Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

2 de julho de 2014

O Pilar de Absalão



5786_0.preview 

Segundo a tradição, este é o local do túmulo ao nome do filho mais velho de Davi, Absalão, o qual teria se rebelado e guerreado contra o próprio pai. A rebelião foi profetizada por Natan, quando este veio mostrar a Davi que o rei havia pecado contra o Senhor.

A história bíblica nos conta que ao fim da rebelião, o filho de Davi que foi morto por Joabe, general de Davi, ao tentar este fugir no exército de seu pai. E então este foi sepultado em um pilar fora da cidade.

Está situado ao pé do Monte das Oliveiras, de frente para o Monte do Templo. Segundo os arqueólogos, o sepulcro data do primeiro século DC, o que desfaria a relação deste local com o filho de Davi.

Segundo a tradição muçulmana, este seria um sepulcro de uma família de um dos Faraós do Egito. Daí o nome “O chapéu do Faraó”.

Segundo a história bíblica, Absalão não confiável que seus filhos construiriam para ele uma sepultura digna, por isso, ainda em vida teria construído o que hoje é conhecido como o “Pilar de Absalão“.

“Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” 2 Samuel 18:18

Existia também uma antiga tradição entre os judeus de Jerusalém, que os pais quando queriam educar os seus filhos, os traziam junto ao Pilar de Absalão e apedrejavam o pilar diante dos filhos para os ensinar o que acontece com filhos que se levantam contra os pais.

Yad Avshalom existia nos dias de Flavio Josefo.

No início do século XX, considerava-se como sendo tumba de Alexander Jannaeus, rei da Judeia 103-76 BCE. No entanto, arqueólogos têm agora o túmulo datado como sendo do primeiro século CE. Em 2003, uma das inscrições em uma das paredes do monumento foi decifrada. Pode-se ler, "Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo pai, o pai de João". Isto sugere que ali foi o túmulo do sacerdote Zacarias do Templo, pai de João Batista.

Esta situação levou a uma confusão com o vizinho "Túmulo de
Zacarias", o profeta, que acredita-se ser de uma figura muito mais anterior, ao profeta Zacarias ben Jehoiada (filho de jeoiada).

Segundo uma tradição mulçumana sem base alguma, ali estaria sepultado um dos faraós.

Os pesquisadores Gordon Franz e Gabriel Barkay apresentaram recentemente um documento em Jerusalém sugerindo que Pilar de Absalão no Vale do Cedron pertencia na realidade ao Rei Herodes Agripa (Atos 12:20-23). As conclusões foram feitas após os estudos da forma arquitetônica da construção, muito semelhante ao do túmulo de Herodes o grande na região do Herodium no deserto da Judeia. Herodes por sua vez não foi sepultado em Jerusalém devido ao ódio que os judeus tinham por ele, mas seu neto, Agripa, foi muito considerado por todos os judeus em sua época.

A questão de quem realmente é o chamado Pilar de Absalão talvez nunca seja solucionada, mas por enquanto, é assim que continuaremos a chamá-lo.


FONTE:
http://www.arqueologia-biblica.com/o-pilar-de-absalao/#sthash.Nfxytxv7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário