Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

12 de setembro de 2014

ORIGEM DA HUMANIDADE E DO UNIVERSO SEGUNDO DIFERENTES POVOS E CULTURAS


Diferentes povos e culturas têm seus jeitos de explicar a origem da humanidade. A Bíblia, o livro sagrado dos judeus e dos cristãos, conta em sua parte inicial, chamada Gênesis, que Deus criou o primeiro par de seres humanos, um homem e uma mulher — Adão e Eva —, depois que fez o céu e a terra, separou a luz das trevas e diferenciou aves de peixes.
 
ADÃO E EVA

"Adão e Eva", detalhe de uma ilustração concluída por Giulio Clovio em …
Courtesy of the Pierpont Morgan Library, New York City

Primeiro Deus criou o homem, Adão, feito a partir do barro do solo. Deus soprou nas narinas de Adão o hálito da vida. O poderoso criador deu a Adão o Éden, um jardim em que as sementes faziam brotar todas as espécies de árvores, frutos e flores. Havia fartura de beleza e de alimento. Mas, entre todas as espécies verdes do Éden, ou Jardim do Paraíso, Deus avisou que Adão não podia colher, muito menos provar, o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Mas Adão vivia só naquele paraíso, carecia de companhia. Deus, então, fez o homem cair num sono profundo e arrancou-lhe uma de suas costelas, para dar vida à primeira mulher do mundo, Eva. Adão e Eva viviam nus no Éden, mas não se envergonhavam disso naquele paraíso também habitado por diversos animais.

Entre as belezas dos jardins, vivia uma serpente astuta, que atiçou a curiosidade da mulher de Adão para provar o fruto da árvore proibida. Seduzida pela criatura, Eva deu a primeira mordida no fruto e ofereceu um pedaço dele a seu companheiro. No mesmo instante, Adão e Eva perceberam que estavam nus e se envergonharam de seus corpos descobertos, pois tinham adquirido, segundo o texto da Bíblia, o conhecimento do bem e do mal.

Todos receberam um castigo de Deus. A serpente passou a rastejar. A mulher ganhou as dores do parto. O homem, que tinha todo o alimento facilmente ofertado pela terra, teria que a partir daquele dia trabalhar muito para garantir seu sustento. Adão e Eva passaram a ser mortais (poderiam morrer), foram cobertos por túnicas de peles e acabaram expulsos do paraíso, já que agora conheciam o bem e o mal. Longe do Éden, o casal teve os primeiros filhos da humanidade: Caim e Abel. 
 
Outras origens 


Na mitologia indígena, são muitas as histórias sobre as origens do mundo e do homem. Para os índios brasileiros que vivem no Xingu, Mavutsinim foi o primeiro homem, que vivia só. Primeiro, ele criou os irmãos gêmeos: Sol e Lua. Depois, transformou uma concha numa linda mulher e, com ela, teve o primeiro filho. Depois, esculpiu outros filhos em toras colhidas nas matas. Mas os seres nasciam e também morriam, por isso ele organizou a festa dos mortos, chamada de “quarup”. Nesse ritual, troncos apanhados no mato são enfeitados e voltam a se transformar em gente. 


Na África, segundo a tradição ioruba, existia Olorum, o deus supremo, antes do início de tudo. Certo dia, Olorum se espreguiçou, gerando um volume de água, que deu origem a Oxalá, o primeiro de muitos orixás (santos do candomblé). Olorum entregou o saco de criação aos orixás. Odudua, outro orixá, criou o mundo. Com o barro, Oxalá teve a missão de modelar os homens, os peixes, as árvores e todos os seres vivos que existiam na Terra. Mas, enquanto modelava, o orixá embriagava-se de vinho de palma. Por isso os homens saíram dos mais diferentes tipos, tamanhos e cores.

No continente asiático, na China, um gigante chamado Gumiya e seus doze filhos criaram o mundo num tempo em que tudo era escuridão. Só existia um rinoceronte, que costumava vagar pelo universo. Gumiya arrancou a pele do animal para criar o céu. De seus olhos originaram-se as estrelas. A carne do bicho deu origem à Terra. O cérebro do rinoceronte virou o homem e a mulher. 


Já uma das versões da mitologia nórdica para a criação do mundo também envolve uma criatura gigantesca. Odin, o principal deus do povo nórdico, e seus irmãos mataram um gigante, Ymir, que era formado de fogo e gelo. O corpo dele também foi transformado em partes do mundo: o sangue virou rios e oceanos, o cérebro deu origem às nuvens, sua carne virou terra e os ossos tornaram-se pedras. 


Para explicar a origem dos seres humanos, uma história antiga da Índia fala de um ser chamado Eu. Quando Eu se sentiu solitário, ele se dividiu em dois, criando o homem e a mulher. Seus filhos se tornaram a espécie humana. 
Muitos mitos da África ocidental dizem que os primeiros seres eram um par de gêmeos. 
Os sumérios, um povo antigo do Oriente Médio, acreditavam que o primeiro povo veio da argila. De acordo com seus mitos, o deus da água disse à sua mãe para ela moldar pedaços de argila na forma de pessoas.


FONTE:
Adão e Eva. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2014. Web,
2014. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483035/Adao-e-Eva>.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário