Para
compreendermos a importância da hermenêutica recorreremos a dois textos
importantes da Bíblia. O primeiro deles se encontra no Antigo
Testamento, no livro de Neemias, capítulo oito. Vários meses depois da
reconstrução dos muros de Jerusalém, Esdras leu os livros da Lei de Deus
para o povo, e os levitas leram as leis dando explicações de tudo
quanto estava escrito ali. (v. 7-8).
O
outro exemplo se encontra no Novo Testamento, livro dos Atos dos
Apóstolos, capítulo 8. O funcionário da corte da Etiópia estava em
viagem de volta a seu país, enquanto lia o livro do profeta Isaías,
porém não entendia se o profeta falava dele mesmo ou de outro. Então o
Espírito Santo dirigiu Felipe até a estrada onde estava o oficial
etíope, e Felipe pôde explicar a ele o que as escrituras diziam. No fim
da conversa, o etíope se tornou crente em Jesus.
1 Por que a hermenêutica é importante?
1.1 É essencial para a compreensão e o ensino correto da Bíblia
Precisamos
conhecer o significado da Bíblia para podermos descobrir sua mensagem
para hoje. Devemos compreender seu sentido para a época antes de
aplicarmos a nossos dias. Temos três etapas que nos ajudam nesta tarefa:
■ Primeira etapa: Observação
Nesta etapa nos perguntamos: “O que diz o texto?”
■ Segunda etapa: Interpretação
Nesta etapa nos perguntamos: “O que quer dizer?”
■ Terceira etapa: Aplicação
Nesta etapa nos perguntamos: “Como se aplica a mim?”
A interpretação seja talvez a mais
difícil das três, e se o estudo bíblico pular esta fase podemos cometer
alguns erros graves. Certas pessoas falsificam a Palavra de Deus
intencionalmente (2 Co. 4:2). Outras distorcem as Escrituras para a
própria destruição (2 Pe. 3:16). Outros ainda interpretam erroneamente
sem saber. Muitas pessoas em estudos bíblicos podem ter sua
interpretação particular de determinado versículo. Como a Bíblia pode
ser um guia confiável se cada um tem sua própria interpretação?
Vamos ver alguns exemplos de interpretações diferentes:
■ Colossenses 1:15Alguns argumentam que este versículo diz que Jesus foi criado. Outros, por sua vez, compreendem que Jesus, assim como em toda a família, o primogênito é o Herdeiro.■ Naum 2:4Originou a conclusão de que se trata de uma profecia sobre o trânsito intenso de automóveis em nossas cidades modernas.■ Parábola do Bom SamaritanoAlguns tentam “espiritualizar” a história explicando que a hospedaria simboliza a igreja e que as duas moedas de prata dadas ao hospedeiro são o batismo e a ceia.■ I Coríntios 15:29Aqui os mórmons encontram apoio à sua doutrina de batismo pelos mortos.■ Marcos 16:18Já houve casos de pessoas (Texas – Estados Unidos) que se deixaram picar por cobras venenosas por causa deste versículo.■ Salmos 14:1Justificativa dos ateus para não a existência de Deus. (Impressionante!)
Algumas
pessoas afirmam que é possível fazer a Bíblia dizer exatamente o que se
queira. mas será que essas mesmas pessoas diriam isso dos escritos de
Shakespeare? De certa forma isso é possível realmente, desde que sejam
descartados todos os métodos normais de estudo e compreensão da Bíblia.
1.2 É uma etapa essencial que sucede à observação
Muitos
ao estudarem a Bíblia saltam da observação diretamente para a
aplicação. Isto é um erro, pois a interpretação é a seqüência lógica da
observação. Ao observarmos a Bíblia estamos fazendo uma sondagem, quando
interpretamos fazemos uma reflexão. Com a observação fazemos a
descrição, na interpretação, determinamos o sentido. A Bíblia nos diz
para manejá-la corretmente em 2 Tm. 2:15. Vamos analisar o que
exatamente significa “manejar bem”.
A palavra grega que deu origem à expressão “manejar bem” é orthotomounta que é a combinação de “reto” (ortho) com “cortar” (tomeō).
Como
Paulo era fabricante de tendas, é possível que ele estivesse fazendo
menção a um termo de seu ofício. As tendas eram feitas de retalhos de
peles de animais, costurados uns aos outros. Cada pedaço de pele deveria
ser cortados de tal forma que se encaixasse ao outro. Se um pedaço
ficar torto, o todo ficaria desconjuntado. A mesmo princípio de aplica à
Palavra. Se as diferentes partes não forem corretamente interpretadas, a
mensagem como um todo, terá um resultado disforme, errôneo.
1.3 É essencial para a sua aplicação correta
A
interpretação deve estar apoiada na observação, e depois levar à
aplicação. A interpretação é apenas um meio para um fim específico, a
aplicação em nossa vida. Se nos limitarmos apenas à interpretação da
Bíblia, seremos apenas estudiosos de um livro, e ficaremos incompletos
em relação ao que Deus quer fazer em nossas vidas.
Na interpretação buscamos o conhecimento e entendimento, mas depois, o que devemos fazer com este entendimento e conhecimento?
O verdadeiro estudo da Bíblia visa à nossa assimilação íntima, não apenas ao conhecimento intelectual.
Vejamos alguns textos que nos ajudam a compreender essa verdade:
■ Colossenses 1:28■ 1 Pedro 2:2■ João 5:39-40■ 2 Timóteo 3:16
Notem portanto, que a interpretação correta nos levará a um aplicação
correta daquilo que realmente Deus deseja para nossas vidas.
Vamos nos lembrar sempre que a Bíblia é a mãe de todas as heresias, que
surgiram pela interpretação fora dos preceitos que a Bíblia exige. Uma
interpretação que levou, e ainda leva, milhões a viver uma vida fora dos
padrões de Deus, mesmo parecendo seguir a Bíblia.
2 Os problemas da interpretação bíblica
Devido
à história da formação da bíblica ser muito distinta, lembrem-se que o
Pentateuco foi escrito por volta de 1400 a.C., enquanto que Apocalipse
foi escrito por volta do ano 90 d.C. Os costumes eram outros, o povo e a
cultura eram outros. Por estes e outros motivos temos que transpor
alguns obstáculos que se apresentam.
2.1Tempo (cronológico)
Um
abismo temporal nos separa dos escritores e dos primeiros leitores da
Bíblia. Como Não estávamos lá, não podemos conversar com os escritores
para saber de antemão o significado do que escreveram.
2.2 Espaço (geográfico)
Atualmente grande parte dos leitores da Bíblia se encontram muito
distantes dos lugares onde a Bíblia foi escrita, isso a principio nos
deixa em desvantagem.
2.3 Costumes (cultural)
Os
costumes ocidentais são muito diferentes dos orientais, onde foi
escrita a Bíblia. Portanto, é muito importante conhecer um pouco da
cultura destes povos, pois isso pode gerar uma interpretação errada.
2.4 Idiomas (linguístico)
Outra
grande diferença que se impõe à interpretação bíblica nos dias atuais é
a questão lingüística. Como vimos na matéria enterior, a Bíblia foi
escrita em hebraico, aramaico e grego. Todas essas línguas são
completamente diferentes na forma de escrita que estamos acostumados,
além de o hebraico e aramaico serem lidos da direita para a esquerda.
Some-se a isso o fato do hebraico e aramaico não possuirem vogais e
serem escritos sem separação entre as palavras.
2.5 Escrita (literário)
Existe
também o problema dos estilos literários nos quais a Bíblia foi
escrita. Dificilmente nos expressamos por parábolas ou provérbios, mas
esta era uma forma comum de comunicação escrita. Há o fato da Bíblia ter
sido escrita por cerca de 40 autores humanos, cada um com seu estilo
próprio. isso pode dificultar o processo de interpretação do texto
bíblico.
2.6 Espiritual (sobrenatural)
Temos
que ressaltar que a Bíblia é um livro inspirado por Deus, e a maneira
de Deus agira é totalmente diferente da nossa maneira. Nós que somos
finitos não podemos compreender completamente a Deus que é infinito. A
Bíblia trata de verdades muitas vezes difíceis de serem totalmente
compreendidas como: trindade, predestinação, soberania de Deus e vontade
humana, duas naturezas de Cristo entre outros temas.
Se por um lado a Bíblia é fácil de ser entendida, por outro é inegável
que existam trechos com alto degrau de dificuldades, como o próprio
apóstolo Pedro descreveu (2 Pe. 3:15-16).
3 Restrições na interpretação bíblica
Devemos nos lembrar que a Bíblia diz em 1 Coríntios 2:14 que o homem natural não entende as coisas espirituais, pois são entendidas de modo espiritual.
Isso então significa que ele não pode entender a Bíblia? Não. Isso significa que o homem não regenerado não tem condições espirituais de receber e aplicar as verdades espirituais. É neste sentido que sào incapazes de conhecer as coisas do Espírito. O verbo grego traduzido por “entender” (ginōskō) não significa entender com o intelecto, mas significa compreender por experiência.
O intérprete também precisa depender do Espírito Santo. Afinal, além de ser o responsável por orientar os homens que escreveram a Bíblia, Ele também ilumina nosso entendimento. A participação do Espírito Santo na interpretação da Palavra indica várias coisas, que mencionamos abaixo:
Isso então significa que ele não pode entender a Bíblia? Não. Isso significa que o homem não regenerado não tem condições espirituais de receber e aplicar as verdades espirituais. É neste sentido que sào incapazes de conhecer as coisas do Espírito. O verbo grego traduzido por “entender” (ginōskō) não significa entender com o intelecto, mas significa compreender por experiência.
O intérprete também precisa depender do Espírito Santo. Afinal, além de ser o responsável por orientar os homens que escreveram a Bíblia, Ele também ilumina nosso entendimento. A participação do Espírito Santo na interpretação da Palavra indica várias coisas, que mencionamos abaixo:
■ Sua participação não significa que as interpretações serão infalíveisO fato de todo crente poder interpretar a Bíblia não significa que não precisa-se de professores, a Bíblia diz que uns receberam o dom do ensino (Rm. 12:7, 1 Co. 12:28, Ef 4:11). Após o pentecostes, os novos crentes perseveravam na doutrina dos apóstolos (At. 2:42). Pedro e João entraram no templo e ensinavam (At. 5:21). E assim prossegue o livro de Atos, nos narrando que os apóstolos estavam sempre ensinando o povo.
Vamos lembrar que inerrância e infalibilidade pertencem à Palavra e não aos intérpretes. A pessoas têm o direito de interpretá-la, mas isso não significa que todas as conclusões da interpretação serão precisas.
■ Ele não desvendará um sentido “oculto” contido na Palavra
Alguns intérpretes querem algumas vezes querem ser tão originais que buscam significados onde não existem. O alvo da interpretação não é originalidade de uma idéia, nem alguma ideia nova. O alvo da boa interpretação é chegar ao sentido claro do texto.
■ Se o cristão estiver em pecado estará sujeito a não interpretá-la corretamente
Estando em pecado o crente perde a sintonia e harmonia com o Espírito Santo.
■ O Espírito Santo nos guiará a toda a verdade
Algumas acham que este é um processo automático. Porém, para sermos guiados pelo Espírito Santo é necessário obediência a Ele. O crente só tem condições de aplicar a Palavra pela capacitação do Espírito Santo.
■ O Espírito Santo não costuma conceder vislumbres intuitivos e repentinos sobre o sentido dos textos
Algumas passagens são compreendidas à primeira vista, outras só depois de muito estudo cuidadoso. A participação do Espírito Santo não quer dizer que haja uma atuação misteriosa, que não se pode explicar nem averiguar.
■ A interpretação não pertence a uma minoria de eruditos
O papel do Espírito Santo na interpretação indica que a Bíblia foi dada para que todos os crentes a entendessem.
4 A Bíblia pode ser compreendida?
Os estudiosos da Bíblia se referem
frequentemente à sua clareza, mas, se a Bíblia é clara, por que
precisamos interpretá-la? Por que precisamos da ajuda de professores?
Outras pessoas afirmam que é impossível entender as Escrituras. Nem os mais estudiosos peritos conseguem chegar a uma conclusão comum.
Temos de admitir, mais uma vez, que a
Bíblia realmente tem passagens difíceis de se compreender, mas no geral
ela é suficientemente clara para que qualquer pessoa possa lê-la e
entendê-la.
Uma das coisas que foram resgatadas na Reforma protestante no século XVI é justamente o fato de que todos os crentes podem ler a Bíblia e entendê-la; isso foi um choque na época, pois apenas a Igreja estava autorizada a ler a Bíblia.
Algumas vezes ocorrem problemas de
comunicação, daí a necessidade da interpretaçào, que são necessárias
para ajudar a expor a clareza que as Escrituras possuem. Sua mensagem ao
homem é essencialmente clara; mas, como Palavra de Deus, ela tem uma
profundidade que pode desafiar os eruditos mais persistentes.
FONTE:
O que é hermenêutica e como fazê-la? http://milhoranza.com/2009/09/08/hermeneutica/#ixzz36tb4WbWj
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
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