Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de setembro de 2014

A bíblia que as TJs usam

 

Os cristãos que se envolvem em discussões com as testemunhas de Jeová devem estar cientes de que a assim chamada “Bíblia” que as Testemunhas de Jeová usam contém uma série de modificações introduzidas ao texto com o único propósito de sustentar as doutrinas da Torre de Vigia.

O apóstolo Pedro disse a respeito das cartas inspiradas de Paulo que “nas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras…” (II Ped. 3:16). Frequentemente, tal torcer das Escrituras é limitado à sua interpretação e isso foi feito pela Sociedade Torre de Vigia por três quartos de século. Ela publicou cópias das versões da Bíblia, que mencionam o nome “Jeová” no Antigo Testamento, junto com instruções detalhadas sobre como fazer com que as Escrituras parecessem ensinar que Deus condenou a vacinação, que Abraão e os profetas fiéis seriam ressuscitados para a terra em 1925, que Deus inspirou a Grande Pirâmide do Egito, e assim por diante. Mas havia doutrinas que eram muito difíceis de ser fundamentadas nas versões clássicas da Bíblia, não importando quanta distorção pudesse ser aplicada ao texto.

Assim, durante os anos da década de 50, os líderes da Torre de Vigia foram além da interpretação,  produzindo  sua   própria  versão  da  Bíblia,  com  centenas  de versos modificados para se ajustarem às doutrinas da Torre de Vigia. E a sua Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas continua a ser modificada com o passar dos anos, com as mudanças feitas para trazer a palavra de Deus a uma conformidade maior com o que a organização ensina.

Por exemplo, ao invés de “cruz”, a Tradução do Novo Mundo usa a expressão “estaca de tortura” ‑ para apoiar o ensinamento das testemunhas de Jeová de que Jesus foi pregado em um poste ereto sem trave horizontal. Ao invés de “Espírito Santo”, nós achamos referências ao “espírito santo” ou “força ativa”, reforçando a negação da deidade e personalidade do Espírito Santo feita pelas Testemunhas de Jeová. Cristo fala não da sua segunda volta, mas de sua “presença” (que as testemunhas de Jeová acreditam ser invisível).

A Tradução do Novo Mundo sistematicamente se dispõe a eliminar a evidência da divindade de Cristo. Ao invés de “cair aos pés de Jesus para o adorar” as pessoas faziam “reverência” a ele. João 1:1 não mais afirma que “o Verbo era Deus”, mas que “o verbo era deus”. Jesus não disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou”. Mas, para evitar a associação com “EU SOU” de Êxodo 3:14, a declaração de Jesus se torna: “Antes de Abraão vir à existência, eu tenho sido”.

Mas a mudança mais difundida na Bíblia da Torre de Vigia é a inserção do nome Jeová 237 vezes no Novo Testamento. É claro que é apropriado um tradutor escolher o nome Jeová ou Yahweh no Antigo Testamento onde o tetragrama YHWH realmente aparece no texto hebraico. Mas a Torre de Vigia foi além inserindo o nome Jeová no Novo Testamento, onde ele não consta nos manuscritos gregos. Basta verificar uma tradução do original dos textos gregos da Bíblia para notar que o nome Jeová não aparece ali.

Para achar exemplos específicos das distorções mencionadas acima, consulte o Índice de Assuntos. Dois casos que se destacam na demonstração da linha doutrinária das Testemunhas de Jeová estão em Romanos 14:8,9 (onde a inserção do nome “Jeová” produz um lógico non sequitur no texto inglês) e Hebreus 1:6 (onde as edições anteriores diziam “E todos os anjos de Deus o adorem”, mas em edições mais recentes ‑ especialmente em língua inglesa a palavra “adorem” foi substituída por “reverenciem”).
(Para considerações mais detalhadas, veja O Novo Testamento das Testemunhas de Jeová, Robert H. Countess [1982, Presbyterian and Reformed Publishing Co., 136 páginas, editado em inglês]).


FONTE:
Extraído do livro AS TJs REFUTADAS VERSÍCULO POR VERSÍCULO, Editora Juerp

VIA:
http://www.cacp.org.br/a-biblia-que-as-tjs-usam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário