: E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades. Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

·“Como alguns dos vossos poetas têm dito” – Paulo sabia que os atenienses não conheciam o Antigo Testamento. Assim, para alcançar a plateia fez uso de seus próprios poetas. Embora aquelas palavras se referissem a Zeus, o chefe dos deuses gregos, Paulo aplica as citações ao Deus Vivo dos Céus. Nesse trecho Paulo faz uso de três deles: EpimênidesCleanto e Arato.

·“...Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”citação da obra “Cretica”, do poeta Epimênides (600 a.C.), natural de Cnossos, em Creta. Era conhecido por suas predições e sabedoria. Escreveu oráculos e poemas de cunho mitológico e teológico.

·“...Porque dele também somos geração...”citação das obras de Cleanto e de Arato, as quais possuíam similaridade extremo à que aqui vemos invocada.
üCleanto, o filósofo estóico grego (331-233 a.C.), em seu poema “Hino a Zeus”, tem uma linha similar em extremos à que aqui vemos citada:
Mais glorioso dos imortais, de muitos nomes,
Todo-poderoso e para sempre, tu, ó Zeus,
Soberano da natureza, e que guias com tua mão
Tudo quanto existe, saudamos com louvores. Justo
É que os mortais te invoquem em harmonia,
Pois somos tua geração, e nós somente,
De tudo quanto vive e se move sobre a terra,
Recebemos o dom da linguagem imitativa.

üArato, poeta originário de Soli, uma cidade pertencente à própria província de CilíciaArato viveu em cerca de 300 a.C (315-240 a.C). A linha citada foi extraída de seu poema didático chamado “Fenômenos”, que foi composto a fim de relatar os fatos principais da ciência astronômica e meteorológica, conforme os conhecimentos da época. Esse poema tem início com uma invocação Zeus, e é exatamente essa invocação que encerra a linha citada por Paulo:
De Zeus começa; jamais deixemos
De amar seu nome. Com ele, Zeus, estão cheios
Todos os caminhos que palmilhamos, e todos os negócios dos homens;
Enche “ele” também o mar, todo o ribeiro e baía;
E todos, em tudo, precisamos da ajuda de Zeus,
Pois também somos sua geração (Fenômenos, 1-5)

2)Co.15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

·“as más conversações corrompem os bons costumes” –  Essa citação de Paulo foi extraída da comédia grega de Menandro, da obra “Thais”.

üMenandro (300 a.C.), cujos escritos, os coríntios conheciam, foi um autor pagão, cujas citações circulavam verbalmente entre muitos.

3) Tt.1:12: “Foi mesmo, dentre eles, seu próprio profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé.

üEpimênides, mais uma citação desse poeta pagão, conhecido por suas predições e sabedoria. Escreveu oráculos e poemas de cunho mitológico e teológico.
 
 
FONTE:
http://profdeteologia.blogspot.com.br/2012/08/citacoes-de-poetas-pagaos-em-paulo.html 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário